O App Inventor é uma ferramenta gratuita que funciona no seu navegador (não é necessário fazer download) que tem um bom potencial para criar jogos para Android mesmo por quem não sabe programar.
Nesse artigo você verá tudo que precisa saber para começar nessa ferramenta:
- O que você deve saber antes de começar;
- Começando a utilizar a ferramenta;
- Jogos criados no App Inventor;
- Como publicar seu projeto do App Inventor na Google Play Store;
- Vantagens e desvantagens do App Inventor;
- Decidindo qual programa usar para criar seu jogo.
O que você deve saber antes de começar no App Inventor
No App Inventor, você é capaz de criar gratuitamente no seu computador jogos para o sistema Android
(O time de desenvolvimento do App Inventor anunciou em dezembro de 2017 que está trabalhando numa atualização para desenvolver projetos para iOS.)
Ele foi criado originalmente pelo Google e hoje em dia é mantido por uma equipe do MIT.
Para criar seu jogo, a ferramenta funciona inteiramente de forma visual e basta você selecionar os componentes e ir montando os blocos para definir o comportamento desses componentes, ou seja, a função de cada um deles.
Não é necessário saber programar, pois a partir de componentes simples, como caixa de texto e botões, você consegue “juntar” as peças para criar o seu jogo.
Um diferencial dessa ferramenta é que ela te permite 3 diferentes opções para você testar em tempo real o jogo está criando no seu computador:
Opção 1: Usando computador, dispositivo Android e conexão Wifi
Essa é a opção mais recomendada pelos criadores da ferramenta. Dessa maneira, você irá criar o seu jogo no seu computador (a partir de um navegador, não é necessário fazer o download de nenhum programa).
Dessa forma, através da conexão Wifi você conseguirá testar em tempo real no dispositivo Android como o seu projeto está ficando. Veremos como conectar o seu projeto criado com o celular mais pra frente.
Opção 2: Se você está sem conexão Wifi
Caso a conexão Wifi não esteja disponível, ainda é possível testar seu jogo diretamente no dispositivo Android através da conexão USB. Para isso, é só você conectar seu computador e seu dispositivo Android através de um cabo USB.
Opção 3: Caso você não possua um dispositivo Android
Se você não possui um dispositivo Android para testar em tempo real o seu jogo, ainda há uma solução.
Nesse caso, basta você baixar um emulador de Android no seu computador. Você terá algumas limitações, como testar o movimento do celular, mas ainda é possível testar o seu projeto de uma forma geral.
Nessa opção, eu recomendo que você tente um celular Android de um amigo ou familiar emprestado pelo menos pra testar a versão final do seu jogo.
Requisitos de funcionamento do App Inventor
Para utilizar a ferramenta App Inventor são necessários alguns requisitos básicos de sistema. Abaixo, confira quais são esses requisitos.
Sistema operacional do seu computador
- Macintosh (com processador Intel): Mac OS X 10.5, 10.6 ou superior.
- Windows: Windows XP, Windows Vista, Windows 7 ou superior.
- GNU / Linux: Ubuntu 8, Debian 5 ou superior.
Dica: caso utilize GNU / Linux, saiba que o desenvolvimento ao vivo é suportado apenas para conexões WiFi entre o computador e o dispositivo Android.
Navegador
- Mozilla Firefox 3.6 ou superior. Se usar o Firefox com a extensão NoScript, será necessário desativar essa extensão.
- Apple Safari 5.0 ou superior
- Google Chrome 4.0 ou superior
Importante: o App Inventor não suporta o Microsoft Internet Explorer. Então, se você é um usuário Windows deverá optar pelo Chrome ou Firefox.
Smartphone ou Tablet para teste em tempo real do projeto (ou use o emulador na tela)
- Sistema Operacional Android 2.3 (“Gingerbread”) ou superior
- Cartão SD (físico ou virtual) instalado.
- Dependendo do modelo do seu telefone, talvez seja necessário baixar e instalar algum software adicional do fabricante.
