Criando do zero um estúdio de jogos Free-to-Play, com Pedro Savino

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Nesse episódio do podcast eu conversei com o Pedro Savino, criador do Orube Game Studio.

O estúdio desenvolve jogos free to play com uma equipe enxuta, já ganhou diversos prêmios e recentemente recebeu R$250 mil em um edital da Ancine.  Atualmente ele está passando por um processo de aceleração no Google, que o levou para Singapura um pouco antes de gravamos esse episódio. 

Alguns dos tópicos que conversamos foram as particularidades do desenvolvimento de jogos free to play e como evitar erros comuns no início do desenvolvimento de jogos.

Assista à entrevista completa para saber

  • Da ciência da computação ao design e desenvolvimento de jogos: a longa trajetória de Pedro Savino no mundo do desenvolvimento de jogos
  • Os desafios ao iniciar carreira em games: como saber o quanto de conhecimento e aprimoramento é o suficiente para se considerar profissional
  • Criando um jogo por semana: por que Pedro decidiu criar e lançar mais de 10 jogos em um curto espaço de tempo
  • Ganhando prêmios no início da carreira: como Pedro conseguiu dinheiro para se bancar, continuar estudando e fazendo jogos
  • A importância de escalar o escopo de seus projetos aos poucos para desenvolver jogos cada vez melhores e obter mais sucesso
  • Participando de editais: por que Pedro Savino decidiu formalizar o seu estúdio de games
  • Sobre o Mombo Combo 2, primeiro jogo lançado pelo Orube Game Studio
  • Participando do Big Starter: como Pedro aproveitou a oportunidade do evento para criar novos contatos para seu negócio
  • Sobre como funcionava o Early Access do Google
  • Sobre o Super Mombo Quest, game estilo metroidvania criado pelo estúdio e um dos selecionados no edital da Ancine de 2018
  • Como o Orube Game Studio conseguiu investimento de R$250 mil da Ancine e está criando o Golf Galaxy em paralelo
  • A experiência de participar da Aceleradora do Google, que o levou até Singapura, e a importância de testar métricas de um jogo nas app stores
  • Testando ideias, coletando dados e estudando a concorrência: o que é essencial para ter sucesso com games na plataforma mobile
  • Os próximos projetos de Pedro Savino e o futuro da Orube Game Studio 
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Agora eu gostaria de ouvir de você: Qual foi a sacada mais importante que você tirou desse episódio?

E, mais importante, que ação você vai tomar para implementar essa sacada no seu jogo, na sua carreira, ou na sua empresa de jogos?

Importante: Compartilhe suas ideias e sacadas dessa entrevista diretamente nos comentários abaixo.

Obrigado por assistir e compartilhe com seus amigos que você acha que precisam escutar esse episódio! 

Até o próximo,

Raphael