Quanto tempo leva para criar um jogo? Veja como medir sua produtividade

0 Flares 0 Flares ×

Você já se perguntou quanto tempo realmente leva para criar um jogo? Já sentiu como se o seu tempo estivesse escapando por suas mãos? Você quer otimizar o seu tempo para realizar o que realmente importa?

Uma vez um Game Designer disse algo que me marcou. Ele falou que a coisa mais preciosa que temos é o tempo, e você tem que pensar tanto no seu tempo quanto no tempo que o jogador gasta da vida dele em seu jogo.

A flecha do tempo foi lançada e, aceitando ou não, ela vai apenas a uma direção. Por isso é tão importante você saber gerenciar o seu tempo e verificar onde está havendo perda de produtividade. Afinal, ter consciência e diagnosticar o que você faz com seu tempo é o primeiro passo para aumentar seu desempenho ao realizar tarefas.

tempo-para-criar-um-jogo-1

Neste artigo vou abordar um dos grandes problemas enfrentados por todos nós que estamos almejando criar um jogo: o tempo para produzi-los. Vou mostrar como você pode usar uma ferramenta gratuita para conseguir identificar o que está “roubando” seu tempo e atrapalhando sua produtividade: é o serviço gratuito chamado Toggl.

Eu espero honrar o seu precioso tempo lendo este artigo que gastei exatamente 3 horas, 32 minutos e 46 segundos (segundo o Toggl) planejando, estruturando, elaborando, escrevendo e revisando para você!

O que o Toggl faz?

O Toggl é um aplicativo e serviço que pode ser acessado pela Web, Android ou iOS, e que ajuda a gerenciar a rotina e a entender quanto tempo você está gastando para executar suas tarefas.

O cadastro é gratuito, e você pode usar sua conta já autenticada no Google para acessar.

tempo-para-criar-um-jogo-2

Inserindo a metodologia do Toggl para criar um jogo

Vou te mostrar como estruturar sua metodologia no Toggl colocando as etapas que descrevi no processo de desenvolvimento para criar um jogo.

Temos o jogo Projeto X e as seguintes etapas previstas:

  1. Pré-Projeto
  2. Pré-Produção
  3. Plano de Produção
  4. Produção
  5. Publicação
  6. Pós-Produção

Vá na aba Projects e em Create Project.

tempo-para-criar-um-jogo-3

Neste momento, vou considerar as etapas de desenvolvimento como projetos, e o jogo, o cliente, isso vai facilitar no momento de exibir os relatórios do tempo gasto em cada etapa.

tempo-para-criar-um-jogo-4

1 – Insira o nome da etapa

2 – Insira o nome do projeto (client)

3 – Caso o cliente (jogo) não exista, escolha a opção para criar.

Após definir esses atributos, escolha uma cor (no caso escolhi azul) e crie o projeto.

tempo-para-criar-um-jogo-5

O projeto será criado e exibido conforme abaixo:

tempo-para-criar-um-jogo-6

Faça isso para as outras etapas restantes:

  • Pré-Produção
  • Plano de Produção
  • Produção
  • Publicação
  • Pós-Produção

Quando terminar, você terá a seguinte tela:

tempo-para-criar-um-jogo-7

Com nosso projeto já estruturado, comece a adicionar suas tarefas.
Mude para a aba Timer e comece a adicionar algumas tarefas. No exemplo abaixo estou adicionando a tarefa “Análise de mercado, tendências e viabilidade” em Pré-Projeto.

tempo-para-criar-um-jogo-8

Quando você selecionar “Go!”, o sistema vai começar a contar o tempo que você esta gastando nessa atividade.

tempo-para-criar-um-jogo-9

Conforme exemplo acima, a ferramenta começa a contar o tempo gasto na tarefa de análise de mercado, tendências e viabilidade.

Não tem como você colocar uma descrição mais detalhada na tarefa, somente o título. Para detalhar a tarefa você pode usar o Asana, serviço citado em meu artigo anterior.  Aliás, nos próximos artigos falarei sobre a integração entre o Asana e o Toggl. Não perca!

Ao interromper a tarefa, ela automaticamente desce para a lista de atividades realizadas no dia:

tempo-para-criar-um-jogo-10

Você verá o dia em que a tarefa foi realizada, a quantidade de minutos e o período de inicio e término, que podem ser alterados manualmente também.

Para retomar o monitoramento da tarefa basta selecionar “Continue”.

tempo-para-criar-um-jogo-11

Você não precisa necessariamente estruturar o processo e as tarefas dentro do Toggl. À medida que as tarefas planejadas no cronograma forem surgindo, você vai adicionando junto com as etapas. É sempre bom ter planejado as tarefas antes da execução.

Como realizei a tarefa “Análise de mercado, tendências e viabilidade” duas vezes, interrompendo e continuando, ela será exibida duas vezes conforme a imagem abaixo:

tempo-para-criar-um-jogo-12

Relatórios no Toggl

Para verificar a quantidade de horas gastas por projeto ou cliente você precisa ir em “Reports”.

tempo-para-criar-um-jogo-13

Desta forma, você vai conseguir ver o seguinte:

tempo-para-criar-um-jogo-14

Na tela de relatório você consegue separar as informações por cliente e projeto. No exemplo abaixo só tem um cliente e um projeto, e as cores de cada projeto ficam registradas no gráfico.

tempo-para-criar-um-jogo-15

O programa também possui opções de exportação para PDF e CSV dos relatórios.

tempo-para-criar-um-jogo-16

Conclusão

A versão gratuita do programa é bem completa e ajuda bastante na identificação do tempo gasto tanto para tarefas relacionadas ao criar um jogo, quanto para identificação de atividades de distrações.

Dessa forma você pode começar a descobrir o que está tirando o foco da atividade monitorada e desenvolverá uma consciência quantitativa e palpável do que esta tomando o seu tempo e atrasando a conclusão das suas tarefas.

Isso porque o Toggl possibilita identificar facilmente as perdas de foco no momento em que elas acontecem. Logo que precisar interromper o tempo da tarefa ou quando for parar a tarefa, você vai perceber que não ficou 100% do tempo nela.

É muito importante a criação do hábito de monitorar o seu tempo (lembre-se: ele é o bem mais precioso que você tem) e a consciência do que você está fazendo com ele, o que esta tirando sua atenção, afastando você de atingir o seu pleno potencial produtivo e ser bem sucedido em finalizar as suas metas com êxito.

Diagnosticando as distrações, tome a atitude necessária para conseguir aumentar seu foco.

No próximo artigo vou te mostrar como combinar o Toggl com uma técnica para potencializar a sua produtividade ao criar um jogo. Essa técnica tem sido aplicada de forma muito bem sucedida ao redor do mundo.

E, para finalizar, eu adoraria saber a sua opinião sobre esse artigo.

O que tem te distraído e feito você perder o foco quando está executando alguma tarefa importante?

Deixe um comentário abaixo falando o que você mais gostou nesse artigo, sobre alguma dica extra que você deseja compartilhar conosco ou até mesmo alguma crítica sobre esse texto.