Configurando Backups Automáticos na Construct 2

0 Flares 0 Flares ×

backups-construct2

Olá pessoal, quem aqui nunca perdeu um trabalho por ter algum tipo de problema no computador? Problema de arquivo corrompido, falha no HD, ou algum outro desses que não tem mais volta?

Eu já!

Por isso o assunto do artigo de hoje será, mostrar como podemos configurar backups para que não sejamos pegos de surpresa por problemas que possam causar a perda definitiva dos nossos projetos.

backup-construct

Como foi citado no artigo 9 Dicas Matadoras para Criar Jogos na Construct 2 , fazer backup é uma função essencial quando trabalhamos com computadores, mas é muitas vezes negligenciada.

Sabemos que nenhum hardware ou software é tão perfeito e que sejam a prova de falhas, e ainda para ajudar, existe a lei de Murphy:

Se alguma coisa pode dar errado, dará. E mais, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo que cause o maior dano possível.

Então para tentar minimizar esses possíveis danos, a melhor forma é mantendo backups. Mas manter backup é considerado por muitos uma tarefa chata e por isso ela é ignorada ou esquecida.

Pensando nisso, a Construct 2, uma das game engines mais populares entre desenvolvedores independentes, foi projetada com uma funcionalidade que permite fazer cópias de segurança de forma automática e isso ajuda a garantir que o seu (e o meu) trabalho fiquem em segurança, e que eles não sejam perdidos por algum acidente ou falha.

A Construct 2 tem duas características principais de backup: o backup automático e backup agendado. Estes são definidos nas configurações de preferências.

configuracao-backup

Backups Automáticos

O backup automático mantém cópias de seu projeto na mesma pasta em que ele está salvo. Você pode definir uma quantidade de cópias a serem mantidas. Por exemplo, se você salvar seu projeto seujogo.capx com 3 backups automáticos ativados, você terá seujogo.capx.backup1, seujogo.capx.backup2 e seujogo.capx.backup3 na mesma pasta.

Cada cópia de segurança representa uma versão anterior, assim o backup1 é a a copia exata da última vez que você salvou seu projeto, o backup2 é a penúltima e assim por diante.

O backup automático existe principalmente para evitar erros de arquivo corrompido em seu projeto. Num evento raro que o projeto principal de alguma forma não pode ser mais aberto ou carregado, então você pode abrir o último backup automático para restaurar o seu projeto. Ele também é útil para para reverter seu projeto para uma versão anterior.

Por padrão, a Construct 2 mantém um único arquivo de backup automático. Se o seu projeto principal de alguma forma não puder mais ser aberto, você pode restaurá-lo, abrindo o arquivo seujogo.capx.backup.

Se você não quiser manter o backup automático você pode desmarcar a caixa de seleção na janela de preferências, mas nesses casos é altamente recomendável que, então, você faça seus backups manualmente, pelo menos de vez em quando.

Mas lembre-se, os backups automáticos também serão perdidos se o disco rígido ou computador falharem ou forem, de alguma forma, destruídos. Para se proteger contra isso, existe a possibilidade de criar um backup agendado.

Backups Agendados

Backups agendados acontecem com menos frequência do que os automáticos, e devem ser salvos em pastas diferentes. Isso é importante para garantir que o seu trabalho esteja seguro, uma vez que todos os seus backups automáticos podem ser perdidos.

Nas configurações de preferências você pode configurar três pastas e especificar a frequência com que você deseja atualizar a cópia de segurança. O nome do arquivo na pasta de backup será algo como seujogo-wmnvqqwxegop.capx (algum texto aleatório é adicionado para garantir que ele não substitua o backup por outro).

Como já mencionado, também é importante manter backups off-site, ou seja fora do seu computador. A melhor maneira de fazer isso é ter um conta em locais que armazenam seus arquivos na nuvem, como Dropbox, One Drive ou Google Drive.

Para que você possa fazer um backup off-site agendado, você vai precisar ter o aplicativo do Google Drive, Dropbox ou One Drive (ou outro de sua preferencia) instalados no seu computador e definir estas pastas como local onde você deseja fazer a cópia agendada.

agendado-backup

agendar-backup-construct-2

Feito isso, mesmo que seu computador inteiro seja destruído em uma castástrofe, você ainda poderá recuperar seu trabalho, fazendo login em sua conta e baixar o último arquivo de backup.

Mas é bom saber que os backups agendados são feitos apenas quando você salva o seu projeto e de acordo com a frequencia configurada. Por exemplo, se você tem configurado uma backup agendado com a frequência Daily (diário) e pressionar o botão Save ou Ctrl+S, uma nova cópia de segurança será criada só se o último arquivo existente na sua pasta de backups possuir mais de um dia, ou seja, ele guarda apenas o primeiro save do projeto do dia.