Começando a utilizar a ferramenta
Configurando o ambiente de desenvolvimento
O primeiro passo para usar a ferramenta é configurar o ambiente de desenvolvimento.
Você precisará de três coisas, basicamente: um navegador web, um smartphone Android (ou emulador, em caso de iPhone, ou outros tipos de celulares ou computador) e um aplicativo para testar seus projetos durante o desenvolvimento.
Vamos lá?
Primeiro, baixe o aplicativo MIT AI2 Companion no seu Android para que possa testar seu projeto em tempo real. Para isso, acesse a Google Play Store e instale o aplicativo MIT AI2 Companion: https://play.google.com/store/apps/details?id=edu.mit.appinventor.aicompanion3
Agora, abra um navegador web (Chrome, Firefox ou Safari) e acesse o App Inventor: http://ai2.appinventor.mit.edu/. Note que você precisa ter uma conta Google para fazer login.
O pessoal da Unicamp trabalhou em cima de uma tradução do App Inventor junto ao MIT, então ambiente de desenvolvimento também está disponível em português, caso prefira. O ambiente de gerenciamento de projetos é simples e intuitivo. Na barra superior, do lado esquerdo, clique em “Iniciar novo projeto”:
Será aberta uma caixa de diálogo para que você insira o nome do projeto. Nomeie e clique em OK.
Pronto! Seu ambiente de desenvolvimento está criado.
Agora, vamos conectar esse projeto ao aplicativo de real time que baixamos anteriormente. Na barra superior, localize o menu Conectar e clique em Assistente de AI. Note que aparecerá um QR Code na tela do seu navegador.
Esse QR Code precisa ser lido pelo aplicativo o MIT AI2 Companion que baixamos. Então, pegue seu celular, abra o aplicativo e insira o código no local indicado.
Criando seu primeiro projeto
Concluída essa etapa, volte para o seu navegador e clique no projeto criado para abrir o ambiente de desenvolvimento.
Ele é dividido em duas partes: Designer e Blocos:
O ‘Designer’ é o espaço onde você criará a interface do seu jogo e o ‘Blocos’ é onde criará a lógica e interatividade dos componentes definidos lá no Designer.
O editor de design é composto por quatro partes: Paleta, Visualizador, Componentes e Mídia, e Propriedades.
Vamos testar?
Volte para o seu navegador, clique nos recursos que estão na Paleta e arraste para o visualizador.
Perceba que quando você arrasta um recurso da paleta, a aba Componentes vai sendo criada.
Para configurar um item, clique no item desejado dentro do Visualizador e utilize a aba Propriedades para ajustá-lo conforme suas necessidades.
Faça isso livremente, apenas para testar os recursos de design. Coloque alguns recursos no visualizador, depois clique novamente em Conectar -> Assistente AI e utilize o QR Code no app MIT AI2 Companion para ir acompanhando pelo celular.
Esse procedimento conectar precisa ser feito sempre que o navegador perder a conexão com o assistente.
Agora, vamos testar a outra parte do App Inventor, o editor de Blocos. Para isso, no navegador, clique em Blocos.
Note que no menu lateral esquerdo estão as ferramentas de interatividade e também os componentes de design. Você precisará definir o funcionamento de cada um dos componentes. Para isso, basta clicar no componente e inserir o comando no visualizador.
Na lateral direita, em Screen 1, selecione um dos componentes e arraste para o visualizador.
Em Blocos -> Internos escolha um dos comandos de execução (controle, lógica, matemática etc.). Observe que eles aparecem no formato de blocos de montar, com encaixes.
Pegue um dos encaixes aleatoriamente, arraste para o visualizador e tente encaixar em algum componente que já esteja na tela.
Perceba que apenas funções compatíveis se encaixam. A combinação desses comandos formará uma ação.
Não se preocupe em fazer as coisas funcionarem. O importante nesse momento é você entender a lógica de funcionamento da ferramenta.
Uma opção interessante para quem quer pegar uma produção e customizá-la é acessar a Galeria da ferramenta onde os desenvolvedores compartilham suas produções:
Jogos criados no App Inventor
Space Fight
Space Fight é um jogo estilo arcade em que você só tem um laser destruidor para se defender dos inimigos. O objetivo é competir para obter a maior pontuação possível e o nível de dificuldade aumenta a medida que a pontuação aumenta.
