Criar um jogo não é uma tarefa fácil, ainda mais quando estamos desenvolvendo sozinhos.
Esse cenário está se tornando cada vez mais comum aqui no Brasil.
Várias pessoas estão produzindo seus próprios games para realizar seus sonhos de ter um jogo publicado ou até mesmo ter algum rendimento extra.
O problema é que quando chega na hora de sentar e desenvolver um jogo de fato, uma das dúvidas que surgem é a seguinte: quanto tempo leva para fazer um jogo sozinho?
Eu mesmo já tive dúvidas quanto a isso quando comecei a produzir meus próprios jogos.
Por isso que eu quero conversar a respeito com você!
Neste artigo, vou trazer algumas dicas e formas de pensar que podem te ajudar a desenvolver e ter tempo para criar jogo sozinho.
Continue lendo para saber mais!
Mais importante do que tempo para criar jogos sozinho
Para determinar o tempo de desenvolvimento de um jogo, antes você precisa saber quais são as suas habilidades
Com essa informação, você vai poder determinar o melhor tipo de projeto para você desenvolver.
Pense que você é um artista gráfico que sabe pouco de programação e design, mas quer criar um jogo sozinho. Qual gênero de jogo abaixo você, como artista, desenvolveria:
- Corrida
- RPG
- Point-and-click
Pense de forma prática: se você quisesse criar um jogo de corrida, o desenvolvimento de um game do gênero teria foco em física e design de levels.
Se optasse por criar um RPG, seria necessário investir bastante tempo na implementação de sistemas de níveis, batalhas e outras tantas complexidades que jogos do gênero possuem.
Já no point-and-click, você como artista poderia investir seu tempo na criação na parte visual do jogo enquanto game design e programação são mais fáceis de serem implementados.
Ou seja, games do gênero point-and-click são mais fáceis de serem desenvolvidos por pessoas que não têm ou têm pouca habilidade nas outras áreas de desenvolvimento de um jogo.
Mas não são só suas habilidades que importam na hora de criar seu jogo.
Existem outras coisas que você precisa levar em consideração na hora de criar um jogo sozinho, como:
- Você vai desenvolver esse projeto no tempo livre ou terá dedicação total do seu dia nisso?
- Como que você vai fazer para lidar com as coisas que você não sabe? Vai aprender do zero ou irá trabalhar com game assets para acelerar o processo?
- Se você tiver que estudar algo, quanto tempo você vai precisar investir para implementar certa feature no seu jogo?
Sabendo responder essas perguntas, além de ter em mente a habilidade que você possui, você vai ter uma noção melhor de quanto tempo leva para criar um jogo sozinho.
Se esse projeto que você está criando for uma das suas primeira tentativas, tenho uma dica para você: crie jogo de escopo pequeno.
Mas por que isso? Vamos saber mais no tópico abaixo…
Essa estratégia que vai te ajudar sobre tempo na criação de jogos
Durante a concepção das ideias para jogos, muitas vezes fica fácil de extrapolar e pensar em ideias para jogos que vão além da nossa capacidade de produção.
Pode ser que o game fique grande demais e seu desenvolvimento se torna quase interminável, se arrastando por meses ou até anos e gerando frustrações.
Se você está trabalhando nos primeiros jogos ou fazendo eles sozinho, o caminho que recomendo é desenvolvedor jogos pequenos e ir ganhando experiência no processo.
Uma vez que você consegue passar pelo ciclo completo da produção de um jogo (desde a fase de geração de ideia até a publicação), se torna mais fácil de metrificar o tempo na criação dos seus jogos.
Se você tem interesse em processo criativo e de geração de ideias, confira um artigo aqui no blog que fala sobre o assunto (e ainda vai aprender a desenvolver jogos que vendem).
Voltando para jogos pequenos, qual seria a melhor estratégia para manter um jogo dentro desse escopo quando se está fazendo um jogo sozinho?
Uma das formas que eu faço (que funciona tanto para estúdios de jogos quanto para desenvolvedores sozinhos) para manter o escopo do jogo pequeno é investir um bom tempo na etapa de pré-produção.
A pré-produção é a parte destinada para pesquisa de mercado e criação de GDD (Game Design Document).
Nessa etapa você vai definir diversas coisas que compõem o projeto, entre elas:
- Quais são as referências para seu jogo
- Onde seu game vai ser publicado
- Quais são as features presentes nesse projeto
Uma coisa é válida de lembrar: depois de você definiu essa parte, é importante manter a produção dentro dessas restrições para que o tempo para criar jogo não se estenda além.
