Entrevistas

PDJ Show 11: Bitllab fala sobre seu game Salve a Páscoa e sobre estratégias promocionais

PDJ Show 11: Bitllab fala sobre seu game Salve a Páscoa e sobre estratégias promocionais

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Olá!

Seja muito bem-vindo a mais um episódio do Produção de Jogos Show!

No PDJ Show eu vou entrevistar desenvolvedores de jogos com dois objetivos em mente:

  1. Tentar extrair as melhores dicas para você, que também quer criar jogos;
  2. Entender melhor a história que cada desenvolvedor de jogos passa, para você saber que não está sozinho nessa jornada.

Essas entrevistas acontecerão em dois blocos. No primeiro bloco, disponível gratuitamente no Youtube e futuramente no iTunes (como podcast), você vai ficar sabendo a história do desenvolvedor e detalhes sobre a produção do jogo.

Na segunda parte, exclusiva para alunos da Academia de Produção de Jogos, o entrevistado vai entrar a fundo em detalhes do desenvolvimento do jogo, falar sua visão sobre o mercado independente de jogos e responder a diversas perguntas enviadas pelos nossos assinantes.

Dessa vez entrevistamos o Marcelo Bittar e o Nonato Sousa, que, juntos, compõe o time da Bitllab. Neste episódio, falamos sobre o game Salve a Páscoa, sobre o mercado de jogos indie, estratégias de promoção e muito mais!

Acompanhe nosso bate-papo!

Entrevista com Bitllab

Nessa entrevista, você saberá mais sobre:

  • 3:07 – Como Marcelo, que nunca sonhou em trabalhar com jogos, se apaixonou pela indústria e decidiu deixar seu emprego em comunicação e publicidade para apostar no desenvolvimento indie
  • 7:48 – Quando e como Marcelo e Nonato se conheceram
  • 8:25 – A formação de Nonato e como decidiu se dedicar aos jogos depois de ver seus protótipos funcionando
  • 10:08 – Como nasceu a Bitllab e como Marcelo e Nonato sustentam a empresa
  • 11:37 – O sucesso da Biltlab – como a empresa começou a engatinhar e estourou o com o game Água (o “Flappy Bird” do Ceará), como top da semana do Tecmundo, e com o game educativo Alfabeto 3D
  • 12:43 – Porque Marcelo foi convidado para palestrar na Campos Party
  • 13:20 – Quando e porque Marcelo e Nonato decidiram trabalham juntos
  • 14:25 – Como eles fazem para conciliar o desenvolvimento de games e seus empregos, e mantem a Bitllab
  • 15:57 – Qual a estratégia que pretendem adotar para “viver” só com o desenvolvimento de jogos
  • 17:30 – As plataformas onde o Salve a Páscoa encontra-se disponível
  • 18:30 – Influências e história do jogo Salve a Páscoa – um jogo de nave baseado nos anos 80 e 90, que não tem nada de “coelhinho bonitinho”
  • 22:14 – Nonato, responsável pela programação, conta mais sobre os bastidores do desenvolvimento de Salve a Páscoa – saiba mais sobre a organização, ferramentas, divisão de trabalho, e tudo o mais
  • 24:31 – Nonato fala sobre o maior desafio da programação de jogos indie
  • 25:34 – Marcelo e Nonato dão dicas importante sobre o porque se deve começar a trabalhar pela plataforma Android e depois para iOS
  • 27:42 – Raphael fala sobre recurso Multiplataform Kit, disponível para Unity, e como isso ajuda os desenvolvedores a para lidar com o aspect ratio
  • 29:21 – Bitllab fala sobre estratégias de marketing adotadas para o Salve a Páscoa e sobre a mega promoção que estão fazendo para os usuários que jogam o jogo
  • 32:16 –Debate sobre algumas questões sobre mentalidade de desenvolvedores – pirataria, boas práticas e etc.
  • 36:27 – Como fazer para ganhar os prêmios que estão sendo distribuídos pela Bitllab
  • 39:15 – Sobre o modelo de negócios do Salve a Páscoa e a ideias de campanha
  • 43:56 – Onde se encontra o regulamento para participar da promoção da Bitllab
  • 50:38 – Raphael faz parte da promoção e presenteia jogadores de Salve a Páscoa!
  • 51:30 – Futuros planos da Bitllab

E muito mais!

A entrevista com a Bitllab foi bem divertida e contém muitos pontos de vista interessantes sobre o mercado, além de falarmos bastante sobre o Salve a Páscoa e sobre a promoção criada para esse game – um jeito diferente de conquistar e engajar jogadores.

Isso tudo sem falar nas dicas, sugestões e mensagens valiosas que nossos entrevistados sempre deixam, a fim de facilitar e aumentar o aprendizado de outros desenvolvedores e pessoas que queiram uma carreia na indústria de jogos!

Veja mais!

Show Notes

Equipe da Bitllab:

  • Marcelo Bittar
  • Nonato Sousa

Onde Comprar o Jogo:

Trailer do Salve a Páscoa:

Jogos Mencionados:

Demais Empresas e Links Mencionados:

E então, gostaram?

Semana que vem tem mais!

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Opa,

qual foi a maior sacada que você teve? Conte nos comentários.