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Olá!
Seja muito bem-vindo a mais um episódio do Produção de Jogos Show!
No PDJ Show eu vou entrevistar desenvolvedores de jogos com dois objetivos em mente:
- Tentar extrair as melhores dicas para você, que também quer criar jogos;
Entender melhor a história que cada desenvolvedor de jogos passa, para você saber que não está sozinho nessa jornada. - Essas entrevistas acontecerão em dois blocos. No primeiro bloco, disponível gratuitamente no Youtube e futuramente no iTunes (como podcast), você vai ficar sabendo a história do desenvolvedor e detalhes sobre a produção do jogo.
Na segunda parte, exclusiva para alunos da Academia de Produção de Jogos, o entrevistado vai entrar a fundo em detalhes do desenvolvimento do jogo, falar sua visão sobre o mercado independente de jogos e responder a diversas perguntas enviadas pelos nossos assinantes.
O entrevistado de hoje foi Caio Chagas, da Tlön Studios. Neste episódio, o Caio nos conta como está sendo o desenvolvimento do jogo Face It, uma mistura de plataforma, horror, ação, puzzle, sourvival e muito mais! Além disso, ele nos conta sobre sua passagem no estúdio MGaia e sobre o processo de colocar o Face It no Kickstarter.
Entrevista com Caio Chagas
Veja como foi o nosso papo:
- 02:35 – A formação de Caio Chagas e como ele conheceu Rafael Fantin, seu então futuro sócio
- 05:20 – Como Caio e Rafael se reuniram 4 anos depois e desenvolveram o primeiro jogo: o City Rain – e o sucesso do primeiro jogo
- 07:56 – Os benefícios trazidos por ter ganho o imagine cup e ter engatado os primeiros advergames para Bradesco, Socicam, Pepsi, AES Eletropaulo, e outros – Como Caio saiu da empresa e abriu a Mgaia
- 10:29 – Sobre os jogos lançados em 2012
- 10:46 – A transição de Caio, saindo da própria empresa para começar do 0
- 11:38 – Como Caio abriu Tlön Studios, trabalhou no Soul Gambler e colocou o game na Steam
- 12:53 – Os motivos que levaram Caio a sair da Mgaia
- 14:43 – Como Caio fundou a Tlön Studios e como a equipe nasceu a partir da GameStorming
- 15:33 – Caio Chagas conta sobre o seu “recomeço” como empreendedor – como a saída de uma empresa “grande” pra recomeçar do 0 ajudou no nascimento do jogo Face It
- 17:10 – Sobre Face It – um jogo que mistura plataforma, puzzle, survival, horror e muito mais
- 19:34 – Caio conta sobre a ideia de transformar um jogo em uma metáfora sobre o processo de enfrentamento dos demônios interiores
- 22:19 – Como o jogo está sendo estruturado – “os mundos que vêm com o ser humano”
- 26:50 – O game design e as mecânicas de cada mundo de Face It
- 28:09 – Caio fala sobre o desafio de desenvolver um jogo tão pessoal e tão envolvido com sentimentos
- 32:00 – As inspirações de Caio e como ele decidiu ser game designer
- 34:00 – Como fazer um trabalho atemporal e que traz a realização de passar uma mensagem universal
- 41:45 – Como um game designer deve pensar na estruturação de um jogo, de acordo com Caio Chagas (mecânica, dinâmica e estética)
- 44:43 – Como a Tlon colocou e gerenciou o Face It em 2 processos: Kickstarter e no GreenLight
- 45:43 – Caio conta sobre como o Face It tem sido recebido pelo público
- 48:04 – Plataformas para o Face It
- 51:47 – Caio conta como está sendo a campanha no Kickstarter
- 53:54 – O que a Tlon está fazendo para validar e desenvolver o Face It – Caio fala sobre barreiras e como conhecer os jornalistas e blogueiros
- 56:22 – Dica importantíssima para networking
- 57:50 – A maior dificuldade de Caio Chagas no Kickstarter
- 1:01:14 – Previsão de lançamento do Early Access de Face It
E muito mais!
A entrevista com Caio Chagas foi muito interessante e está cheia de informações interessantes sobre empreendedorismo, game design, como fazer uma campanha no Kickstarter, e muitas, muitas outras informações valiosas!
Além disso, falamos bastante do jogo Face It, e sobre o desenvolvimento de um projeto tão complexo e com mensagens tão importantes sobre o ser humano.
Veja mais!
Show Notes
Equipe da Tlön Studios:
- Caio Chagas
Onde Comprar o Jogo:
Trailer de Face It:
Jogos Mencionados:
Demais Empresas e Links Mencionados:
- Mgaia
- Tlön Studios
- Jonathan Blow
- IGF
- GDC
- Imagine Cup
- Steam
- Socicam
- Kickstarter
- Finep
- Programa Prime – Primeira Empresa Inovadora
- Game Storming
E então, o que acharam?
Espero que tenham gostado!
Não se esqueçam de baixar o jogo e de complementar a entrevista com seus comentários sobre ele e sobre os outros assuntos que abordamos.
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Da Engenharia aos Jogos: Como ele conectou dois mundos distintos
Como ele construiu um estúdio de games nas horas vagas
Aprendizados do desenvolvimento de jogos, com Samuel Ribeiro
Empreendedorismo, Inovação e Liderança com o CEO da Bossa Studios
Opa,
qual foi a maior sacada que você teve? Conte nos comentários.