Hoje o Checkmate Chronicles vai embarcar em uma jornada artística de criação dos personagens do Chessarama, um mundo em que até mesmo peças de xadrez podem expressar emoções e ter humores únicos.
Esse devlog vai explorar o processo criativo que traz vida e personalidade para as icônicas peças do Street Soccer!
O desafio de construir peças de xadrez
Criar peças de xadrez pro Chessarama apresentou um desafio único. Apesar de serem fundamentalmente peças de xadrez, nós as transformamos em personagens com distintas anatomias. Ainda assim, elas precisavam manter uma legibilidade clara das tradicionais peças de xadrez.
Para alcançarmos isso, nosso método priorizou a construção dos formatos padrões das peças, garantindo que os jogadores vão reconhecer cada uma delas instantaneamente no tabuleiro.
Uniformidade no Street Soccer
Exclusivamente para o tema “Street Soccer” no Chessarama, cada peça usa o mesmo uniforme do time de futebol. A imagem abaixo mostra as diversas opções de design para o uniforme de futebol, destacando o decisivo momento em que as linhas verticais foram introduzidas, que realçaram ainda mais a essência esportiva do Street Soccer:
Essa uniformidade, enquanto capturava a essência de um time de futebol, também introduziu um novo desafio de design. Com cada peça vestida de forma idêntica, se tornou ainda mais importante conseguir distinguir cada uma.
Diferente de outros temas do Chessarama em que as roupas ajudavam a diferenciar as peças, no Street Soccer, o foco nas cabeças e nos formatos icônicos se tornaram fundamentais.
Não era apenas sobre arrumá-las para o jogo; era sobre dar a elas identidades únicas enquanto garantíamos um reconhecimento inconfundível no tabuleiro.
O design robusto da Torre
A Torre, por exemplo, é um dos designs mais simples. Com sua estrutura robusta e achatada, sua característica mais marcante é o topo achatado da cabeça. Nós mantivemos sua silhueta cilíndrica e robusta, ficando fiel a seu formato original.
Diferentes variações de cabelo para a Torre foram exploradas para encontrar a mistura perfeita entre uma peça icônica e o tema do jogo:
Após definir uma direção de design, três variações distintas de cabelo foram feitas:
O último rascunho da Torre mostra opções com e sem barba, junto com um destaque para o design do topo do cabelo:
A pintura captura o visual polido e refinado da Torre, onde os detalhes no cabelo são evidentes:
A silhueta distinta do Bispo
A silhueta do Bispo foi bastante desafiadora. Foi fundamental garantirmos que o cabelo mantivesse o formato de “chama de vela” ao mesmo tempo em que introduzíamos quebras e cortes únicos.
A imagem abaixo mostra a exploração da silhueta do Bispo, com ênfase no cabelo inspirado no formato de chama de vela. A variação D foi a escolhida para o refinamento:
O design do Bispo encontrou alguns problemas de legibilidade in-game. Para corrigir isso, nós testamos diferentes ângulos para garantir que a silhueta estava distinta e reconhecível:
A elegância real da Rainha
A jornada de design desta peça foi marcada por iterações, especialmente no cabelo.
Quando criamos uma peça da Rainha, focamos sempre em duas coisas: o formato de trapézio invertido, e a coroa.
Para dar à ela personalidade sem perder o formato de Rainha, vários estilos de cabelo foram explorados, com o resultado final sendo uma trança:
Trazendo as peças para o tabuleiro
Quando colocamos as peças nos nossos dioramas, nós criamos uma experiência dinâmica de gameplay — o gameplay e a arte precisam estar lado a lado para criar combinações únicas.
No Chessarama, cada peça no tabuleiro conta uma história, e o design de personagem é um elemento crucial para transmitir essas histórias.
Estamos empolgados para dividir nosso processo criativo com você, desde os moodboards iniciais até personagens finalizados.
Continue acompanhando para mais curiosidades por trás do Chessarama.
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Nós também queremos de ouvir de você: o que você mais gostaria de saber sobre o “por trás das câmeras” do Chessarama para o próximo capítulo de Checkmate Chronicles? Escreva nos comentários abaixo!
Até breve!
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