Nesse episódio do Behind The Game Podcast eu converso com o Rodrigo Pascoal, do estúdio responsável pelo Retro Machina.
Ele ganhou o prêmio de melhor jogo brasileiro de 2021 pelo Big Festival e o Rodrigo compartilhou vários aprendizados sobre os 3 anos de produção e desafios de criar esse jogo.
Nós conversamos sobre a estratégia de criação de demo, coleta de feedbacks, a decisão de buscar uma publisher, desafios de lançar em várias plataformas e muito mais.
O Rodrigo compartilhou vários aprendizados valiosos para qualquer pessoa que está pensando em criar seu primeiro jogo, então não deixe de assistir.
Assista à entrevista completa para saber
- Quais foram as inspirações para o jogo Retro Machina;
- A experiência de criar jogos para celular antes do Retro Machina;
- O início da produção do Retro Machina, que durou 3 anos;
- A criação de uma demo e coleta de primeiros feedbacks de jogadores e empresas;
- Lições para quando for buscar outros jogos como inspiração e referência;
- A decisão de fechar contrato com uma publisher para conseguir terminar o jogo;
- Algumas lições e aprendizados ao publicar um jogo depois de muito tempo de produção;
- Os desafios de lançar o jogo em várias plataformas ao mesmo tempo sendo um estúdio pequeno.
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Links selecionados desse episódio
- Links para o Retro Machina
- Site da Orbit Studios
- LinkedIn do Rodrigo Pascoal
- Portólio do Rodrigo Pascoal
- Perfect Portion na Google Play
- Site da Supergiant Games (Estúdio de games)
Jogos mencionados
- Site do Final Fantasy
- Dandy Ace na Steam
- Site do Zelda
- CHRONO TRIGGER na Steam
- Bastion na Steam
- Machinarium na Steam
- Site do Super Mario Odyssey
- Brothers – A Tale of Two Sons na Steam
- Hades na Steam
- Raji: An Ancient Epic na Steam
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- Dandy Ace: criando e lançando um jogo de sucesso
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Se você também quer começar a desenvolver jogos, eu sempre recomendo começar dos mais simples para ir ganhando experiência. Eu criei um ebook com uma seleção de 16 jogos simples para você ter como uma referência sobre o tipo de jogo que eu acredito ser ideal para quem está começando.
Além disso, também incluí a quantidade de cópias vendidas de cada um desses jogos (dados reais vazados da Steam). Baixe o ebook gratuitamente no botão abaixo:
Da Engenharia aos Jogos: Como ele conectou dois mundos distintos
Como ele construiu um estúdio de games nas horas vagas
Aprendizados do desenvolvimento de jogos, com Samuel Ribeiro
Empreendedorismo, Inovação e Liderança com o CEO da Bossa Studios
Opa,
qual foi a maior sacada que você teve? Conte nos comentários.