Entrevistas

Criando personagens para Darksouls, Bloodborne e Ryse, com Eduardo Mosena

Criando personagens para Darksouls, Bloodborne e Ryse, com Eduardo Mosena

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Se você quer trabalhar com arte para games, esse novo episódio do podcast é pra você.

Nele eu conversei com o Eduardo Mosena, que atualmente trabalha como Chief Character Artist (ou seja, ele é o chefão de criação de personagem), na Square Enix.

A gente conversou sobre a trajetória dele saindo de São Paulo até chegar nesse ponto de sucesso da carreira no Japão. Antes da Square Enix, ele trabalhou na FromSoftware criando personagens para DarkSouls 3 e Bloodborne e também trabalhou na Crytek dentre outros lugares.

Além disso, esse episódio ele dá várias dicas tanto para quem quer começar na área de arte pra jogos quanto para quem já começou e está tentando crescer nessa carreira!

Assista à entrevista completa para saber

  • Como Eduardo foi trabalhar no Japão criando personagens para jogos
  • Como ele decidiu trabalhar jogos e começou estudar ainda no Brasil
  • Por que ele decidiu sair do curso de Design de Jogos para entrar num curso de Artes Visuais
  • Um pouco da experiência na Vancouver Film School e a dificuldade de arrumar emprego por não ter o visto canadense
  • Como conseguiu um emprego na Crytek, criadora do Farcry, Crysis, Ryse, entre outros
  • A adaptação após ir pro Japão trabalhar na FromSoftware
  • Como foi a experiência de dar um Workshop para artistas do Final Fantasy
  • Sobre networking na indústria de jogos e dica para quem quer entrar na indústria
  • Ferramentas e técnicas para mandar bem hoje na indústria como artista em jogos AAA
  • Dicas para os iniciantes como artista 3D e modeladores
  • As inspirações de design
  • Fracassos que ele enfrentou e que o ajudaram a crescer

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Agora eu gostaria de ouvir de você: Qual foi a sacada mais importante que você tirou desse episódio?

E, mais importante, que ação você vai tomar para implementar essa sacada no seu jogo, na sua carreira, ou na sua empresa de jogos?

E se você tem interesse em criar jogos que sejam lucrativos, eu preparei um ebook com uma seleção de 16 jogos que estão na Steam que você poderia ter criado em poucas semanas.

Nesse ebook, também incluí a quantidade de cópias vendidas de cada um desses jogos (dados reais vazados da Steam). Faça o download gratuitamente no botão abaixo:

Opa,

qual foi a maior sacada que você teve? Conte nos comentários.