Qual é a relação da Ciência de Dados com o Game Design na produção de um jogo? Nesse episódio do Behind The Game Podcast eu converso com o Tiago Tex Pine, Cientista de Dados na Bethesda.
O Tiago está na indústria há 14 anos e já atuou como Produtor, Game Economy Designer, já abriu seu próprio estúdio e hoje atua nos jogos The Elder Scrolls e Fallout Shelter.
Nesse papo nós falamos sobre game design, as particularidades de jogos free to play e premium, o que faz um cientista de dados trabalhando na indústria de games e muito mais!
Assista à entrevista completa para saber
- Sobre o aumento de advergames na indústria nacional de game;
- A experiência do Tiago com prestação de serviços na produção de casual games;
- Limitações de tecnologia e processo de aprendizagem para encontrar soluções criativas durante o game design;
- Importância de prestar atenção aos detalhes: pequenas features que dão grandes impactos positivos aos jogos;
- Diferenças e semelhanças entre a produção de jogos premium e jogos free to play antes do sistema de assinaturas de jogos;
- Concorrentes indiretos dos games e como competir por uma parcela de tempo que as pessoas utilizam para o lazer;
- Mudanças de mentalidade de desenvolvedores de games para retenção de jogadores;
- Sobre o cotidiano do Tiago trabalhando na Bethesda como Data Analyst;
- A sinergia entre ciências de dados e game design para criação de jogos free to play.
Escute também pelo iTunes, Google Podcast e se siga o Podcast para não perder os próximos episódios!
Links selecionados desse episódio
- LinkedIn do Tiago Tex Pine
- Twitter do Tiago Tex Pine
- Site Bethesda
- Livro Oceano Azul
- Livro Think Stats
- Livro Freemium Economics
- Livro Factfulness
- Livro Rules of Play
- Livro Art of Game Design
- Sistemas de assinaturas de jogos: Xbox Game Pass, Nintendo Switch Online, Apple Arcade
- Jogo Fallout Shelter
- Jogo The Elder Scrolls: Blades
Posts relacionados e recomendados
Da Engenharia aos Jogos: Como ele conectou dois mundos distintos
Como ele construiu um estúdio de games nas horas vagas
Aprendizados do desenvolvimento de jogos, com Samuel Ribeiro
Empreendedorismo, Inovação e Liderança com o CEO da Bossa Studios
Opa,
qual foi a maior sacada que você teve? Conte nos comentários.