Se você tem o sonho de criar jogos, já deve ter ouvido falar sobre a área de game design.
Mas, afinal, o que é game design?
O que o game designer faz no dia a dia?
Qual é a importância dele no desenvolvimento do jogo?
E uma das perguntas que eu mais recebo: como se preparar para se tornar um game designer?
Se você tem interesse nessas respostas, não pode deixar de conferir a entrevista que eu acabei de publicar!
Nela eu conversei com o Matheus Pitillo, que trabalha num estúdio no Reino Unido e já trabalhou em jogos como For Honor da Ubisoft, Star Wars e Moana da franquia Disney Infinity, entre outros.
Além de explorarmos bastante o universo da carreira como game designer e carreira internacional, também falamos sobre a carreira de Testador de Jogos (Quality Assurance). O Matheus já trabalhou na Electronic Arts nessa função e compartilha um pouco sua experiência por lá!
Assista à entrevista completa para saber
- Como Matheus começou na indústria de jogos saindo de Goiânia
- Suas primeiras experiências trabalhando com jogos e os cursos que fez
- Sua experiência na Vancouver Film School e a importância dessa experiência na sua carreira;
- A importância de falar inglês na indústria de jogos mesmo estando no Brasil
- Como lidar com as primeiras experiências vivendo em outro país
- Como ele teve que “começar do zero” na carreira internacional
- Seu primeiro emprego internacional em Quality Assurance na Electronic Arts
- Tomando decisões difíceis na carreira e mudando de emprego
- Como um hobby abriu as portas para uma nova proposta de emprego
- Sua progressão de carreira de Level Designer a Lead Game Designer
- A diferença de Level Design para Game Design – como é a rotina e processos
- Rotina e ferramentas que ele utiliza no dia a dia como Game Designer
- As principais inspirações e referências para o trabalho como game designer
- Os principais jogos de inspiração como Game Designer
- Dicas para quem está começando hoje na carreira como Game Designer
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Links selecionados desse episódio
Jogos
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- David Gage, do Beyond Two Souls
- A Arte De Game Design. O Livro Original, livro do Jesse Schell
- Bioshock: Rapture, livro
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Agora eu gostaria de ouvir de você: Qual foi a sacada mais importante que você tirou desse episódio?
E, mais importante, que ação você vai tomar para implementar essa sacada no seu jogo, na sua carreira, ou na sua empresa de jogos?
Importante: Compartilhe suas ideias e sacadas dessa entrevista diretamente nos comentários abaixo.
Obrigado por assistir e compartilhe com seus amigos que você acha que precisam escutar esse episódio!
Até o próximo,
Raphael
Da Engenharia aos Jogos: Como ele conectou dois mundos distintos
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Empreendedorismo, Inovação e Liderança com o CEO da Bossa Studios
Opa,
qual foi a maior sacada que você teve? Conte nos comentários.