Nesse episódio do PDJ Show eu entrevisto o Diel Mormac, que acabou de lançar o jogo Madcap Castle.
Se você pensa ou já pensou em mudar de carreira e trabalhar exclusivamente com jogos, você não pode perder essa entrevista.
O Diel é desenvolvedor web e conversamos bastante sobre a transição dele para trabalhar integralmente com desenvolvimento de jogos.
Assista à entrevista completa para saber:
- De servidores em Tibia ao aprendizado sobre programação para jogos: como Diel Mormac iniciou sua trajetória no desenvolvimento de games
- Criando uma empresa no primeiro da faculdade de Jogos Digitais: a fundação da Jellyhard com os colegas de classe Marcelo Paladino e Ricardo Gaede
- Os desafios em manter a primeira empresa sem nenhuma experiência: da criação de pequenos jogos ao encerramento da Jellyhard
- Como Diel Mormac reiniciou sua carreira após o fracasso da primeira empresa para continuar criando jogos enquanto trabalhava como programador
- Desenvolvendo jogos em game jams: como Diel Mormac ganhou a Bacon Game Jam com o game Madmage Tower
- Criando networking e estabelecendo novas parcerias: como o Madmage Tower se tornou no Madcap Castle com a ajuda de três novos sócios
- Conheça o Madcap Castle, um game do gênero plataforma com puzzles e uma arte retrô inspirada nos jogos para Gameboy
- Aprendendo com erros e acertos: a importância de criar escopos de projetos realistas para o desenvolvimento de jogos
- Como Diel Mormac administra sua rotina e o dinheiro guardado para trabalhar full time no desenvolvimento do Madcap Castle
- A importância de criar contatos e participar da comunidade de desenvolvedores de jogos
- As dicas de Diel Mormac para quem quer migrar para a carreira na indústria de jogos e não sabe por onde começar
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Links mencionados na entrevista
- Site do Madcap Castle
- Jogo: Tibia, para o qual o Diel Mormac criava servidores
- Guia sobre a game engine Game Maker, mencionada por Diel Mormac
- Guia sobre a game engine Unity, mencionada por Diel Mormac na entrevista
- Sobre a game jam Ludum Dare
- Sobre a Gameboy Jam, competição temática para criar jogos para a plataforma
- Sobre a Bacon Game Jam, onde Diel Mormac criou o jogo vencedor da competição, Madmage Tower
- Sobre o meetup Unity Brazil, um dos eventos frequentados por Diel Mormac
- Guia completo sobre Pixel Art, estilo gráfico utilizado no Madcap Castle
- Sobre a Global Game Jam, outra competição da qual Diel Mormac participou
- Sobre o BIG Festival, evento para desenvolvedores indie frequentado por Diel Mormac
- Sobre a BGS, maior feira de games da América Latina
- Demo do jogo Madcap Castle na Steam
- Demo do jogo Madcap Castle na Gamejot
- Sobre a GDBR, comunidade fundada por Diel Mormac para desenvolvedores de jogos
- Portfolio de Guilherme Abel, artista e um dos sócios no desenvolvimento do Madcap Castle
- Soundcloud de Rubens Stephan, sócio e produtor musical do Madcap Castle
- Confira a entrevista com Mauricio Alegretti, membro da equipe de Madcap Castle
Trailer do Madcap Castle
Conclusão
Agora eu gostaria de saber de você: Qual foi a sacada mais importante que você tirou desse episódio do PDJ Show?
E, mais importante: que ação você vai tomar para implementar essa sacada no seu jogo, na sua carreira, ou na sua empresa de jogos?
Importante: compartilhe suas ideias e sacadas dessa entrevista diretamente nos comentários aqui embaixo.
Obrigado por assistir a entrevista e não deixe de compartilhá-la com seus amigos e colegas de trabalho.
Até o próximo PDJ Show,
Raphael Dias
Da Engenharia aos Jogos: Como ele conectou dois mundos distintos
Como ele construiu um estúdio de games nas horas vagas
Aprendizados do desenvolvimento de jogos, com Samuel Ribeiro
Empreendedorismo, Inovação e Liderança com o CEO da Bossa Studios
Opa,
qual foi a maior sacada que você teve? Conte nos comentários.