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3 ferramentas para empresas de jogos com trabalho remoto

3 ferramentas para empresas de jogos com trabalho remoto

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Você já deve ter se perguntado se ter uma empresa de jogos de forma remota é uma coisa que pode dar certo.

Ou então você já tem convicção disso, mas não tem certeza como é possível tornar o trabalho da sua equipe mais eficiente.

Hoje na Minimol Games, minha empresa de jogos, trabalhamos de forma remota. São 9 pessoas que desenvolvem jogos de suas casas ou de onde elas quiserem.

E para que tudo dê certo na nossa rotina de trabalho, utilizamos ferramentas de comunicação e gerenciamento de projetos.

Por isso quero compartilhar com você 3 ferramentas que usamos na Minimol Games para fazer nosso trabalho remoto.

Dessa forma, você vai entender um pouco mais da nossa rotina e como fazemos o uso de cada uma delas.

E vai conseguir se inspirar para achar ferramentas certas para sua empresa de games!

Este artigo é para você/seu estúdio que:

  1. Tem equipes pequenas, de 2 ou 5 pessoas;
  2. Ou para equipes maiores com mais de 5 pessoas trabalhando de forma remota.

Vamos ver agora como a gente utiliza cada uma delas.

Ferramenta que auxilia na comunicação de empresas de jogos

Ferramenta que auxilia na comunicação de empresas de jogos

Comunicação é fundamental para qualquer empresa. 

Ainda mais quando a empresa trabalha remotamente.

Não é à toa que a primeira ferramenta que eu quero te apresentar é o Slack.

Você provavelmente já ouviu falar dela. Muitas empresas do mundo todo usam essa ferramenta, Mesmo as que não funcionam no formato remoto.

O Slack é uma ferramenta de comunicação escrita e em vídeo (vamos falar sobre isso mais para frente).

Você consegue criar diversos canais de comunicação dentro da empresa para organizar melhor as comunicações, como por temas por exemplo. 

Caso você estiver começando com o Slack ou outra ferramenta de comunicação parecida, aqui vai uma recomendação.

Além dos canais básicos como arte, game design e programação, temos alguns canais que são um pouco diferentes.

Vou explicar um pouco deles agora…

Canais dos jogos que criamos

Como os games que criamos na Minimol Games possuem o escopo enxuto, faz sentido para gente ter 1 canal para cada jogo que estamos produzindo.

Organizamos dessa forma porque tudo relacionado ao jogo fica concentrado naquele canal, sem informações espalhadas em diversos lugares.

Além disso, ordenamos os canais por ordem de prioridade.

Então se uma pessoa estiver trabalhando em vários projetos ao mesmo tempo, ela sabe qual é o projeto mais importante vendo qual canal está mais para cima.

Conforme os jogos são concluídos, os canais são arquivados. 

Canal Sala-do-Café

É aqui que a gente vai para simular nossa “sala do café” de um estúdio que possui uma sede física.

Esse canal é usado para falar sobre temas e assuntos que não são relacionadas diretamente ao trabalho.

Os assuntos dessa sala são muito variados, como recomendação de filme, de jogos, matérias e artigos interessantes da internet.

O importante é que a galera consiga compartilhar informações legais com os colegas.

Canal Game-Ideas

Esse canal é essencial no nosso pipeline.

Nós o usamos para enviar possibilidades de ideias para jogos futuros que podem ser produzidos na Minimol Games.

Funciona como um canal de pitch de ideias, onde escrevemos 1 ou 2 linhas de conceito/ideia para um jogo ou mecânica ali.

Ainda podemos elaborar um pouco mais ou adicionar screenshots de outros jogos para a ideia ficar mais clara e depois discutirmos em uma reunião.

Canal Game-Refs

Esse canal sempre é populado por jogos que podem servir de referência para o estúdio.

Quando alguém da equipe esbarra com alguma informação, game ou trailer e sente que aquele jogo possui a mesma linha dos jogos que criamos, adiciona a referência nesse canal.

Assim, o canal Game-Refs funciona como uma espécie de repertório criativo. E podemos aprender muito com essas referências.

Ferramenta para videoconferência

Ferramenta de chamada de vídeo para estúdio de games

Você pode ter imaginado que a ferramenta que usamos para videoconferência é o Slack, já que ela possui essa funcionalidade.

Infelizmente (ou felizmente) isso não é uma verdade.

Mesmo sendo uma ótima ferramenta de comunicação escrita, a nossa experiência com chamadas de vídeo do Slack foram muito ruins.

Tivemos diversos problemas de conexão e nunca conseguimos usar de uma forma decente.

Como fazer chamadas de vídeo é muito importante para nossa empresa remota, optamos por escolher uma ferramenta voltada para nossa necessidade.

