Nesse episódio do Behind The Game Podcast eu bato um papo com o Bruno Motta, o responsável dentro da Microsoft por toda área de negócio do Xbox no Brasil. Nós falamos como ele foi parar trabalhando com o Xbox vindo de uma faculdade de Relações Internacionais, como é o dia a dia do trabalho dele, dicas e cuidados na hora de analisar o mercado para desenvolver um jogo, tendências que desenvolvedores devem estar de olho, estratégias de marketing e muito mais.
Assista à entrevista completa para saber
- Qual é o trabalho no Bruno na Microsoft e como é o dia a dia dele na equipe do Xbox;
- Como é lidar com tantas áreas e modelos de negócios diferentes ao mesmo tempo;
- Como foi se formar em Relações Internacionais, trabalhar na Ambev até parar na Microsoft;
- Como foi o início na Microsoft e a migração para a área do Xbox;
- A importância de obter uma boa base de conhecimento na área administrativa na indústria de games;
- A estratégia que o Bruno seguiria para lançar um jogo no mercado;
- Alguns cuidados para tonar na hora de analisar o mercado;
- Algumas lições tiradas com o lançamento do jogo Empire of Sin importantes para os desenvolvedores;
- A importância de pensar no consumidor ao criar um produto;
- Dicas para entender as tendências e para onde o mercado vai;
- O que o Bruno faria se fosse começar um estúdio de jogos hoje.
Escute também pelo iTunes, Google Podcast e se siga o Podcast para não perder os próximos episódios!
![](https://producaodejogos.com/wp-content/uploads/2020/08/aula-como-criar-jogos-2.gif)
Links selecionados desse episódio
- LinkedIn do Bruno Motta
- Xbox
- Microsoft
- Coppead UFRJ
- ESPM
- Able Gamers
- Empire of Sin (jogo)
- Fortnite (jogo)
- Halo (jogo)
- Big Festival
- Abragames
- ID@XBOX
- Brasil Game Show (BGS)
- Game Jam Plus
- Game Developers Conference (GDC)
Posts relacionados e recomendados
- Fazendo marketing para jogos independentes, com Jesús Fabr
- Combinando Marketing e Game Design, com Ronaldo Nonato
- Empreendendo com jogos há mais de 10 anos: sustentabilidade e tendências
E se você quer criar jogos simples e com potencial de lucro, você precisa conhecer jogos semelhantes que tiveram boas vendas na Steam.
Para isso, eu criei um ebook com uma seleção de 16 jogos simples e interessantes que você poderia ter feito em poucas semanas.
Além dos jogos, também incluí a quantidade de cópias vendidas de cada um desses jogos (dados reais vazados da Steam). Faça o download do ebook gratuitamente no botão abaixo:
![](https://producaodejogos.com/wp-content/uploads/2020/08/botao-ebook1-1.png)
![Da Engenharia aos Jogos: Como ele conectou dois mundos distintos](https://producaodejogos.com/wp-content/uploads/2023/10/4-Fotos-Interessantes-Premio-Cidade-do-Amanha.JPG-420x313.jpg)
Da Engenharia aos Jogos: Como ele conectou dois mundos distintos
![Como ele construiu um estúdio de games nas horas vagas](https://producaodejogos.com/wp-content/uploads/2023/07/fhd_logo-556x313.png)
Como ele construiu um estúdio de games nas horas vagas
![Aprendizados do desenvolvimento de jogos, com Samuel Ribeiro](https://producaodejogos.com/wp-content/uploads/2023/04/SaveRoom-556x313.png)
Aprendizados do desenvolvimento de jogos, com Samuel Ribeiro
![Empreendedorismo, Inovação e Liderança com o CEO da Bossa Studios](https://producaodejogos.com/wp-content/uploads/2023/01/64_thumb-bossa-studios-556x313.jpg)
Empreendedorismo, Inovação e Liderança com o CEO da Bossa Studios
Opa,
qual foi a maior sacada que você teve? Conte nos comentários.