Testes e desapego são palavras de ordem no dia a dia desses estúdios, que chegam a criar 100 jogos por ano.
Os jogos hiper casuais têm ganhado cada vez mais força no mercado, inclusive contando com estúdios brasileiros na disputa.
Talvez você ainda não tenha ouvido falar nesse modelo de negócio, mas com certeza já esbarrou com um jogo desse nas redes sociais.
Nesse episódio do Behind The Game Podcast eu trouxe o Gabriel Stürmer, que há 3 anos criou um estúdio focado nesse modelo de negócio.
Nós conversamos sobre o modelo de negócio em si, as particularidades do ciclo de produção, como ter sucesso na monetização, sobre parceria com publishers e ainda sobre a sustentabilidade desse modelo.
Assista à entrevista completa para saber
- Como é o modelo de negócio dos jogos hiper casuais;
- Como foi o processo de ser demitido da própria empresa e começar um novo estúdio de games;
- Os desafios da produção do jogo Snow Patrol;
- Quais são as etapas do ciclo de produção de um jogo hiper casual e as formas de monetização desse modelo;
- A diferença entre um jogo casual para um jogo hiper casual;
- O tempo de vida de um jogo hiper casual e métricas importantes para o desenvolvedor estar de olho;
- Como é trabalhar com publishers no modelo hiper casuais e os tipos incentivos financeiros possíveis;
- Quais são as variáveis e como calcular o quanto um jogo hiper casual dá de lucro;
- Discussão sobre a vida útil de um estúdio de jogos hiper casuais.
Escute também pelo iTunes, Google Podcast e se siga o Podcast para não perder os próximos episódios!
Links selecionados desse episódio
- LinkedIn do Gabriel Stürmer
- Site da Clap Clap Games
- Game Founders
- Start-Up Chile
- LinkedIn da Cupcake Entertainment
- Site da Voodoo
- Site da Kwalee
- Jogo do Snow Patrol (não está mais disponível para download)
- Among Us (Jogo)
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Se você também quer começar a desenvolver jogos, eu sempre recomendo começar dos mais simples para ir ganhando experiência. Eu criei um ebook com uma seleção de 16 jogos simples para você ter como uma referência sobre o tipo de jogo que eu acredito ser ideal para quem está começando.
Além disso, também incluí a quantidade de cópias vendidas de cada um desses jogos (dados reais vazados da Steam). Baixe o ebook gratuitamente no botão abaixo:
Da Engenharia aos Jogos: Como ele conectou dois mundos distintos
Como ele construiu um estúdio de games nas horas vagas
Aprendizados do desenvolvimento de jogos, com Samuel Ribeiro
Empreendedorismo, Inovação e Liderança com o CEO da Bossa Studios
Opa,
qual foi a maior sacada que você teve? Conte nos comentários.