Nesse 1º episódio do Behind The Game Podcast vamos conversar sobre como se manter motivado durante a carreira como desenvolvedor de jogos.
Seja você um desenvolvedor começando a criar jogos agora, que tem outro trabalho e desenvolve no tempo livre ou mesmo se você já trabalha full time com jogos, certamente aparecem vários desafios no caminho e é preciso se manter firme no propósito de criar games.
Para enriquecer esse papo, eu trouxe trouxe 3 desenvolvedores com o objetivo de fazer essa troca ser mais valiosa pra você: Aislan Tinoco da Yaw Studios, Julio Alvarez da Virtual Arts Studio e Marcio Gastaldello da Mens Sana Interactive.
Assista à entrevista completa para saber
- Qual foi a motivação inicial para começar a trabalhar no mercado de games.
- O que te mantem motivado hoje para continuar fazendo jogos.
- A importancia e terminar o jogo: a satisfação de entregar ele e ver pessoas do mundo todo dando o feedback.
- Como lidar com as critícas negativas sem se desmotivar.
- A importancia de criar uma rotina para manter a motivação e ter o entendimento do porque você está fazendo o jogo.
- Porque é necessário alinhar os seus planos com as pessoas que estão com você, seja esposa, marido ou pais.
- Como conseguir pequenas vitórias de forma frequentes de modo a continuar motivado.
- Como dar picos de motivação durante o dia-dia ou durante a semana e lidar de boa forma com a procrastinação.
- A liberdade que trabalhar com jogos te dá e como começar um projeto mesmo com pouca estrutura.
- Como retomar aos trilhos quando algo dá errado.
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Links selecionados desse episódio
Página do Studio do Marcio na Steam (Mens Sana Interactive)
Página do Studio do Aislan na Steam (YAW Studios)
Página do Studio Julio na Steam (Virtual Arts Studio)
How Buddy’s parents met – a jigsaw puzzle tale
War Solution – Casual Math Game
Darkness Maze Cube – Hardcore Puzzle Game
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Se você também quer começar a desenvolver jogos, eu sempre recomendo começar dos mais simples para ir ganhando experiência. Eu criei um ebook com uma seleção de 16 jogos simples para você ter como uma referência sobre o tipo de jogo que eu acredito ser ideal para quem está começando.
Além disso, também incluí a quantidade de cópias vendidas de cada um desses jogos (dados reais vazados da Steam). Baixe o ebook gratuitamente no botão abaixo:
Da Engenharia aos Jogos: Como ele conectou dois mundos distintos
Empreendedorismo, Inovação e Liderança com o CEO da Bossa Studios
Lead Producer na Bioware: carreira e dia a dia no trabalho
Reverie Knights Tactics: da ideia ao lançamento
Opa,
qual foi a maior sacada que você teve? Conte nos comentários.