Como conquistar seus maiores objetivos em 2018

0 Flares 0 Flares ×

Eu acredito que boas perguntas fazem bons anos. Então eu quero começar o ano de 2018 com uma pergunta para você:

O que separa as pessoas que conquistam seus objetivos daquelas que ficam apenas sonhando com uma vida melhor?

Isso foi algo que sempre me perguntei.

Eu sempre tive sonhos altos, desde criança. Mas como tornar esses sonhos realidade? Ou melhor: como ter metas a serem conquistadas em vez de sonhos que ficam para sempre na imaginação?

Eu me fiz essa pergunta pela primeira vez quando eu tinha 13 anos.

Na época eu lia várias biografias de campeões mundiais de xadrez e muitos deles possuíam doutorado em outras profissões como matemática ou alguma engenharia.

Por algum motivo, aquele “Dr.” antes dos nomes daqueles que tinha doutorado me chamou atenção.

Foi aí que eu pesquisei a respeito do significado daquilo e coloquei na minha cabeça que faria doutorado. Eu ainda não fazia ideia em qual área me especializaria, mas a meta estava definida.

Ainda com 13 anos, planejei como faria para terminar o doutorado o mais rápido possível: eu deveria entrar na faculdade com 16 anos, no mestrado com 20, no doutorado com 22 e terminar o doutorado com 26 anos.

Quando eu contei isso para meus pais, que nem faculdade tinham, eles não sabiam se me incentivavam ou tentavam fazer eu cair na real.

Mas na minha cabeça inocente de 13 anos, terminar o doutorado com 26 anos não era um simples sonho… era algo praticamente inevitável. Eu estava disposto a sacrificar tantas coisas para alcançar esse objetivo, que eu não enxergava a possibilidade de não conseguir.

No fim das contas eu terminei sim o doutorado em Física com 26 anos. Eu precisei improvisar no meio do caminho (atrasei um semestre na faculdade, mas consegui pular o mestrado), mas deu certo.

Nessa longa jornada de 13 anos – entre decidir que queria fazer doutorado e conquistar meu título de doutor –  eu aprendi algumas importantes lições que me permitiram alcançar novos objetivos ano após ano.

Hoje eu quero compartilhar com você algumas dessas lições e te mostrar porque elas são fundamentais para quem quer trabalhar numa indústria tão nova e vibrante como a de games.

Lição #1: Tenha metas, não tenha sonhos

Essa foi uma ideia que foi consolidando na minha cabeça com o passar dos anos. Hoje eu posso dizer que não tenho absolutamente nenhum sonho.

Ou eu tenho uma meta e estou trabalhando para alcançá-la, ou nem penso no assunto.

Eu entendi que ficar apenas sonhando, sem estar ativamente buscando formas de transformar o objetivo em realidade, apenas ocupa a cabeça e não traz resultado algum.

Quem não conhece alguém que fica sonhando em “mudar de carreira” ou ter um “emprego perfeito” mas pouco faz para tornar aquele sonho realidade?

Então a primeira lição é essa: transforme seus sonhos em metas claras, com datas para serem alcançadas e um planejamento para torná-las realidade.

Como já dizia o Mestre Yoda: “Faça ou não faça. Tentativa não há“.

Lição #2: Tenha um plano de ação

Com suas metas definidas, o próximo passo é traçar um plano de ação para conquistá-las.

Para isso, eu recomendo que você planeje sempre de trás pra frente. Comece da sua meta e volte no tempo para definir quais ações você precisa tomar em cada etapa.

Você já faz esse tipo de planejamento no dia a dia, concorda?

Suponha que você queira sair para jantar às 20h.

Para isso, você precisa estar pronto às 19:55h e verificar se está levando tudo que precisa.

Para estar pronto às 19:55h, talvez você precise entrar no banho às 19:00h.

Para entrar no banho às 19:00h, você precisa se certificar que a roupa que usará para sair já está lavada e passada.

E assim por diante… acho que você já pegou a ideia.

Para alcançar uma meta, trabalhe sempre de trás pra frente. Comece da meta e vá voltando no tempo para mapear as ações que você precisa tomar em cada etapa.

Aprender a transformar suas metas em uma sequência de ações é uma parte fundamental para conquistar seus objetivos (por isso eu vou te dar um passo-a-passo para entrar no mercado de games na aula de amanhã!)

Lição #3: Comprometa-se e execute

Com sua meta definida e plano de ação traçado, agora só resta executá-lo.

Fácil, não? É claro que não. Essa provavelmente é a parte mais difícil de todas.

É a parte que procrastinamos, nos falta motivação, duvidamos das nossas capacidades e pensamos continuamente em desistir.

Para superar todos esses obstáculos, busque estar com pessoas com os mesmos objetivos que você (para que vocês apoiem-se uns nos outros) e consiga algum tipo de mentoria com alguém com mais experiência que você.

Esses dois fatores podem ser a diferença entre conquistar grandes objetivos e morrer na praia.

E se você pensa em trabalhar com games ou seguir carreira nessa área, eu preparei um material para te ajudar nisso:

Plano de Ação para você entrar no mercado de games

Neste PDF, você vai encontrar informações para:

  • Identificar em qual estágio você está agora e quais são os próximos passos da sua jornada;
  • Descobrir o que fazer para realizar seu sonho de trabalhar com jogos – mesmo que você não faça ideia por onde começar;
  • Não perder mais 1 dia sem saber por onde começar ou como progredir na sua carreira – isso pode te custar meses, anos ou até mesmo fazer você desistir de trabalhar com o que realmente ama.

Baixe gratuitamente a cópia do Plano de Ação colocando seu nome e email abaixo – e saiba os próximos passos para realizar seu sonho de trabalhar com jogos:

Sim, envie pra mim o Plano de Ação!