Nesse novo episódio do Benind The Game Podcast eu bati um papo com o Claudio Lins, que atualmente é Game Producer do Farmville 3 no estúdio Zynga.
O Claudio tem uma extensa experiência trabalhando com jogos. Em mais de 20 anos da indústria já trabalhou em diferentes cargos, com jogos premium e free to play, criou seu próprio estúdio com amigos, foi desenvolvedor indie e trabalhou em diversos países.
Nós conversamos sobre diferenças entre trabalhar com pequena equipes e num grande estúdio e o papel do Produtor de Jogos nesses diferentes cenários e também com jogos premium e free to play.
Assista à entrevista completa para saber
- Como Claudio começou a trabalhar na indústria de games ainda no ensino médio, mais de 20 anos atrás;
- Os desafios do início da Preloud, estúdio que montou com amigos;
- A motivação e os desafios de criar e portar sozinho seu jogo indie, o Doomed’n Damned
- Qual foi o processo para chegar em uma empresa como a Zynga;
- Qual o papel geral do Game Producer em uma empresa e como é o dia-a-dia dele;
- Quais são as principais habilidades que um Game Producer precisa desenvolver;
- As diferenças no processo de produção de um jogo premium para um jogo free to play;
- Quais as principais diferenças entre empreender em uma empresa pequena e trabalhar em uma empresa grande como a Zynga;
- Quais as diferenças culturais de estar trabalhando na Finlândia, no Brasil e em outros países e os seus principais aprendizados
Escute também pelo iTunes, Google Podcast e se siga o Podcast para não perder os próximos episódios!
Links selecionados desse episódio
- Twitter do Claudio
- Site da Zynga
- LithTech (game engine)
- Diablo II (Jogo)
- Site da Epic Games
- Half-Life na Steam
- Quake na Steam
- 3d Studio Max
- Unity
- Unreal Engine
- Blender
- LinkedIn da Jynx Playware
- Twitter da Meantime Mobile
- LinkedIn da Playlore
- Site da Biodroid
- Daccord
- Doomed’n Damned na Steam
- Site da Gamescom
- OceanHorn (jogo)
- FarmVille 3 (jogo)
- Site da CornFox
- Site da KuuHubb
- Site da Supercell
- Scrum
- Jira
Posts relacionados e recomendados
- Como é ser Game Designer na Supercell
- Game Producer: o que faz e como se tornar um
- Carreira de um Game Designer, Diretor Criativo e Game Producer
Você quer saber como criar jogos com potencial de vender milhares de cópias e que podem ser desenvolvidos por uma pessoa sozinha ou uma pequena equipe?
Eu preparei um vídeo de 30 minutos explicando como eu faço isso no meu estúdio de games. Acesse essa página para conferir: https://pdj.blog.br/aula-criar-jogos.
Da Engenharia aos Jogos: Como ele conectou dois mundos distintos
Como ele construiu um estúdio de games nas horas vagas
Aprendizados do desenvolvimento de jogos, com Samuel Ribeiro
Empreendedorismo, Inovação e Liderança com o CEO da Bossa Studios
Opa,
qual foi a maior sacada que você teve? Conte nos comentários.