Se você tem paixão por roteiro e storytelling e ainda não sabe como aplicar esses talentos na indústria de games, não deixe de conferir este episódio do podcast.
Nele eu converso com o Arthur Protasio, premiado escritor e designer de narrativas que já atuou em diversos projetos de jogos e multimídia com sua empresa, a Fableware. Além de produções próprias, como Sword Legacy e Lights Out, ele também já atuou em parceria com a Samsung e The Walt Disney Company.
Assista essa entrevista até o final e saiba como Arthur foi de roteirista a criador de narrativa para games e entenda, com exemplos práticos, como essa área funciona no design de jogos.
Assista à entrevista completa para saber
- Roteirista ou Storyteller? Como definir a profissão que constrói narrativas para games
- Transformando uma paixão em trabalho: como Arthur decidiu trabalhar com essa área
- Projetando a história e mensagem do jogo: o papel da narrativa no desenvolvimento de games
- A importância da experiência narrativa para a interpretação do jogador e sua interação com as mecânicas de um jogo
- Muito além do texto: como os elementos de narrativa interagem e impactam o game design
- Os elementos mais importantes que desenvolvedores precisam considerar ao criar a narrativa de seus jogos
- As dicas e exemplos de Arthur para transformar a mensagem de seu jogo em uma narrativa consistente
- A decisão de sair do país: por que Arthur se mudou para Vancouver, no Canadá
- Plataforma social para jogar RPG e parceria com a Disney: os projetos atuais de Arthur Protasio na área de narrativa
- Os principais materiais e as referências para quem quer trabalhar com narrativa na indústria de jogos
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Links selecionados desse episódio
- Site do Arthur Protasio
- LinkedIn do Arthur Protasio
- Site da Fableware Narrative Design
- Jogo: Lights Out
- Jogo: Sword Legacy: Omen
- Livro mencionado: Ensaio sobre a Cegueira
- Livro: Regras do Jogo: Fundamentos do Design de Jogos
- Livro: Extra Lives
- Dissertação de Arthur Protasio: Jogando Histórias: Refletindo sobre a narrativa dos Jogos Eletrônicos
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Agora eu gostaria de ouvir de você: Qual foi a sacada mais importante que você tirou desse episódio?
E, mais importante, que ação você vai tomar para implementar essa sacada no seu jogo, na sua carreira, ou na sua empresa de jogos?
Importante: Compartilhe suas ideias e sacadas dessa entrevista diretamente nos comentários abaixo.
Obrigado por assistir e compartilhe com seus amigos que você acha que precisam escutar esse episódio!
E socê quer saber como criar jogos com potencial de vender milhares de cópias e que podem ser desenvolvidos por uma pessoa sozinha ou uma pequena equipe?
Eu preparei um vídeo de 30 minutos explicando como eu faço isso no meu estúdio de games. Acesse essa página para conferir: https://pdj.blog.br/aula-criar-jogos.
Da Engenharia aos Jogos: Como ele conectou dois mundos distintos
Como ele construiu um estúdio de games nas horas vagas
Aprendizados do desenvolvimento de jogos, com Samuel Ribeiro
Empreendedorismo, Inovação e Liderança com o CEO da Bossa Studios
Opa,
qual foi a maior sacada que você teve? Conte nos comentários.