Fazendo carreira no mundo dos jogos digitais: o guia completo! [4/4]

0 Flares 0 Flares ×

Nesta parte final dessa série de artigos (a primeira você vê aqui, a segunda, aqui e clique aqui para a terceira), falaremos sobre formação de um profissional que pretende atuar no ramo de desenvolvimento de jogos digitais, apontando algumas faculdades de jogos digitais e cursos técnicos, no Brasil e no mundo.

Em seguida, daremos dicas muito especiais sobre o que deve ser feito para obter destaque nesse concorrido mercado.

Cursos e faculdade de jogos digitais

Com o boom no mercado de jogos, no Brasil e no mundo, seria uma questão de tempo até que as instituições de ensino se preocupassem em oferecer formações e/ou capacitações mais especializadas, com aulas ministradas por profissionais do mais alto gabarito.

Para ajudar você na escolha de um lugar para estudar, apresentamos, a seguir, algumas dentre as melhores instituições, tanto nacionais, quanto mundo afora.

Acompanhe, porque há alternativas para todos os tipos de preferências e bolsos, indo desde R$ 600,00 em cursos tecnológicos, até R$ 1.500,00, mensais em graduações.

Nacionais

É válido apontar que a grande maioria dos cursos de formação para designer de games no Brasil é em nível tecnológico.

São cerca de 47 cursos, registrados no Ministério da Educação, em atividade atualmente.

Apenas um ganhou nota máxima nas avaliações dos órgãos de fiscalização, trata-se da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP. Algumas outras indicações, para ensino de qualidade, são:

Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) – São Paulo – SP

Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) – Brasília – DF

Centro Universitário Estácio do Ceará (FIC) – Fortaleza – CE

Faculdade CCAA (FAC CCAA) – Rio de Janeiro – RJ

Faculdades Integradas Barros Melo (FIBAM) – Olinda – PE

Faculdades Integradas Espírito Santenses (FAESA I) – Vitória – ES

Melies Escola de Cinema, 3D e Animação (MELIES) – São Paulo – SP

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS) – Belo Horizonte – MG

Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) – Curitiba – PR

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) – São Paulo – SP

Em termos de pós-graduação, há uma ótima, chamada Games: Produção e Programação no SENAC de São Paulo, ou ainda cursos de extensão, como o Game Marketing, da ESPM, também em São Paulo.

Internacionais

Além de cursos no Brasil, também é possível estudar assuntos relacionados a jogos em cursos fora do país, muitas vezes em Universidades renomadas. Veja aqui uma lista com algumas delas:

CANADÁ
  • The Art Institute of Vancouver
  • Vancouver Film School
IRLANDA
  • Trinity College
ESTADOS UNIDOS
  • University of Southern California
  • University of California, Santa Cruz
  • University of Miami
  • Massachusetts Institute of Technology
  • Michigan State University
  • New Jersey Institute of Technology
  • New York University
  • University at Buffalo
  • Parsons The New School for Design
  • Rochester Institute of Technology
  • University of Pennsylvania
  • University of North Texas
  • University of Utah
PORTUGAL
  • Madeira Interactive Technologies Institute

Empresas Brasileiras

Bem, agora que já vimos onde você pode se formar, vamos ver quais empresas do Brasil são as de maior destaque, para contratar os formados na área de design de jogos. Acompanhe algumas delas:

Behold Studios – www.beholdstudios.com.br

Com sede em Brasília – DF, a empresa produz jogos simuladores, advergames, treinamento e entretenimento. Contato: [email protected];

Brogglie Game Studios – www.brogglie.com

Empresa com sede em Brasília – DF, dá ênfase à produção de advergames e jogos sociais. As mensagens são emitidas pelo site oficial;

DiverBras Entretenimento – www.diverbras.com.br

Empresa paulistana, com três décadas de experiência em games, produzindo tanto redemptions- máquinas que coletam prêmios – e arcades e representa, no Brasil: Sega, Sammy, Namco e Andamiro. O contato é feito pelo site;

Mini Boss – http://studiominiboss.com/

Companhia localizada em Campinas que se dedica a criar games, com ênfase em um visual artístico competente. Contato: [email protected];

QUByte Interactive – http://www.qubyteinteractive.com/

Sediada em São Paulo, é uma empresa de desenvolvimento com uma equipe, das mais experientes do Brasil.

