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GameMaker: Studio (o guia completo do iniciante)

GameMaker: Studio (o guia completo do iniciante)

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Uma das game engines mais indicadas para quem está começando a desenvolver jogos próprios é a Game Maker.

Com uma interface simples, o Game Maker fornece uma abordagem eficiente e intuitiva para o desenvolvimento de jogos.

Ele já vem com tudo que você precisa para lidar com fontes, texturas, sons e músicas, assim como qualquer outra coisa que você possa precisar para o desenvolvimentos dos seus jogos.

Tudo isso com um sistema de “arraste-e-solte” para agilizar e tornar ainda mais intuitivo sua interação com a ferramenta. Com o Game Maker: Studio você poderá criar jogos digitais de qualidade mesmo sem ter conhecimento de programação.

Se você, por outro lado, já é um programador iniciante ou experiente, o Game Maker também é pra você: usando a linguagem Game Maker Language, você pode controlar todos os detalhes da produção dos seus jogos (Física, interação entre objetos, partículas, estruturação de dados, entre outros).

E, claro, se beneficiar das facilidades fornecidas pela ferramenta para não precisar “reinventar a roda” toda vez que começar um novo jogo.

Se você quer fazer um jogo divertido e bem-sucedido, é muito importante que ele seja livre de erros (os chamados “bugs“).

Para te ajudar a deixar seu jogo livre de erros, o Game Maker conta com uma opção chamada debugging mode. Quando operando em debugging mode, o Game Maker lhe dá acesso a uma série de funções para debugging que mostram mensagens para ajudar a identificar os possíveis erros.

Testar o jogo na plataforma alvo do jogo é essencial para garantir uma experiência divertida por parte do jogador. Esses testes são particularmente importantes se você estiver fazendo um jogo para celulares e tablets; é comum que vários erros só apareçam quando de fato testamos na plataforma alvo do jogo.

O Game maker lhe permite testar seus jogos diretamente na plataforma alvo (celulares ou tablets, por exemplo) sem precisar criar um arquivo executável ou mesmo instalar o jogo no dispositivo: basta escolher a plataforma alvo e o Game Maker cuidará do resto para você.

Continue lendo esse artigo para saber mais sobre:

  • Para quais plataformas o GameMaker pode fazer jogos;
  • Em quais lojas você pode comercializar jogos feitos com GameMaker;
  • Algumas das funções mais interessantes da ferramenta;
  • 5 estórias de sucesso de jogos feitos com GameMaker.

Faça o jogo uma vez e exporte para múltiplas plataformas

Com o Game Maker você pode fazer um jogo apenas uma vez e exportá-lo para um número enorme de plataformas. Faço questão de começar essa seção com uma lista de todas as plataformas para as quais você pode desenvolver usando o Game Maker, então aqui vai:

  1. iOS;
  2. Android;
  3. Windows Phone;
  4. Tizen;
  5. HTML5;
  6. Windows 7;
  7. Windows 8;
  8. Mac OS;
  9. Ubuntu Linux;
  10. Android.

Incrível, não? Isso quer dizer que usando o GameMaker você pode vender seu jogo em várias lojas digitais, que atuam no mundo inteiro. Alguns exemplos de lojas virtuais são:

  1. iOS App Store;
  2. Google Play;
  3. Amazon App Store;
  4. NOOK;
  5. Windows Store;
  6. Windows Phone Store;
  7. Steam;
  8. Tizen Store;
  9. Facebook;
  10. Chrome Web Store;
  11. Mac Store;
  12. Firefox Marketplace;

Entre outras! (Claro que para vender nessas lojas você precisa se tornar um desenvolvedor autorizado dessas empresas)

As versões mais básicas da licença do GameMaker te permite exportar apenas para Windows, Windows 8 e Mac OS. Com certeza isso já é mais que o suficiente para que você possa desenvolver um jogo e comercializa-lo.

Mesmo com a versão grátis do GameMaker, você tem a oportunidade de vender seu jogo em duas das maiores lojas virtuais de jogos do mundo: a Windows Store e a Mac Store.

Se o seu jogo for divertido e render algumas poucas centenas de reais, você pode investir em comprar a licença para exportar o seu jogo para outras plataformas também. Na tabela abaixo (fornecida no site da empresa que faz o GameMaker) você pode ver todos os preços e opções de licença (clique na figura para aumentá-la):

Anuncie, analise estatísticas e engaje o jogador de forma simples e fácil com GameMaker

O GameMaker Professional conta com uma série de opções chamada Developer Services, que fornece soluções para monetizar e analisar estatísticas dos seus jogos.

Para ajudar a rentabilizar o seu jogo com anúncios, o GameMaker facilita a configuração de diversos tipos de anúncios diferentes.

Com um sistema simples para selecionar opções de anúncios, o GameMaker Professional te permite se concentrar em fazer um jogo divertido, em vez de perder tempo configurando corretamente os anúncios.

Dê uma olhada abaixo nas empresas de anúncios que o GameMaker Professional suporta:

  1. Supersonic ads;
  2. MoPub;
  3. InMobi;
  4. AdColony;
  5. Millennial Media;
  6. iAds;
  7. PlayHaven.

Além disso, o GameMaker Professional também lhe possibilita configurar de maneira simples In-App Purchases, ou seja, as compras feitas dentro do jogo.

