Se você está desenvolvendo um jogo e ainda não sabe por onde começar com a parte de áudio, esse episódio do podcast pode te ajudar.
Nele eu falo com o Thiago Adamo, compositor e Sound Designer de jogos que já participou de diversas produções de sucesso tanto para console, PC e mobile.
Nessa conversa o Thiago deu dicas valiosas tanto para os desenvolvedores que querem entender como funciona a parte de áudio nos games para contratar um profissional e também para quem é músico e tem interesse em trabalhar nessa área.
Assista à entrevista completa para saber
- A evolução da carreira em áudio para games: a história da indústria desde os anos 90 até os dias atuais
- Os diversos papéis e a importância do profissional de áudio em projetos de desenvolvimento de games
- Criando o áudio de seu jogo de forma inteligente: o que é preciso considerar ao recrutar um profissional de áudio para games
- Os conhecimentos mínimos para quem vai contratar um profissional para desenvolver a trilha de seu jogo
- O que é preciso para seguir carreira em áudio para games
- Foco na experiência do jogador: a importância de criar uma trilha sonora balanceada e consistente para aumentar a imersão
- Quais ferramentas e conceitos são importantes para aprender sobre música para jogos
- Os projetos atuais de Thiago Adamo como profissional e como diretor de áudio na Bitten Toast
- Os cuidados que precisam ser tomados com o áudio ao portar seu jogo para novas plataformas
- Gerenciando o tempo: quanto tempo é preciso para compor a trilha sonora de um game
- Como saber quando vale a pena contratar um profissional para fazer áudio para jogos e como pesquisar preços desse tipo de serviço
- Próximos passos no desenvolvimento do Garden Paws e Gravity Heroes e os projetos futuros de Thiago Adamo
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Links selecionados desse episódio
- Site do Thiago Adamo
- Spotify do Thiago Adamo
- Site da Bitten Toast Games
- Game Audio Academy
- Journey, jogo
- Super Meat Boy, jogo
- Celeste, jogo
- Bastion, jogo
- Garden Paws, jogo
- Blazing Chrome, jogo
- What the Box?, jogo
- Rocket Fist, jogo
- Gravity Heroes, jogo
- Trailer do jogo: Vigilant Ranger
- Trailer do jogo: Monowheels VR
- Eternity, jogo
- Fmod Studio, ferramenta de áudio para jogos
- Wwise, ferramenta de áudio para jogos
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Agora eu gostaria de ouvir de você: Qual foi a sacada mais importante que você tirou desse episódio?
Mais importante: qual ação você vai tomar para implementar essa sacada no seu jogo, na sua carreira, ou na sua empresa de jogos?
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Da Engenharia aos Jogos: Como ele conectou dois mundos distintos
Como ele construiu um estúdio de games nas horas vagas
Aprendizados do desenvolvimento de jogos, com Samuel Ribeiro
Empreendedorismo, Inovação e Liderança com o CEO da Bossa Studios
Opa,
qual foi a maior sacada que você teve? Conte nos comentários.