Desenvolvimento & Produção

Quanto tempo leva para criar um jogo? Veja como medir sua produtividade

Quanto tempo leva para criar um jogo? Veja como medir sua produtividade

Coloque seu nome e email para receber meus melhores conteúdos:

Você já se perguntou quanto tempo realmente leva para criar um jogo? Já sentiu como se o seu tempo estivesse escapando por suas mãos? Você quer otimizar o seu tempo para realizar o que realmente importa?

Uma vez um Game Designer disse algo que me marcou. Ele falou que a coisa mais preciosa que temos é o tempo, e você tem que pensar tanto no seu tempo quanto no tempo que o jogador gasta da vida dele em seu jogo.

A flecha do tempo foi lançada e, aceitando ou não, ela vai apenas a uma direção. Por isso é tão importante você saber gerenciar o seu tempo e verificar onde está havendo perda de produtividade. Afinal, ter consciência e diagnosticar o que você faz com seu tempo é o primeiro passo para aumentar seu desempenho ao realizar tarefas.

tempo-para-criar-um-jogo-1

Neste artigo vou abordar um dos grandes problemas enfrentados por todos nós que estamos almejando criar um jogo: o tempo para produzi-los. Vou mostrar como você pode usar uma ferramenta gratuita para conseguir identificar o que está “roubando” seu tempo e atrapalhando sua produtividade: é o serviço gratuito chamado Toggl.

Eu espero honrar o seu precioso tempo lendo este artigo que gastei exatamente 3 horas, 32 minutos e 46 segundos (segundo o Toggl) planejando, estruturando, elaborando, escrevendo e revisando para você!

O que o Toggl faz?

O Toggl é um aplicativo e serviço que pode ser acessado pela Web, Android ou iOS, e que ajuda a gerenciar a rotina e a entender quanto tempo você está gastando para executar suas tarefas.

O cadastro é gratuito, e você pode usar sua conta já autenticada no Google para acessar.

tempo-para-criar-um-jogo-2

Inserindo a metodologia do Toggl para criar um jogo

Vou te mostrar como estruturar sua metodologia no Toggl colocando as etapas que descrevi no processo de desenvolvimento para criar um jogo.

Temos o jogo Projeto X e as seguintes etapas previstas:

  1. Pré-Projeto
  2. Pré-Produção
  3. Plano de Produção
  4. Produção
  5. Publicação
  6. Pós-Produção

Vá na aba Projects e em Create Project.

tempo-para-criar-um-jogo-3

Neste momento, vou considerar as etapas de desenvolvimento como projetos, e o jogo, o cliente, isso vai facilitar no momento de exibir os relatórios do tempo gasto em cada etapa.

tempo-para-criar-um-jogo-4

1 – Insira o nome da etapa

2 – Insira o nome do projeto (client)

3 – Caso o cliente (jogo) não exista, escolha a opção para criar.

Após definir esses atributos, escolha uma cor (no caso escolhi azul) e crie o projeto.

tempo-para-criar-um-jogo-5

O projeto será criado e exibido conforme abaixo:

tempo-para-criar-um-jogo-6

Faça isso para as outras etapas restantes:

  • Pré-Produção
  • Plano de Produção
  • Produção
  • Publicação
  • Pós-Produção

Quando terminar, você terá a seguinte tela:

tempo-para-criar-um-jogo-7

Com nosso projeto já estruturado, comece a adicionar suas tarefas.
Mude para a aba Timer e comece a adicionar algumas tarefas. No exemplo abaixo estou adicionando a tarefa “Análise de mercado, tendências e viabilidade” em Pré-Projeto.

tempo-para-criar-um-jogo-8

Quando você selecionar “Go!”, o sistema vai começar a contar o tempo que você esta gastando nessa atividade.

tempo-para-criar-um-jogo-9

Conforme exemplo acima, a ferramenta começa a contar o tempo gasto na tarefa de análise de mercado, tendências e viabilidade.

Não tem como você colocar uma descrição mais detalhada na tarefa, somente o título. Para detalhar a tarefa você pode usar o Asana, serviço citado em meu artigo anterior.  Aliás, nos próximos artigos falarei sobre a integração entre o Asana e o Toggl. Não perca!

Ao interromper a tarefa, ela automaticamente desce para a lista de atividades realizadas no dia:

tempo-para-criar-um-jogo-10

Você verá o dia em que a tarefa foi realizada, a quantidade de minutos e o período de inicio e término, que podem ser alterados manualmente também.

Para retomar o monitoramento da tarefa basta selecionar “Continue”.

tempo-para-criar-um-jogo-11

Você não precisa necessariamente estruturar o processo e as tarefas dentro do Toggl. À medida que as tarefas planejadas no cronograma forem surgindo, você vai adicionando junto com as etapas. É sempre bom ter planejado as tarefas antes da execução.

Como realizei a tarefa “Análise de mercado, tendências e viabilidade” duas vezes, interrompendo e continuando, ela será exibida duas vezes conforme a imagem abaixo:

tempo-para-criar-um-jogo-12

Relatórios no Toggl

Para verificar a quantidade de horas gastas por projeto ou cliente você precisa ir em “Reports”.

tempo-para-criar-um-jogo-13

Desta forma, você vai conseguir ver o seguinte:

tempo-para-criar-um-jogo-14

Na tela de relatório você consegue separar as informações por cliente e projeto. No exemplo abaixo só tem um cliente e um projeto, e as cores de cada projeto ficam registradas no gráfico.

tempo-para-criar-um-jogo-15

O programa também possui opções de exportação para PDF e CSV dos relatórios.

tempo-para-criar-um-jogo-16

Conclusão

A versão gratuita do programa é bem completa e ajuda bastante na identificação do tempo gasto tanto para tarefas relacionadas ao criar um jogo, quanto para identificação de atividades de distrações.

Dessa forma você pode começar a descobrir o que está tirando o foco da atividade monitorada e desenvolverá uma consciência quantitativa e palpável do que esta tomando o seu tempo e atrasando a conclusão das suas tarefas.

Isso porque o Toggl possibilita identificar facilmente as perdas de foco no momento em que elas acontecem. Logo que precisar interromper o tempo da tarefa ou quando for parar a tarefa, você vai perceber que não ficou 100% do tempo nela.

É muito importante a criação do hábito de monitorar o seu tempo (lembre-se: ele é o bem mais precioso que você tem) e a consciência do que você está fazendo com ele, o que esta tirando sua atenção, afastando você de atingir o seu pleno potencial produtivo e ser bem sucedido em finalizar as suas metas com êxito.

Diagnosticando as distrações, tome a atitude necessária para conseguir aumentar seu foco.

No próximo artigo vou te mostrar como combinar o Toggl com uma técnica para potencializar a sua produtividade ao criar um jogo. Essa técnica tem sido aplicada de forma muito bem sucedida ao redor do mundo.

E se você também quer começar a desenvolver jogos, eu sempre recomendo começar dos mais simples para ir ganhando experiência. Eu criei um ebook com uma seleção de 16 jogos simples para você ter como uma referência sobre o tipo de jogo que eu acredito ser ideal para quem está começando.

Além disso, também incluí a quantidade de cópias vendidas de cada um desses jogos (dados reais vazados da Steam). Baixe o ebook gratuitamente no botão abaixo:

Opa,

qual foi a maior sacada que você teve? Conte nos comentários.