Nesse episódio eu conversei com o Fernando Chamis, co-fundador da Webcore Games.
O Fernando tem uma trajetória de mais de 10 anos empreendendo com games no Brasil e participou de diversos projetos muito interessantes.
Nós conversamos sobre como manter um estúdio de jogos sustentável há tanto tempo, o papel de parcerias e networking, tendências de mercado e diferentes modelos de negócio.
Esse é um episódio imperdível para quem está pensando em começar o próprio estúdio ou para quem já empreende com jogos!
Assista à entrevista completa para saber
- Como foi o processo de abrir uma empresa sem experiência de gestão e depois abrir um estúdio de games pensando nas oportunidades de negócios;
- O que foi mais relevante para garantir a sustentabilidade nos seus projetos de modo a manter um funcionando há mais de 10 anos;
- As diferentes formas de gerenciar uma empresa de jogos e pontos positivos e negativos;
- A importância de parcerias e networking no mercado;
- Possíveis tendências para o mundo dos games tanto mundial e como nacional;
- Projeções de como o mercado vai se adaptar ao modelo on demand;
- Discussão sobre o que será mais relevante para o mercado brasileiro nos próximos passos.
Escute também pelo iTunes, Google Podcast e se siga o Podcast para não perder os próximos episódios!
Links selecionados desse episódio
- LinkedIn do Fernando
- Site da Webcore
- Site da Webcore Game
- LinkedIn da Insolita Studios
- LinkedIn da Kindguru Studios
- Big Festival
- Site da Steam
- Site da Aquiris
- Site da Fantasy Flight Games
- Turma do Chico Bento (jogo)
- Site da Level Up Games
- My Night Job (jogo)
- Starlit Adventures (jogo)
- Site da Rockhead Games
- Episódio com Christian Lykawka, da Rockhead
- Timo The Game (jogo)
- Site da Schell Games
- Perennial Seller: The Art of Making and Marketing Work that Lasts (livro)
- Hello Kitty – Activities for kids (jogo)
- Episódio com Matheus Vivian, da Hermit Crab
- Site da Gameloft
- Site da Unreal Engine
- Site da Unity
- Papers, Please (jogo)
- Site da Wildlife Studios
- Site da Behold Studios
Posts relacionados e recomendados
- Jogos Free to Play e Carreira Executiva em Games
- Empreendedorismo, Game Founders e jogos Free to Play: a história da Plug & Boom
- Jogos hiper casuais: como ter sucesso na monetização
E se você quer criar jogos simples e com potencial de lucro, você precisa conhecer jogos semelhantes que tiveram boas vendas na Steam.
Para isso, eu criei um ebook com uma seleção de 16 jogos simples e interessantes que você poderia ter feito em poucas semanas.
Além dos jogos, também incluí a quantidade de cópias vendidas de cada um desses jogos (dados reais vazados da Steam). Faça o download do ebook gratuitamente no botão abaixo:
Da Engenharia aos Jogos: Como ele conectou dois mundos distintos
Como ele construiu um estúdio de games nas horas vagas
Aprendizados do desenvolvimento de jogos, com Samuel Ribeiro
Empreendedorismo, Inovação e Liderança com o CEO da Bossa Studios
Opa,
qual foi a maior sacada que você teve? Conte nos comentários.