50.000 cópias por mês na STEAM e bundles

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Você já pensou em desenvolver jogos autorais? E desenvolver praticamente sozinho, sem equipe? Fácil não é, mas hoje vou te apresentar uma pessoa que consegue ter sucesso nessa empreitada.

Nesse novo episódio do podcast eu trouxe o desenvolvedor indie Walter Machado. A história do Walter é super interessante porque ele atuava como cirurgião dentista e hoje trabalha exclusivamente com jogos e praticamente sozinho.

O Walter participou do podcast #30 e na época as discussões ao redor desse episódio foram muito interessantes. Agora, um pouco mais de 2 anos depois, eu trouxe o Walter de volta para ele contar o que mudou nesse período e o que ele anda fazendo.

Nesse episódio ele compartilha bastante o seu modo de pensar o desenvolvimento dos seus jogos e acredito que possa servir de grande reflexão para quem quer se tornar um desenvolvedor independente.

Assista à entrevista completa para saber

  • Os novos projetos do Walter desde o último episódio do podcast em 2016
  • O processo de produção para jogos curtos
  • Como as modificações da Steam afetam as vendas
  • Aproveitando a estratégia de venda por bundles
  • Fazendo jogos melhores com o custo de produção menor
  • Uma abordagem para continuar se mantendo relevante no mercado e inovando
  • A importância de adicionar o tempo de descompressão no custo do jogo
  • A opinião do Walter para ter sucesso de venda na Steam atualmente
  • A relação entre os jogos criados e público que já está formado
  • Diferentes estratégias de produção para os diferentes modelos de negócio
  • Walter explica como é o próximo jogo que está criando
  • Como minimizar o custo de produção através da busca por referências
  • A decisão de criar um projeto de preço maior
  • Sobre ter fãs que compram os novos projetos que você cria
  • Como ele avalia se um projeto precisa acabar ou não
  • Sobre desfragmentar o projeto para aproveitar o que está funcionando e descartar o resto
  • As ferramentas que o Walter utiliza no dia a dia
  • A importância de manter um custo de produção baixo para um desenvolvedor independente
  • Uma forma de otimizar o custo de produção através de compartilhamento de tecnologia
  • 5 dicas para desenvolvedores independentes
  • Como criar um briefing efetivo
  • Alguns pontos para pensar antes de entrar em early access na STEAM

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Agora eu gostaria de ouvir de você: Qual foi a sacada mais importante que você tirou desse episódio?

E, mais importante, que ação você vai tomar para implementar essa sacada no seu jogo, na sua carreira, ou na sua empresa de jogos?

Importante: Compartilhe suas ideias e sacadas dessa entrevista diretamente nos comentários abaixo.

Obrigado por assistir e compartilhe com seus amigos que você acha que precisam escutar esse episódio!

Até o próximo,

Raphael