Você também pode configurar o salvamento automático, na aba Autosave que fica na aba ao lado, definindo um um período para que de tempos em tempos a Construct 2 salve seu projeto mesmo que você não salve.

Bem, agora aquela desculpa que seu cachorro comeu o seu pendrive não cola mais. Configure seus backups e crie seus jogos sem preocupação.

construct-2-autosave

Agora é a sua vez…

Você conhecia essa funcionalidade da Construct 2?

Tem alguma história bizarra ou engraçada de como você perdeu algum projeto?

Deixe nos comentários.

E se acha que essas dicas podem ajudar alguém, então compartilhe.

Confira também o ebook gratuito: 12 Dicas Matadoras Para Criar Jogos na Construct 2.

Se você quer se aprofundar no desenvolvimento de jogos, não deixe de participar de uma aula online com o Raphael Dias. Você pode se inscrever por meio deste link.

Um abraço e até a próxima! Valeu!

  • Raphael Dias

    Mais um excelente artigo, Gustavo!

    Infelizmente as pessoas não dão a devida atenção aos backups e acabam pagando um preço alto depois. Espero que com esse seu artigo mais pessoas comecem a fazer backups dos seus projetos!

    Abraço!

  • Thiago Alvarenga

    Ótimo!

    Muita gente no início utiliza uma prática não recomendada. Visando o backup e a facilidade, já configura a pasta padrão de salvamento automático para dentro da nuvem, por exemplo, na pasta do Dropbox ou OneDrive.

    Pensem comigo, a cada save manual ou automático o programa da nuvem vai reconhecer a modificação e efetuar o upload, inclusive dos arquivos .backup e .autosave. Você gera lixo desnecessário e transferências constantes. Então desliga o PC e vai apresentar seu projeto, abre o capx no notebook e por algum motivo nuvem não upou…

    Boas práticas:
    – Backup off-site agendado, em ao menos duas nuvens. 3 versões, com tempo de salvamento distinto (exemplo, 15 minutos no Dropbox, 30 no OneDrive).
    – Autosave não muito constante, uso 15 minutos (vai que fez besteira no projeto e não conseguiu voltar, usa o autosave)

    Terminou o trabalho, salva o projeto e ai sim joga a versão correta também para a nuvem, na pasta de projetos em andamento ou finalizados (não na pasta de Backup :] ).
    Ah, não esquece de mudar a numeração no Projeto e no arquivo salvo 🙂

  • Elcio Augusto Dalosto

    Eu comecei a usar o Construct2 há mais de um ano atrás e achei a
    ferramenta incrível, dá pra fazer de tudo, se a pessoa souber utilizar as
    lógicas corretas, e é aí que o bicho pega… quem não manja de lógica,
    passa algum aperto… mas mesmo assim o Construct2 dá umas facilidades pra
    qualquer um desenvolver uma ideia, em pouco tempo e fica bem funcional. Ainda tô
    usando a versão free por questões financeiras, mas quando rolar uma
    promoção, certo que vou comprar a chave full, vale muito a pena pra quem almeja desenvolver games.

    • Thiago Alvarenga

      Elcio, dê uma pesquisada na engine Gdevelop, free, opensource e bem parecida com Construct, é uma boa para começar uma analise comparando se os recursos da Construct valem o preço.

      Lembrando que tem na Steam e pode parcelar em várias vezes
      Eu resolvi meu problema pedindo de presente de natal pra namorada 🙂

      • Elcio Augusto Dalosto

        Baixei o GDevelop, realmente bem interessante a ferramenta, mas me pareceu meio instável… no primeiro “Ctrl+Z” que eu dei, o programa bugou 😛

        vou dar mais uma brincada nela quando tiver um tempo…

        Mas o que você disse que tem na Steam, é o Construct2 e não o GDevelop, certo? O Construct2 eu uso pela steam em casa e fora da steam aqui no serviço quando sobra um tempo livre.. as vezes dou uma brincada na Unity também, mas só seguindo tutoriais, pq a engine é mais complexa que as demais, se for usada pra 2D…

        Outra ferramenta boa é o GameMaker que eu comprei em um Humble Bundle há uns meses atrás, é tão boa quanto Construct2 e GDevelop, com muitas possibilidades, mas ela é mais tosca na forma visual, mais complicadinha de aprender e algumas coisas requerem conhecimento mais profundo em programação… mas já vi jogos excelentes feitos com ela, um deles é o Rivals of Aether, muito bom o game.

        Sobre a namorada dar de presente, a minha até daria se eu pedisse, mas eu não tenho o costume de dar e nem receber presentes, aí complica a minha vida hahahah

  • Matheus Absalon

    Eu fiz o backup e tenho o arquivo do back, porem quando eu pego o bloco de notas para abrir o codigo do programa ele esta corrompido. Como solucionar ?