In-App Purchaces são muito boas em aumentar o lucro do seu jogo, pois lhe permite implementar o sistema de monetização conhecido como Freemium, onde o jogo (com limitações) é distribuído gratuitamente e o usuário efetua compras dentro dos jogos para retirar essas limitações (aumentar o número de fases, comprar moeda virtual do jogo, etc)

Você pode configurar In-App Purchases no seu jogo usando o iOS iAP (exclusivo para celulares e tablets da Apple), Google Play IAP e o Amazon App Store IAP.

O GameMaker Professional também lhe permite configurar serviços que analisam os dados do seus jogos com grande facilidade. Você vai ficar sabendo como o jogador interage com seu jogo, quanto tempo jogam por dia, quantos jogadores ativos existem, entre outras coisas! Esse tipo de informação é essencial para melhorar a qualidade de um jogo.

Atualmente o GameMaker Professional fornece uma solução de integração simples para dois desses serviços: o Flurry (usado em mais de 350 mil aplicativos!) e o Google Analytics.

Cinco estórias de sucesso com GameMaker

Nessa seção vou mostrar para vocês como é possível fazer jogos de sucesso usando o GameMaker. Essas são estórias de pessoas que se dedicaram muito e conseguiram alcançar um enorme sucesso com seus jogos feitos usando o GameMaker.

1. Out There Somewhere

OutThereSomewhere1

Decidi começar com esse incrível jogo brasileiro, feito pelo estúdio MiniBoss. Em Out There Somewhere você controla um astronauta chamado Yuri que está preso num mundo cheio de desafios e deve soluciona-los usando uma arma de teleporte.

Você pode baixar Out There Somewhere (para Windows) clicando aqui ou comprar o jogo clicando aqui.

2. Gunpoint

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Em 2010, Tom Francis decidiu usar o GameMaker para conseguir fazer um jogo mesmo sem saber muito sobre programação.  Nas palavras do próprio Tom:

“Eu queria ver se, com pouco tempo disponível, pouco talento e nenhuma experiência, eu poderia fazer um jogo” Tom Francis, sobre ter escolhido GameMaker para fazer seu jogo Gunpoint

Três anos depois Tom Frances lançou seu jogo chamado Gunpoint. O sucesso do jogo foi tão grande que Tom largou seu emprego pouco tempo depois para trabalhar exclusivamente com desenvolvimento de jogos.

3. Battleships Forever

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Sean Chan trabalhou por dois anos no seu jogo feito com GameMaker chamado Battleships Forever, que chegou a ser nomeado do Indie Game Festival (IGF), um dos maiores festivais de jogos do mundo. Segundo Chan, foi seu trabalho em Battleships Forever que o preparou para trabalhar como um game designer.

Com a indicação do seu jogo para o IGF, Sean Chan conseguiu um emprego numa empresa de desenvolvimento de jogos reconhecida mundialmente, a Bungie.

4. Matthew Bowden

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Trabalhando de casa, o editor do blog do GameMaker faz jogos e os distribui online. Matthew ganha atualmente entre US$ 2.000,00 e US$14.000,00 por mês vendendo divinalmente seus jogos. Em 2014 ele pretende ganhar um total de US$ 100,000,00! Tomara que ele consiga!

5. Elias Viglione

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Elias faz vários jogos para a plataforma Android. Em janeiro de 2013, os seus jogos já tinha sido instalados em dispositivos Android 184.389 vezes, o que é o suficiente para que Elias consiga viver usando apenas o dinheiro que ganha com seus jogos.

Segundo ele, 70% do seu rendimento vem de anúncios em jogos e 30% vem das In-App Purchases.

 

Corra e aproveite a promoção!

Até 02 de março GameMaker Studio: Standard estará disponível gratuitamente (o preço normal é de 50 dólares) para download! Além disso, a versão profissional do GameMaker, que normalmente custa 100 dólares, estará disponível por apenas 35 dólares.

Essa é imperdível!

Para participar da promoção da versão profissional, basta fazer o download gratuito do GameMaker: Studio Standard e seguir as intrusões no software. Se você já possui o GameMaker: Studio Standard, basta usar a chave da sua licença na hora de comprar GameMaker Professional no site.

Então não perca tempo, entre no site clicando no link abaixo e aproveite a promoção!

Clique aqui para baixar o GameMaker Studio (apenas para windows)

Clique aqui para comprar a versão Profissional

Conclusão

Nesse artigo eu falei de algumas das vantagens de usar o GameMaker no desenvolvimento de jogos. Essa ferramenta pode ser de grande ajuda principalmente (mas não exclusivamente!) para iniciantes ou pessoas com um menor conhecimento (ou interesse) em programação, como artistas, por exemplo.

Mostrei também 5 estórias de sucesso de pessoas incríveis que conseguiram alcançar o sucesso com seus jogos feitos com o GameMaker.

Então, você está esperando o que? Entre logo no site clicando aqui, baixe sua versão de GameMaker e comece a fazer seus jogos hoje mesmo!

E se você está em dúvida se a GameMaker é a melhor engine para você, eu recomendo a leitura do artigo abaixo, sobre como escolher um bom programa para criar jogos:

Para saber mais sobre outras game engines, confira os links abaixo.

Se você também quer começar a desenvolver jogos, eu sempre recomendo começar dos mais simples para ir ganhando experiência. Eu criei um ebook com uma seleção de 16 jogos simples para você ter como uma referência sobre o tipo de jogo que eu acredito ser ideal para quem está começando.

Além disso, também incluí a quantidade de cópias vendidas de cada um desses jogos (dados reais vazados da Steam). Baixe o ebook gratuitamente no botão abaixo:

Opa,

qual foi a maior sacada que você teve? Conte nos comentários.