Contam com parcerias estratégicas nos EUA, Canadá, Alemanha e China, para obter a melhor tecnologia para todas as plataformas do mercado de games atual. Contato: [email protected]

Webcore Games – www.webcoregames.com.br

Estúdio responsável pelo desenvolvimento de títulos para internet e outras plataformas digitais. Sua sede fica em São Paulo. Contato: [email protected]

Invent4 Entretenimento Ltda – www.invent4.com

Desenvolve jogos em geral, com o diferencial de abraçar projetos sob encomenda, para as plataformas PC e Web. A empresa é localizada na cidade de Porto Alegre. Contato: [email protected]

Mother Gaia Studio – www.mothergaia.com.br

Criada por estudantes universitários, é localizada na cidade de Bauru, em São Paulo. São especializados em advergames e outros. Contato: [email protected]

O2 Games – www.o2games.com.br/

Essa empresa tem sede na capital mineira, enfatizando games para web, jogos educativos e advergames. Contato: [email protected]

Para uma lista mais completa das empresas brasileiras, eu criei o projeto Mapa da Indústria de Jogos.

Como se destacar no mercado

Para finalizar, temos de responder à pergunta: o que é necessário para que um profissional se destaque neste mercado tão concorrido?

Evidentemente, há determinadas características que são comuns a profissionais em geral, como boa formação, fluência em idiomas – sobretudo o inglês –, comprometimento, proatividade, ética, objetividade, boas habilidades de comunicação, autodidatismo, criatividade, mente aberta, entre outros.

A indústria dos games mexe com elementos inovadores, sempre. Portanto, fique sempre a postos para revolucionar, quebrar paradigmas e afirmações convencionais. Ser independente é um mérito, nesse segmento.

Organização, pontualidade e foco também são palavras-chave desse tipo de profissional.

Sobretudo em um mercado ainda pequeno, como o Brasil, os seus passos na carreira precisam ser acompanhados por muita disciplina e trabalho duro, na maior parte das vezes, em equipes – de médias a grandes.

Conhecer um pouco de cada uma das áreas relacionadas à criação de games é algo super positivo também.

Conheça o todo, para que possa ser o melhor em uma parte. Essa frase é ideal para quem tem um objetivo de crescimento e evolução no mundo do desenvolvimento de jogos digitais.

E, para terminar, a ética. Vivemos em um país que acaba facilitando corrupções e conchavos, não é mesmo?

Só que isso não pode se aplicar, com tanta familiaridade, à vida das pessoas, e, desse modo, temos de oferecer o exemplo que queremos receber.

Então, lembre-se: o mercado de jogos digitais nacional é muito pequeno. Um passo em falso, em termos de desvio de conduta, e você pode ser “afastado” por seus pares. Cuidado.

Ah, e mais três coisas: inglês, inglês e inglês, certo?

Conclusão

Ao longo de quatro artigos, discutimos todas as nuances que envolvem o mundo dos desenvolvedores de jogos digitais.

Sonho de muitas pessoas, a realidade desse mercado é bem dura, mas para aqueles que persistem e conseguem o seu espaço, pode significar uma vida profissional recheada de desafios e experiências incríveis e criativas.

Se você gostou deste artigo, comente. Se não gostou e acha que posso melhorar, fale também. Como disse e repito, esse espaço é de vocês. Assim quero conduzir o Produção de Jogos, fazendo desse espaço, algo relevante dentro do universo web, sobre esse assunto tão instigante, que é o mundo de games e tudo que o cerca.

Até breve! 😉

Quer saber como entrar no mercado de games?

Inscreva-se abaixo e receba meu Plano de Ação para descobrir os próximos passos para realizar seu sonho de trabalhar com jogos: