Olá!
Seja muito bem-vindo ao terceiro episódio do Produção de Jogos Show!
No PDJ Show eu vou entrevistar desenvolvedores de jogos com dois objetivos em mente:
- Tentar extrair as melhores dicas para você, que também quer criar jogos;
- Entender melhor a história que cada desenvolvedor de jogos passa, para você saber que não está sozinho nessa jornada.
Essas entrevistas acontecerão em dois blocos. No primeiro bloco, disponível gratuitamente no Youtube e futuramente no iTunes (como podcast), você vai ficar sabendo a história do desenvolvedor e detalhes sobre a produção do jogo.
Na segunda parte, exclusiva para alunos da Academia de Produção de Jogos, o entrevistado vai entrar a fundo em detalhes do desenvolvimento do jogo, falar sua visão sobre o mercado independente de jogos e responder a diversas perguntas enviadas pelos nossos assinantes.
Dessa vez, entrevistei o Rodrigo Perez da Frozen Logics Studios, desenvolvedor do game Robot DIR (iOS, Android, Windows Phone e PC).
Entrevista com Rodrigo Perez
Nesta entrevista você vai saber mais sobre:
- 3:35 – O início de Rodrigo Perez na indústria de jogos – os desafios na “Era Pré Mobile”
- 6:59 – A dúvida de muitos: Porque o receio de entrar no mercado de jogos? – e como o boom mobile ajudou no desenvolvimento desse setor
- 8:29 – “Sou um programador!” O começo oficial de Rodrigo Perez no desenvolvimento de jogos
- 10:30 – 2012, como nasceu a Frozen Logic Studios
- 11:43 – Uma grande decisão – quais são os motivos para sair de uma empresa de games e fundar a sua própria empresa
- 12:40 – Desenvolvimento do primeiro jogo: Soccer Free Kicks
- 13:17 – Quando e como Rodrigo Perez percebeu que o cenário era favorável para sair da empresa onde trabalhava e começar seu próprio estúdio de games
- 16:15 – Como a mudança de cenários, e brechas no mercado mobile, podem favorecer ou desfavorecer alguns desenvolvedores
- 19:30 – Um caso curioso sobre o game Flappy Bird
- 20:10 – Dica: Não coloque todas as suas fichas em uma brecha do mercado!
- 22:34 – Como a Frozen Logics desenvolveu 5 jogos em 10 meses
- 25:26 – Porque optar por NÃO trabalhar em uma empresa de jogos (quando se tem sua própria empresa de jogos)
- 26:00 – Como Rodrigo Perez e Gustavo Boni mantêm a Frozen Logics Studios
- 27:20 – Robot DIR – a história do jogo
- 28:35 – Porque o Robot DIR tem uma mecânica totalmente diferente
- 31:50 – Um puzzle interessante tem que ser divertido! – Como foi o processo de construção das fases de Robot DIR
- 33:40 – Que motor de jogo foi utilizado e qual foi o investimento necessário para desenvolver o Robot DIR
- 36:11 – Um conselho do Rodrigo Perez para quem está começando
- 36:40 – As estratégias de marketing utilizadas pela Frozen Logics Studios
- 44:05 – Quais são as diferenças de plataforma para plataforma (Android, IOS e Windows Phone), em termos de número de downloads
- 44:47 – Atenção: Porque o Windows Phone pode surpreender
- 45:21 – As plataformas utilizadas para o Robot DIR
Enfim, falamos sobre muita coisa interessante para quem quer começar na indústria de games e pra quem já está no setor.
Acompanhe!
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Show Notes
Encontre abaixo, alguns links sobre a Frozen Logics Studios, pessoas e jogos citados durante a entrevista.
Equipe da Frozen Logics Studios:
- Rodrigo Perez
- Gustavo Boni
- Diogo Ferreira
Jogos Mencionados:
- Robot DIR
- Soccer Free Kicks
- Swamp Adventure
- Amazing Maze 3D
- Soccer Kick Ups
- Go Go Goat!
- Gryphon Rider
Sites Mencionados:
Trailer Robot DIR:
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Links para Downloads ou Compra do Robot DIR:
E então, gostou da entrevista?
Então deixem suas dúvidas e comentários, e não se esqueçam de fazer o download do Robot DIR!
Semana que vem teremos muito mais no Produção de Jogos Show!
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Opa,
qual foi a maior sacada que você teve? Conte nos comentários.