Olá!
Seja muito bem-vindo a mais um episódio do Produção de Jogos Show!
No PDJ Show eu vou entrevistar desenvolvedores de jogos com dois objetivos em mente:
- Tentar extrair as melhores dicas para você, que também quer criar jogos;
- Entender melhor a história que cada desenvolvedor de jogos passa, para você saber que não está sozinho nessa jornada.
Essas entrevistas acontecerão em dois blocos. No primeiro bloco, disponível gratuitamente no Youtube e futuramente no iTunes (como podcast), você vai ficar sabendo a história do desenvolvedor e detalhes sobre a produção do jogo.
Na segunda parte, exclusiva para alunos da Academia de Produção de Jogos, o entrevistado vai entrar a fundo em detalhes do desenvolvimento do jogo, falar sua visão sobre o mercado independente de jogos e responder a diversas perguntas enviadas pelos nossos assinantes.
Nosso entrevistado de hoje é, ninguém mais, ninguém menos do que Felipe Dal Molin, instrutor do elogiado curso de Game Design para Jogos Pequenos, da Academia de Produção de Jogos! Nessa entrevista ele conta sobre o desenvolvimento do game Spooklands e muitos outros dentro e fora da Luderia. Além disso, ele dá dicas importantes sobre Game Design e conta como é trabalhar exclusivamente com jogos.
Acompanhe nosso bate-papo!
Entrevista com Felipe Dal Molin
Nessa entrevista, você saberá mais sobre:
- 03:45 – Felipe conta um pouco da sua trajetória profissional até chegar aos dias de hoje
- 06:35 – O que é melhor faculdade de jogos ou cursos mais “consolidados”
- 10:20 – Saiba mais sobre os primeiros jogos públicos da Luderia
- 11:29 – Sobre a formação da Luderia – como os integrantes da empresa se conheceram e resolveram abrir sua própria empresa de jogos
- 14:32 – Felipe fala sobre os que lançou com a Luderia e sobre a história de cada um
- 16:50 – Como os integrantes da Luderia foram contratados pela Aquiris Game Studio
- 17:18 – Dois momentos importantes na vida profissional de Felipe Dal Molin – quando ele notou que poderia trabalhar exclusivamente com jogos, e como viabilizou esse sonho
- 20:50 – Saiba mais sobre a relação da Luderia com a Aquiris
- 25:16 – Felipe conta sobre o jogo Spooklands – o jogo mais bem-sucedido da Luderia
- 29:10 – Sobre o desenvolvimento de Spooklands – saiba mais detalhes sobre tempo de desenvolvimento, conceito, ideias e muito mais
- 32:22 – Felipe fala sobre como foi o processo de game design do Spooklands – como a Luderia fez para definir elementos necessários para o jogo
- 44:00 – Sobre Horizon Chase – a historia do jogo da Aquiris, que busca de recapturar os jogos de corrida antigos
- 50:47 – Previsão de lançamento e plataformas para o Horizon Chase
- 52:09 – Dicas de como identificar quem é seu publico e decidir as plataformas ideais para o lançamento do seu jogo
E muito Mais!
Falamos sobre dicas de game design, de marketing, de ferramentas, do cenário atual da indústria de jogos indie no Brasil e, é claro, sobre muitos jogos!
Não perca!
Show Notes
Equipe da Luderia:
- Felipe
- Cauã
- Guilherme
Onde Comprar o Jogo:
Trailer de Spooklands:
Jogos Mencionados:
- Carmachia
- Spooklands
- Tall Grass
- Flap in Time
- Micro Lightsaber Fight
- Toren
- Vigilante 8
- Twisted Metal
- Pigeon Potente
- Horizon Chase
- Top Gear
- Out Run
- Lotus
- Lamborghini American Challenge
- Street Fighter
Demais Empresas, Pessoas, Eventos e Links Mencionados:
- Game Maker
- RPG Maker
- Luderia
- Sword Tales
- Puc
- Feevale
- Unisinos
- Aquiris Game Studio
- Behold
- Michael Nielsen
- 6 Rules for Rewriting – Michael Nielsen
- Nintendo
É isso aí!
Espero que tenham gostado!
Como falamos, o Spooklands foi citado em muitos exemplos que o Felipe Dal Molin nos deu durante o curso de “Game Design para Jogos Pequenos”. Baixem já o Spooklands e acompanhem as ideias o pensamento, o game design por trás desse jogo. Façam essa “lição de casa” deixada pelo Felipe e, é claro, aproveitem e se divirtam bastante com o jogo.
E se você pensa em trabalhar com games ou seguir carreira nessa área, eu preparei um material para te ajudar nisso:
Se você também quer começar a desenvolver jogos, eu sempre recomendo começar dos mais simples para ir ganhando experiência.
Eu criei um ebook com uma seleção de 16 jogos simples para você ter como uma referência sobre o tipo de jogo que eu acredito ser ideal para quem está começando.
Além disso, também incluí a quantidade de cópias vendidas de cada um desses jogos (dados reais vazados da Steam). Baixe o ebook gratuitamente no botão abaixo:
Da Engenharia aos Jogos: Como ele conectou dois mundos distintos
Como ele construiu um estúdio de games nas horas vagas
Aprendizados do desenvolvimento de jogos, com Samuel Ribeiro
Empreendedorismo, Inovação e Liderança com o CEO da Bossa Studios
Opa,
qual foi a maior sacada que você teve? Conte nos comentários.