Você já pensou em desenvolver jogos autorais? E desenvolver praticamente sozinho, sem equipe? Fácil não é, mas hoje vou te apresentar uma pessoa que consegue ter sucesso nessa empreitada.
Nesse novo episódio do podcast eu trouxe o desenvolvedor indie Walter Machado. A história do Walter é super interessante porque ele atuava como cirurgião dentista e hoje trabalha exclusivamente com jogos e praticamente sozinho.
O Walter participou do podcast #30 e na época as discussões ao redor desse episódio foram muito interessantes. Agora, um pouco mais de 2 anos depois, eu trouxe o Walter de volta para ele contar o que mudou nesse período e o que ele anda fazendo.
Nesse episódio ele compartilha bastante o seu modo de pensar o desenvolvimento dos seus jogos e acredito que possa servir de grande reflexão para quem quer se tornar um desenvolvedor independente.
Assista à entrevista completa para saber
- Os novos projetos do Walter desde o último episódio do podcast em 2016
- O processo de produção para jogos curtos
- Como as modificações da Steam afetam as vendas
- Aproveitando a estratégia de venda por bundles
- Fazendo jogos melhores com o custo de produção menor
- Uma abordagem para continuar se mantendo relevante no mercado e inovando
- A importância de adicionar o tempo de descompressão no custo do jogo
- A opinião do Walter para ter sucesso de venda na Steam atualmente
- A relação entre os jogos criados e público que já está formado
- Diferentes estratégias de produção para os diferentes modelos de negócio
- Walter explica como é o próximo jogo que está criando
- Como minimizar o custo de produção através da busca por referências
- A decisão de criar um projeto de preço maior
- Sobre ter fãs que compram os novos projetos que você cria
- Como ele avalia se um projeto precisa acabar ou não
- Sobre desfragmentar o projeto para aproveitar o que está funcionando e descartar o resto
- As ferramentas que o Walter utiliza no dia a dia
- A importância de manter um custo de produção baixo para um desenvolvedor independente
- Uma forma de otimizar o custo de produção através de compartilhamento de tecnologia
- 5 dicas para desenvolvedores independentes
- Como criar um briefing efetivo
- Alguns pontos para pensar antes de entrar em early access na STEAM
Podcast: Play in new window | Download
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Links selecionados desse episódio
- Episódio anterior com o Walter
- Jogos do Walter na Steam
- Steam
- Fanatical
- Howling Banshee, do Warhammer 40k
- Fury, do Darksiders
- Warcraft
- Warhammer
- Nuclear Throne
- FL Studio
- Black Ink
- Unlead PhotoOmpact
- Gamemaker
- Unreal
- Fiverr
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Agora eu gostaria de ouvir de você: Qual foi a sacada mais importante que você tirou desse episódio?
Mais importante: qual ação você vai tomar para implementar essa sacada no seu jogo, na sua carreira, ou na sua empresa de jogos?
E se você quer criar jogos simples e com potencial de lucro, você precisa conhecer jogos semelhantes que tiveram boas vendas na Steam.
Para isso, eu criei um ebook com uma seleção de 16 jogos simples e interessantes que você poderia ter feito em poucas semanas.
Além dos jogos, também incluí a quantidade de cópias vendidas de cada um desses jogos (dados reais vazados da Steam). Faça o download do ebook gratuitamente no botão abaixo:
Da Engenharia aos Jogos: Como ele conectou dois mundos distintos
Como ele construiu um estúdio de games nas horas vagas
Aprendizados do desenvolvimento de jogos, com Samuel Ribeiro
Empreendedorismo, Inovação e Liderança com o CEO da Bossa Studios
Opa,
qual foi a maior sacada que você teve? Conte nos comentários.