Disponível em: http://ai2.appinventor.mit.edu/?galleryId=6094020870799360
Ultimate Fooker Fighter
O objetivo do jogo é uma aeronave abater a outra, para isso é usado um laser. Disponível em: http://ai2.appinventor.mit.edu/?galleryId=6473307171586048
SnakeGame
Esse jogo é uma versão do famoso jogo “cobrinha” da Nokia. Disponível em: http://ai2.appinventor.mit.edu/?galleryId=5697225765945344
Como publicar seu projeto do App Inventor na Google Play
É possível submeter seus projetos criados no App Inventor na Google PLay! Pelo App Inventor você consegue fazer o download do seu projeto no formato .apk (aceito na Google Play), mas antes disso é preciso seguir alguns passos:
Todo app e jogo criado no App Inventor precisa ter sua versão definida. Para isso, vá no painel da Screen1 e procure pelos campos VersionCode e VersionName:
O VersionCode é um parâmetro interno que outros apps utilizam para saber se o seu projeto teve alguma atualização. O valor inicial é 1 e deve ser aumentado 1 ponto toda vez que você realiza uma atualização, seja ela grande ou incremental.
Esse parâmetro é usado apenas internamente e não fica visível para os usuários da Google Play Store.
Já o VersionName é um parâmetro para mostrar aos usuários a versão do seu projeto. Geralmente é iniciado com o valor 1 e aumenta em 1 ponto a cada grande atualização do jogo e 0.1 para uma atualização menor.
Toda vez que você quiser atualizar seu jogo no Google Play, antes você deverá alterar esses valores no seu projeto do App Inventor para ter o arquivo .apk com os valores atualizados.
Vantagens e desvantagens do App Inventor
Se o seu objetivo for criar jogos simples para dispositivos Android, que não necessite de programação convencional nem de grandes recursos de arte, o App Inventor é uma boa opção.
A ferramenta tem algumas limitações, pois a finalidade inicial dele não é para criar jogos muito elaborados ou aplicativos comerciais. Comparado ao Android Java SDK, por exemplo, tem muitas limitações de recursos e de capacidade gráfica. A falta de acesso ao código por trás dos blocos limita a customização e otimização dos das produções que utilizam o App Inventor.
E lembrando que existem outras ferramentas que usam programação visual, como o Scratch e o Stencyl. No entanto, o App Inventor foi criado já pensando na facilidade do desenvolvedor em publicar seus jogos e aplicativos na Google App Store.
A Construct também é uma ferramenta que não necessita saber programação para criar ótimos jogos, mas podemos considerar que possui recursos um pouco mais avançados que as ferramentas citadas anteriormente que possuem a opção de programação visual. Além disso, a Construct possui uma versão gratuita (com recursos limitados) e outra paga com bem mais recursos enquanto o App Inventor é completamente gratuito.
Decidindo qual programa usar para criar seu jogo
Como você pode ver, existem diversos programas para criar jogos (e muitos deles gratuitos) e para dar seu primeiro passo como desenvolvedor você precisa escolher uma para criar seu primeiro projeto.
Mas não existe essa coisa de “a melhor game engine” sem antes você saber suas habilidades, suas limitações e o tipo de jogo que você quer criar. Para um certo tipo de jogo, criá-lo em determinada game engine pode ser muito mais simples ao invés de criar em uma outra.
Se você também quer começar a desenvolver jogos, eu sempre recomendo começar dos mais simples para ir ganhando experiência. Eu criei um ebook com uma seleção de 16 jogos simples para você ter como uma referência sobre o tipo de jogo que eu acredito ser ideal para quem está começando.
Além disso, também incluí a quantidade de cópias vendidas de cada um desses jogos (dados reais vazados da Steam). Baixe o ebook gratuitamente no botão abaixo:
Opa,
qual foi a maior sacada que você teve? Conte nos comentários.