Hoje em dia, o marketing é umas das áreas que eu vejo os estúdios de jogos indie tendo mais dificuldade.
Normalmente as equipes são compostas por pessoas focadas na parte técnica do jogo, seja programação, arte, áudio, e acaba que a área do marketing vai ficando meio de lado.
E quando eu digo “Marketing”, eu não to falando apenas sobre a divulgação o jogo… mas também em como encaixar pesquisas de mercado e métricas antes mesmo do início do desenvolvimento.
Por isso eu quis trazer o Ronaldo Nonato para batermos um papo sobre isso.
O Ronaldo é formado em Publicidade e está na área de jogos há alguns anos. Ele foi um dos sócios fundadores da Behold Studios, fez um mestrado de Game Design na Flórida, passou pela Hoplon e atualmente está na Black River, uma das maiores empresas de desenvolvimento de jogos do país.
Neste episódio nós conversamos sobre a sua experiência na área de marketing nessas empresas, passando por streaming de jogos, análise de dados e também sobre essa área de game marketing aqui no Brasil.
Assista à entrevista completa para saber
- Como é o trabalho de Ronaldo Nonato na Black River Studios, desenvolvedora de jogos onde ele atua na área de marketing e comunicação
- Os jogos e a história da Black River Studios, empresa de Manaus com cerca de 50 funcionários
- De publicitário a responsável pelo marketing em empresas de games: a trajetória de Ronaldo Nonato na indústria de jogos digitais
- Iniciando a carreira como um dos sócios na Behold: trabalhando para o premiado estúdio de desenvolvimento de jogos
- Estudando no exterior: a decisão de fazer um mestrado em Game Design na Full Sail University, na Flórida
- A experiência de lecionar Roteiro e Narrativa para Games como professor na IESB
- Foco na retenção de usuários: trabalhando para a Hoplon
- Negociando com streamers: as dicas de Ronaldo Nonato para quem quer realizar parcerias com streamers digitais para obter mais sucesso com seu jogo
- De Brasília a Manaus: a decisão de iniciar uma nova etapa na carreira trabalhando para a Black River Studios
- Empresa grande ou pequena? Os passos para conseguir se consolidar no mercado de games na årea de marketing e a importância de focar em novos nichos da indústria para ter sucesso nesse mercado
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Links selecionados desse episódio
- Site da Black River Studios
- Site da Hoplon
- Site da Behold Studios
- Site da Full Sail University
- Site da IESB
- Twitch to Smzinho – streamer citado na entrevista
- Jogo: Finding Monsters Adventure (Black River Studios)
- Jogo: Dead Body Falls (Black River Studios)
- Jogo: Conflict ø – Shattered (Black River Studios)
- Jogo: Heavy Metal Machines (Hoplon)
- Jogo: Knights of Pen and Paper (Behold)
- Jogo: Chroma Squad (Behold)
- Jogo: Getting Over It (Bennett Foddy)
- Jesus Fabre, profissional de marketing indicado por Ronaldo
- PG Connects – conferência na Finlândia mencionada por Raphael Dias
- Outros estúdios citados: Aquiris, TFG Co
- Outros jogos mencionados: Dark Souls, Detroit Become Human, League of Legends e Heroes of Newerth, Dota
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Agora eu gostaria de ouvir de você: Qual foi a sacada mais importante que você tirou desse episódio?
E, mais importante, que ação você vai tomar para implementar essa sacada no seu jogo, na sua carreira, ou na sua empresa de jogos?
Importante: Compartilhe suas ideias e sacadas dessa entrevista diretamente nos comentários abaixo.
Obrigado por assistir e compartilhe com seus amigos que você acha que precisam escutar esse episódio!
Até o próximo,
Raphael
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Como ele construiu um estúdio de games nas horas vagas
Aprendizados do desenvolvimento de jogos, com Samuel Ribeiro
Empreendedorismo, Inovação e Liderança com o CEO da Bossa Studios
Opa,
qual foi a maior sacada que você teve? Conte nos comentários.