Nesse episódio do PDJ Show eu converso com Thiago Bertoni, fundador da Kasulo Game Studio e co-fundador da antiga Odin Game Studio.
O Thiago tem uma história muito interessante porque já desenvolveu vários jogos nos mais diversos formatos, seja para mobile ou para PC, e também tem uma grande experiência trabalhando com Publisher.
Tenho certeza que essa entrevista será muito valiosa para você, pois falamos coisas que você pode aplicar na sua própria carreira como desenvolvedor e também conversamos sobre os aprendizados dele ao fundar 2 estúdios de jogos.
Assista à entrevista com Thiago Bertoni para saber:
- Deixando uma carreira estável para viver o desafio de criar jogos: como Thiago desistiu de trabalhar na empresa da família para começar a desenvolver jogos
- Iniciando uma parceria: como Thiago conheceu o sócio de uma das empresas que fundou, a Odin Game Studio, e começou a criar games sob encomenda
- Abrindo a primeira empresa: sobre o Enforcer, o primeiro projeto 100% feito pela Odin
- Encontrando o parceiro ideal para desenvolver jogos: como Thiago e Alexandre Kikuchi começaram a criar pequenos projetos juntos para testar se o trabalho em equipe funcionava
- Como a Odin ficou conhecida por resolver problemas e entregar projetos no prazo: como Thiago organizava a equipe para entregar demandas dos clientes da empresa de acordo com as habilidades de cada colaborador
- Trabalhando com advergames e publishers: como a Odin lidava com diferentes tipos de clientes para emplacar bons projetos no mercado de jogos
- O que é e qual a importância de manter a propriedade intelectual de um jogo: como a Odin negociava a criação dos produtos e jogos junto com as publishers
- Criando uma nova empresa e testando o mercado com o jogo mobile Z-Arena: conheça a Kasulo Game Studio, nova empresa criada por Thiago Bertoni após o encerramento da Odin
- Experimentando novas formas de trabalhar com jogos: como Thiago mantém a Kasulo fazendo trabalhos de outsourcing, assets, jogos próprios e freelances
- Como avaliar uma nova ideia de jogo: como Thiago avalia os projetos que valem a pena desenvolver de acordo com o momento do mercado
- Sobre o Magical Factory, projeto em desenvolvimento na Kasulo com previsão de lançamento para 2018
- Sobre tentativas e erros: os aprendizados após fundar duas empresas diferentes
- Os programas de gerenciamento de projetos, programação e arte recomendados por Thiago Bertoni
- Sobre se limitar a somente uma opção de ferramenta para criar jogos: como avaliar as melhores ferramentas que fazem sentido para cada desenvolvedor e projeto
- A importância de ter “teimosia” e flexibilidade na indústria de jogos: como se adaptar constantemente a novas ideias, ferramentas e metodologias pode ajudar a ter sucesso nesse mercado
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Links citados na entrevista
- Site da Kasulo Game Studio
- Jogo: Z-Arena, game para Android criado na Kasulo em apenas um mês
- Jogo: Heist and Run, primeiro game feito pelos sócios da Odin Game Studio
- Jogo: Enforcer, simulador policial criado pela Odin para a publicadora Excalibur Games
- Jogo: Aerea, que teve a interface criada por Thiago Bertoni
- Garage227 Studios, citada como uma das empresas parceiras na época da Odin Game Studio
- Sobre a metodologia de gerenciamento de projetos Kanban
- Sobre o Magic of Factory, projeto em desenvolvimento pela Kasulo Game Studio
- Software: SourceTree, recomendado por Thiago para quem programa
- Ferramenta: Trello, indicada por Thiago para gerenciamento de projetos
- Ferramenta: Slack, para gerenciamento de equipes e projetos
- Ferramenta: Visual Team Service, recomendado por Thiago para quem programa
- Software: MonoDevelop, para programadores
- Software: Maya, indicado por Thiago Bertoni para modelagem 3D
- Software: 3D-Coat, para modelagem 3D
- Software: Mudbox, para modelagem e pintura 3D
- Software: Blender, programa gráfico citado por Thiago
- Software: PixelMator, programa gráfico indicado por Raphael Dias
- Guia completo sobre a game engine Unity, utilizada nos projetos da Kasulo e da Odin
- Guia sobre a Unity Asset Store, loja para qual o Thiago já criou dois assets
Trailer do jogo Z-Arena
Conclusão
Agora eu gostaria de ouvir de você: Qual foi a sacada mais importante que você tirou desse episódio do PDJ Show?
E, mais importante: que ação você vai tomar para implementar essa sacada no seu jogo, na sua carreira, ou na sua empresa de jogos?
Importante: Compartilhe suas ideias e sacadas dessa entrevista diretamente nos comentários aqui embaixo.
Obrigado por assistir a entrevista e não deixe de compartilhá-la com seus amigos e colegas de trabalho.
Até o próximo PDJ Show,
Raphael Dias
Da Engenharia aos Jogos: Como ele conectou dois mundos distintos
Como ele construiu um estúdio de games nas horas vagas
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Opa,
qual foi a maior sacada que você teve? Conte nos comentários.