Ou seja, essa etapa é fundamental para definir quanto tempo de desenvolvimento que você precisa para criar um jogo sozinho.
Eu gravei um vídeo que conta um pouco mais sobre como criar um jogo em 1 mês. Por lá eu falo de forma mais aprofundada sobre as etapas de desenvolvimento de um game durante esse período.
Elas também se aplicam para você que quer criar um jogo sozinho.
Dê play no vídeo abaixo para saber mais:
Para firmar que é possível criar jogos sozinho, de escopo pequeno e dentro de uma quantidade de tempo razoável, vou trazer 2 exemplos agora de games que você mesmo poderia ter feito…
Na prática: 2 jogos pequenos que você poderia ter feito
Quero dar um exemplo prático sobre 2 jogos pequenos que criamos no meu estúdio de jogos, a Minimol Games.
Eles foram criados em pequenas equipes, mas poderiam muito bem ter sido feitos por desenvolvedores sozinhos que estão começando.
Esses 2 jogos são muito simples de serem desenvolvidos, mas isso não significa que são pouco lucrativos.
Pelo contrário, são jogos com baixo custo de produção, alto potencial lucrativo e podem ser desenvolvidos dentro de 1 mês.
Jogo #1: Zen Chess
Zen Chess: Mate in One foi um dos primeiros projetos de puzzle minimalista que desenvolvi comercialmente.
O objetivo do jogo é finalizar um quebra-cabeça de xadrez com apenas uma jogada.
Ao acertar o movimento o jogador avança para a próxima fase; senão, o level inicia outra vez.
Com esse conceito, não foi necessário ter uma inteligência artificial para reconhecer os movimentos do jogador. Então a programação foi baseada em reconhecimento de padrão (se foi feito o movimento correto ou não), simplificando muito essa área.
Outra coisa que facilitou ainda mais o desenvolvimento de Zen Chess foi o uso de apenas uma trilha sonora para todo o jogo.
Por outro lado, os pontos que exigiram mais dedicação foram:
- A curadoria dos melhores levels para entrar no projeto
- A direção criativa para manter o projeto simples
O tempo para criar jogo foi em torno de 100-150 horas de desenvolvimento.
Jogo #2: Daylife in Japan
Sabe aquele jogo clássico de quebra-cabeças que você precisa juntar as peças para exibir uma imagem?
Daylife in Japan – Pixel Art Jigsaw Puzzle é um jogo que trás esse “conceito atemporal” de uma forma muito mais interessante.
Em vez de imagens estáticas, o jogador precisa encaixar peças que são GIFs.
Toda a arte é feita em pixel arte e as cenas são contextualizadas no Japão.
No Daylife in Japan fizemos 5 GIFs bem trabalhados, com diferentes níveis de graus de dificuldade.
Mas por que esse jogo pode ser desenvolvido por pequenas equipes ou desenvolvedores solos?
- Não há grandes desafios da parte de game design
- Programação é bem simplista e fácil de ser implementada
Talvez você possa achar que a arte para o jogo seja um grande problema, já que arte não é bem a habilidade técnica que você tem ou quer desenvolver..
Se esse for o seu caso, aqui vai uma ideia:
- Faça uma parceria com alguém que tenha essa habilidade, ou
- Crie jogos que não exijam esse tipo de habilidade
Comentando sobre tempo para criar jogo, esse game levou para ser produzido, aqui vão algumas estimativas:
- Programação: 20 horas
- Game design do quebra cabeça: 10 horas
- Criação dos 5 GIFs para arte: 40 horas
Se preparando para desenvolver seus próprios jogos? Tenho uma dica para você
E se você tem interesse em criar jogos sozinho e que sejam lucrativos, eu preparei um ebook com uma seleção de 16 jogos que estão na Steam que você poderia ter criado em poucas semanas.
Nesse ebook, também incluí a quantidade de cópias vendidas de cada um desses jogos (dados reais vazados da Steam). Faça o download gratuitamente no botão abaixo:
Chessarama redesenhado: uma olhadinha na nossa nova interface
Tons de progresso — Renovando as cores dos dioramas do Dragon Slayers
Peças de xadrez têm um humor? — Moodboard e design de personagens no Chessarama
Do rascunho ao resultado final — Como criamos os dioramas para o Street Soccer
Opa,
qual foi a maior sacada que você teve? Conte nos comentários.