Entrevistas

Vendeu empresa pra UBISOFT e seu novo jogo tem 10MM+ de downloads, com Christian Lykawka

Vendeu empresa pra UBISOFT e seu novo jogo tem 10MM+ de downloads, com Christian Lykawka

Coloque seu nome e email para receber meus melhores conteúdos:

Nesse episódio do podcast eu conversei com o Christian Lykawka, co-fundador da Rockhead Games, criadora da série de jogos Starlit Adventures.  

Ele tem uma história incrível, pois criou sua primeira empresa de jogos em 1996 e posteriormente a vendeu para a Ubisoft

Depois ele fundou a Rockhead, que atualmente tem um jogo com a marca de 300 mil jogadores ativos por mês. O estúdio também acabou de ganhar o prêmio de melhor jogo mobile no BIG Festival 2019 com o jogo Starlit On Wheels.  

Nesse bate papo a gente falou sobre a evolução do estúdio até chegar a esses dados impressionantes, sobre trabalhar com jogos free to play, a ideia por trás de criar essa série Starlit, algumas dificuldades que passaram pelo caminho e os planos futuros para a franquia Startlit ir além do mundo de jogos. 

Então se você quer montar o seu próprio estúdio de jogos, eu não tenho dúvidas que você vai tirar muitos insights valiosos dessa conversa. 

Assista à entrevista completa para saber

  • Sobre o seu primeiro jogo que não foi bem-sucedido comercialmente, até sua trajetória de hoje com o Starlit Adventures, ultrapassando 10 milhões de downloads.
  • A história do Christian e da Rockhead: Ele já programava com 12 anos, com 21 anos fundou a sua primeira empresa de games, mas até tudo engrenar, conta sobre as várias adversidades que tiveram que superar.
  • Qual a ideia por trás do Starlit Adventures, como foi a ramificação para outros jogos da série e para versão mobile. Os bastidores da criação e dos insights para chegar até o que os jogos são hoje.
  • Reaproveitando o seu game: Starlit Adventures começou como um game, mas acabou se tornando uma marca, onde ele pode desenvolver outros games aproveitando o mesmo universo.
  • O conceito de trabalhar a IP (propriedade intelectual) e personagens do seu game.
  • A ideia de trabalhar a história do jogo, enriquecendo o game com a construção de quadrinhos para o usuário poder entrar no universo do jogo.
  • Jogos Mobile: a transição de um mercado de jogos feitos para PC e consoles, para um novo momento da tecnologia, seus benefícios e dificuldades.
  • Sobre empreendedorismo nos games: uma boa decisão que elimina várias outras necessidades e como é a campanha para os jogos da produtora na construção do game como marca.
  • Starlit On Wheels: o jogo onde o usuário pode criar a própria pista de corrida, de onde veio a ideia de fazer um editor no próprio game e ainda criar um senso de comunidade.
  • Como é a organização dos projetos de um estúdio de games, bastidores e formação de equipe para produção.
  • Num jogo free to play: a divisão da empresa para tocar a manutenção dos games existentes e ainda ficar focada em novos projetos.
  • A experiência com anúncio dentro dos jogos versus o cuidado com a construção da marca a longo prazo.
  • Sobre a importância da credibilidade no mercado e como ter mais chances de ganhar features nas lojas.
  • Por que trabalhar work for hire pode ser muito importante para dar mais ideias e ainda garantir o andamento dos projetos autorais.
  • Planos futuros para a Rockhead: Eles acabaram de fechar um contrato de co-produção com uma empresa canadense para fazer uma série animada do Starlit!
  • Dicas para quem está querendo criar o seu próprio estúdio de games.

Play

Escute também pelo iTunes, Spotify e se inscreva no Podcast para não perder os próximos episódios!

Links selecionados desse episódio

Posts relacionados e recomendados

Agora eu gostaria de ouvir de você: Qual foi a sacada mais importante que você tirou desse episódio?

E, mais importante, que ação você vai tomar para implementar essa sacada no seu jogo, na sua carreira, ou na sua empresa de jogos?

Importante: Compartilhe suas ideias e sacadas dessa entrevista diretamente nos comentários abaixo.

Obrigado por assistir e compartilhe com seus amigos que você acha que precisam escutar esse episódio! 

Raphael

Até o próximo,

Opa,

qual foi a maior sacada que você teve? Conte nos comentários.