Nesse episódio eu falo com o Gilliard Lopes, que trabalha como produtor do FIFA na EA Games em Vancouver.
O Gilliard já empreendeu e atuou com programação na área de jogos até conseguir a oportunidade de trabalhar em uma das maiores desenvolvedoras de games do mundo no Canadá.
Nessa conversa ele conta como deu os primeiros passos no desenvolvimento de games até ter essa oportunidade de trabalhar fora do país, fala sobre o papel de Produtor numa grande empresa como a Electronic Arts e dá dicas sobre como dedicar tempo para se desenvolver e seguir uma carreira internacional na indústria de jogos. Assista agora!
Assista à entrevista completa para saber
- Da formação em ciência da computação ao sonho de trabalhar com games: como Gilliard Lopes entrou na indústria de games
- Monetizando um hobby: como Gilliard e mais dois colegas de universidade desenvolveram uma engine comercial
- Focando no game design: como Gilliard passou a se dedicar a game design desenvolvendo demos para prover a engine
- Dissolvendo a primeira empresa e mudando de cidade: como Gilliard se tornou produtor na Hoplon
- Saindo do país para trabalhar com jogos: a busca por uma nova oportunidade de trabalho na Europa e no Canadá
- Os desafios no processo seletivo para vagas de games fora do Brasil
- De empreendedor a empregado: sobre a decisão de deixar de empreender para trabalhar como funcionário para outras companhias de games
- De programador a produtor: a experiência de trabalhar com FIFA na EA Games
- Como é o trabalho de um produtor e papel que essa profissão desempenha em uma empresa de games
- Os desafios de mudar de área dentro da indústria de games e como conseguir boas oportunidades na carreira
- Sobre o projeto PodQuest, iniciativa em conjunto entre Gilliard Lopes, Rafael Kuhnen, Fernando Secco e Igor de Castilho
- Como Gilliard Lopes organiza o próprio tempo para se desenvolver em sua carreira e alcançar boas oportunidades na empresa
- O que é importante para conseguir ter sucesso ao perseguir uma carreira internacional na indústria de games
Podcast: Play in new window | Download
Escute também pelo iTunes, Spotify e se inscreva no Podcast para não perder os próximos episódios!
Links selecionados desse episódio
- Twitter do Gilliard Lopes
- Trailer do jogo Taikodom
- Site da EA Games
- Site da Hoplon
- Site do jogo FIFA
- StarTrek Online
- Site do Podquest
- Bossa Studios
- SBGames
- Double Fine Production
- Brutal Legend, jogo
Posts relacionados e recomendados
- Como conseguir um emprego na indústria de jogos
- Vendeu empresa pra UBISOFT e seu novo jogo tem 10MM+ de downloads, com Christian Lykawka
- Conseguindo uma VAGA numa empresa de jogos, dicas do recrutador da RIOT GAMES
- Game Design, Networking e Carreira no Exterior, com Matheus Pitillo
Agora eu gostaria de ouvir de você: Qual foi a sacada mais importante que você tirou desse episódio?
E, mais importante, que ação você vai tomar para implementar essa sacada no seu jogo, na sua carreira, ou na sua empresa de jogos?
E se você também quer começar a desenvolver jogos, eu sempre recomendo começar dos mais simples para ir ganhando experiência. Eu criei um ebook com uma seleção de 16 jogos simples para você ter como uma referência sobre o tipo de jogo que eu acredito ser ideal para quem está começando.
Além disso, também incluí a quantidade de cópias vendidas de cada um desses jogos (dados reais vazados da Steam). Baixe o ebook gratuitamente no botão abaixo:
Da Engenharia aos Jogos: Como ele conectou dois mundos distintos
Como ele construiu um estúdio de games nas horas vagas
Aprendizados do desenvolvimento de jogos, com Samuel Ribeiro
Empreendedorismo, Inovação e Liderança com o CEO da Bossa Studios
Opa,
qual foi a maior sacada que você teve? Conte nos comentários.