Foi então que encontramos o Zoom, uma ferramenta de videoconferência que ficou popularmente conhecida no início de 2020 por causa da pandemia.

O Zoom possui um ótimo design e algumas funcionalidades bem interessantes.

Raramente eu tive problemas com essa ferramenta. Eu a uso praticamente todos os dias (em torno de 10 chamadas por semana).

Só que eu não a uso somente para chamadas de vídeo com o meu time. Também faço chamadas de aulas para com meus alunos da Academia de Produção de Jogos e do Behind The Game.

O Zoom possui 2 funcionalidades muito especiais que me fazem gostar muito dessa ferramenta:

  • Função anotar na tela: quando estamos discutindo em alguma reunião ou aula, temos a possibilidade de compartilhar a tela e usar a “caneta virtual” para rabiscar e circular alguns pontos durante a chamada de vídeo;
  • Função quadro branco (whiteboard): é possível abrir uma tela branca para todos que estão na chamada e escrever o que quiser nesta tela. Já tivemos várias ideias trabalhando nesse workflow.

Com essas 2 funcionalidades, as reuniões de definições dos jogos, de polimento e design ficam muito mais interativas.

E já que falei sobre as reuniões em vídeos que fazemos, deixa eu explicar algumas delas pra você…

Ligações para definição do jogo para empresas de jogos

Reuniões de empresas de games para definir jogos

Pense que você está desenvolvendo um jogo através de uma equipe remota.

E quando você vê, os dois programadores da sua equipe estão programando exatamente a mesma coisa.

Esse tipo de coisa pode acontecer se não houver uma comunicação entre os membros da equipe, 

Por isso é importante ter tudo alinhado e evitar possíveis problemas como esse.

Uma das formas de organizar isso é fazendo reuniões de definições, por exemplo.

Por isso quero compartilhar os 3 tipos de calls que fazemos na Minimol Games.

  • Call Semanal: essa é uma reunião que todos da empresa de games participam. O objetivo é organizar quais são os principais as tarefas da semana. Além disso, todo mundo sabe o que todos estarão fazendo naquela semana;
  • Call de Design: essa é uma call em que o time de game design se reúne para discutir questões de level e game design do jogo que estamos produzindo daquela semana. Essas ligações também podem costumam servir para discutir ideias de jogos futuros;
  • Calls de Polimento: Realizamos essas reuniões quando o jogo que estamos produzindo está perto de ser publicado. Todos da Minimol Games discutimos os mínimos detalhes para aumentar a qualidade do jogo. Essa reunião funciona muito bem porque todos estão ali opinando e tomando decisões sobre os ajustes finos no projeto.

Ferramenta interessante para gerenciamento de projetos

Ferramenta interessante para gerenciamento de projetos nos estúdios de games

Por último, temos a minha nova ferramenta favorita.

Ela se chama Notion.

Essa é uma ferramenta que apenas alguns estúdios usam e ainda é pouco popular.

Ela é muito interessante, pois ela tem 2 funcionalidades ao mesmo tempo:

  1. Gerenciamento de projetos;
  2. Serviço de armazenamento e sincronização de arquivos.

O Notion oferece essas 2 funcionalidades de forma absolutamente inteligente, usando uma estrutura de banco de dados. 

Assim, e permite pegar informações de diferentes tabelas, páginas e criar sistemas organizados e hierárquicos. 

Pode parecer um pouco “assombroso”, mas ela é muito fácil de usar.

E um dos principais benefícios do Notion é a possibilidade de ter diversos arquivos e informações no mesmo lugar.

Hoje usamos o Notion para tudo (menos para comunicação).

Nós arquivamos quase todas as coisas relacionadas aos jogos que estamos produzindo e que já foram finalizados (e estão publicados)..

Lá tem GDDs, Keybord para gerenciar os projetos, informações de projetos passados, gravações das calls, moodboard e até mesmo documentações estratégicas. 

Como ela possibilita subir diversos tipos de arquivos, até as builds nos nossos jogos estão lá.

Apesar do Notion ser uma ferramenta nova para nós, ela melhorou muito nosso pipeline de produção.

Simplesmente porque está tudo no mesmo lugar!

Preparado para usar alguma dessas ferramentas na sua empresa de jogos?

Usar ferramentas na sua empresa de jogos

Apresentei para você 3 ferramentas para empresas de jogos com trabalho remoto.

Espero que elas sirvam de inspiração para você usar no seu estúdio de games.

Me conte aí nos comentários se você conhecia ou não alguma delas…

Me diga também se você utiliza outras ferramentas na sua rotina de desenvolvimento de jogos!

É muito importante que a gente consiga trocar informações para aprender mais sobre o mercado de jogos de forma geral.

Vou ficar esperando para ver quais ferramentas você usa!

Opa,

qual foi a maior sacada que você teve? Conte nos comentários.