Entrevistas

Como ter persistência e usar suas melhores habilidades para criar jogos: A história de Tiago Zaidan, CEO da TDZ Games

Como ter persistência e usar suas melhores habilidades para criar jogos: A história de Tiago Zaidan, CEO da TDZ Games

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Após alguns meses sem novos episódios do PDJ Show, hoje a gente vai recomeçar em grande estilo.

No episódio de hoje (o primeiro de muitos dessa nova leva) eu converso com Tiago Zaidan, co-fundador e CEO da TDZ Games.

Eu conheci os irmãos Zaidan (Tiago e Daniel, co-fundadores do estúdio) na BIG Festival 2015, quando eles ainda estavam no meio do desenvolvimento de seu primeiro game como empresa, o Eliosi’s Hunt.

A primeira coisa que ficou evidente pra mim enquanto almoçávamos juntos, era a empolgação com que eles falavam sobre o desenvolvimento de games, a indústria e o jogo que eles estavam criando.

Um ano e meio depois, eles lançaram o seu jogo no mercado para as plataformas PC e PS4. E, claro, eu não quis perder a oportunidade de saber como foi a jornada da TDZ games até esse grande momento.

Então pega um café aí e vem comigo aprender com os erros e acertos do estúdio mineiro, contados diretamente pelo seu CEO.

Assista a entrevista abaixo para saber:

  • Tiago conta como iniciou a faculdade em ciência da computação para adquirir habilidades para trabalhar com jogos
  • Como Tiago e seu irmão, Daniel Zaidan, desistiram de tentar uma carreira em games no exterior e enxergaram a oportunidade de criar a própria empresa de jogos no Brasil
  • Investindo tempo ou dinheiro: da formalização da TDZ Games como empresa à busca de financiamento para criar o Eliosi’s Hunt
  • Sobre as desvantagens em buscar um investidor para uma empresa de jogos em estágio inicial ou para um primeiro projeto de jogo
  • Aprendendo com a derrota no Kickstarter: como a empresa reestruturou o projeto do Eliosi’s Hunt e recrutou novos talentos para trabalhar em áreas ainda não dominadas pelos irmãos Zaidan
  • Sobre a importância de construir um jogo junto com a comunidade de jogadores e interessados em comprar o produto: como a TDZ refez o pitch do Eliosi’s Hunt
  • Testando o mercado: a criação do projeto paralelo na área de Realidade Virtual com a TDZ Games
  • Sobre o Eliosi’s Hunt, game que mistura os jogos antigos preferidos dos irmãos Zaidan, com referências a Crash Bandicoot e Metal Slug
  • Sobre dedicar tempo para o polimento do game: como usar sua melhor habilidade e seu tempo para trazer mais qualidade ao projeto
  • Como definir um escopo realista e adequado focando nas principais habilidades de um desenvolvedor de jogos
  • Estruturando um projeto ideal: como Tiago planeja montar seus próximos projetos após todo o aprendizado adquirido com a finalização de seu primeiro game
  • Sobre a importância de finalizar projetos: saiba como adequar suas capacidades técnicas e financeiras para sempre ter um game finalizado para mostrar ao público
  • Entendendo o conceito de MVP (Produto Mínimo Viável, em português) na área de games: as formas de entregar e aprimorar um produto para o público com os recursos que se tem no momento
  • O mito de que é preciso ter diploma para desenvolver jogos: por que Daniel, irmão de Tiago, desistiu da faculdade de games no primeiro semestre
  • Os livros não-relacionados com a área de jogos que mais ajudaram o Tiago a alavancar a TDZ Games
  • Sobre os jogos indie que estão servindo como referência para a TDZ Games criar seu novo game no estilo rogue-like

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Links mencionados na entrevista

Trailer do primeiro protótipo de Eliosi’s Hunt: Alien Bounty Hunter

Trailer do game Eliosi’s Hunt

Clique para compartilhar as frases no Twitter:

Tweetable: “Foca no que você faz bem. Se é artista, crie uma arte que chame a atenção. Se é programador, foque no gameplay” @tdzGames via @ProdJogos

Tweetable: “Acho que como programadores foi a nossa grande contribuição para o jogo, deixar ele bem fluido e responsivo” @tdzGames via @ProdJogos

Tweetable: “Se você quer ter um negócio sustentável de jogos, pense no que seu jogo terá e que irá fazer as pessoas comprarem” @tdzGames via @ProdJogos

Tweetable: “No early access você constrói junto com a comunidade. É interessante criar o game baseado na resposta do público” @tdzGames via @ProdJogos

Leitura Complementar:

Como nesta entrevista nós discutimos muito sobre como definir o escopo de um projeto e conseguir finalizar os jogos que se começa, eu quero recomendar alguns artigos adicionais pra você:

Conclusão

Agora eu gostaria de ouvir de você: Qual foi a sacada mais importante que você tirou desse episódio do PDJ Show?

Mais importante: qual ação você vai tomar para implementar essa sacada no seu jogo, na sua carreira, ou na sua empresa de jogos?

E se você quer criar jogos simples e com potencial de lucro, você precisa conhecer jogos semelhantes que tiveram boas vendas na Steam.

Para isso, eu criei um ebook com uma seleção de 16 jogos simples e interessantes que você poderia ter feito em poucas semanas.

Além dos jogos, também incluí a quantidade de cópias vendidas de cada um desses jogos (dados reais vazados da Steam). Faça o download do ebook gratuitamente no botão abaixo:

Opa,

qual foi a maior sacada que você teve? Conte nos comentários.