DESENVOLVA JOGOS

Você é velho demais para criar jogos?

Você é velho demais para criar jogos?

Será que existe idade para desenvolver jogos? É possível ser “velho demais” para iniciar no desenvolvimento de games? Para quem hoje tem mais de 35 anos, tornar-se desenvolvedor de jogos era uma opção quase impossível de ser escolhida no início da carreira. Então, aquele sonho de trabalhar com games acabou ficando em segundo plano e muitas pessoas optaram por estudar Engenharia, Ciência da Computação, Design Gráfico, entre outras áreas. No entanto, nos últimos 10 anos muitas coisas mudaram. Hoje existem dezenas de cursos superiores de jogos Continue lendo

3 fatores que te impedem de finalizar seu jogo (e o que fazer para superá-los)

3 fatores que te impedem de finalizar seu jogo (e o que fazer para superá-los)

Quantos projetos você tem “na gaveta” nesse momento? Quantos projetos você já começou com aquela sensação de “É isso! esse jogo vai ser foda!” e acabou abandonando algumas semanas ou meses depois? Quando começamos algo novo, a nossa motivação está no topo e nos sentimos extremamente engajados e comprometidos com aquele projeto. Mas, conforme as dificuldades vão aparecendo (de onde elas vêm mesmo?) e o jogo não se desenvolve do jeito que esperávamos inicialmente, acabamos deixando o projeto cada vez mais de lado até eventualmente Continue lendo

Como Criar Jogos Sem Saber Desenhar

Como Criar Jogos Sem Saber Desenhar

Você já disse ou conhece alguém que disse alguma das frases abaixo? “Eu queria fazer um jogo mas não entendo nada de arte.” “Eu só preciso aprender a parte da arte pra conseguir criar o meu primeiro jogo.” “Meus jogos não são muito bons porque eu não manjo nada de arte.” Eu já perdi as contas de quantas vezes eu já li e ouvi frases assim nesses anos a frente do Produção de Jogos. São pessoas que estão travando seus próprios potenciais por acreditar em algo Continue lendo

Por que um Gênio da Física Não é Capaz de Somar Melhor que Você (e Por que Esse é o Segredo Para Você Desenvolver Jogos Melhores)

Por que um Gênio da Física Não é Capaz de Somar Melhor que Você (e Por que Esse é o Segredo Para Você Desenvolver Jogos Melhores)

Rio de Janeiro, 1949. Um pouco depois da hora do almoço, um homem japonês entra em um restaurante na zonal sul do Rio de Janeiro. Ele era conhecido na área e estava sempre tentando vender ábacos. Para quem não sabe, ábaco é um instrumento milenar utilizado para fazer cálculos: Após entrar no restaurante praticamente vazio, o japonês desafiou os garçons do estabelecimento para ver quem conseguia somar números mais rapidamente. Um dos garçons então falou “Por que você não vai desafiar o nosso cliente que está sentado Continue lendo

Qual é a MELHOR Game Engine para Desenvolver Jogos?

Qual é a MELHOR Game Engine para Desenvolver Jogos?

Nos últimos anos vem acontecendo uma verdadeira democratização do desenvolvimento de jogos. E hoje em dia temos acesso gratuito a ferramentas de ponta do mercado. Com apenas alguns cliques, um leigo utilizando a ferramenta correta consegue fazer o que há duas décadas requeria um programador habilidoso. Essa democratização se deu especialmente pelo ganho de escala das game engines. Com versões cada vez mais baratas e até mesmo gratuitas, hoje qualquer pessoa tem acesso a poderosos programas para criar jogos. Game engines como a Unity, Unreal, Continue lendo

Como Criar Jogos no seu Tempo Livre (Mesmo se Você Acha que Não tem Tempo pra Isso)

Como Criar Jogos no seu Tempo Livre (Mesmo se Você Acha que Não tem Tempo pra Isso)

“Eu não tenho tempo para me dedicar ao desenvolvimento de jogos” Você não faz ideia de quantas vezes eu já ouvi (ou li) essa frase. O mais interessante é que esta afirmação quase nunca reflete a realidade. Eu e você temos o mesmo tempo que tinha Leonardo da Vinci, Isaac Newton e Charles Darwin. Baixando o nível para algo mais perto da nossa realidade, também posso afirmar que nós temos o mesmo tempo que qualquer grande executivo de empresa, artista de TV ou escritor de Continue lendo

20 Lugares para Você Publicar seu Jogo

20 Lugares para Você Publicar seu Jogo

Você passou por muita coisa até aqui. Aprendeu uma game engine, viu dezenas de entrevistas com desenvolvedores de sucesso, aprendeu um pouco sobre arte gráfica, áudio, gerenciamento de projetos, game design, dentre muitas outras coisas. Se aventurou em game jams, criou parcerias de sucesso com outros desenvolvedores e passou por todos os altos e baixos de desenvolver um jogo. Mas, depois de muito esforço e dedicação, finalmente o momento sagrado chegou: o momento de publicar o seu game! O momento em que você vai disponibilizar Continue lendo

Como decidir qual jogo desenvolver – As 4 ferramentas de um desenvolvedor indie veterano

Como decidir qual jogo desenvolver – As 4 ferramentas de um desenvolvedor indie veterano

Quase todos os dias eu recebo e-mails de leitores do Produção de Jogos contando sobre uma ideia de jogo que eles ainda não sabem como colocar em prática. E, de fato, no desenvolvimento de jogos é muito comum termos ótimas ideias de games. Eu tenho certeza de que você, seus amigos ou até familiares já tiveram uma ideia genial para um jogo, empreendimento ou projeto inovador. E também tenho certeza de que muitas delas podem não ter se tornado realidade. A verdade é que poucas Continue lendo

Pensando em desistir de fazer jogos? Lições de 5 desenvolvedores que superaram todas as dificuldades

Pensando em desistir de fazer jogos? Lições de 5 desenvolvedores que superaram todas as dificuldades

Quando começamos um novo projeto e as coisas vão bem, geralmente ficamos tão motivados que nem pensamos em desistir. Mas, como acontece com tudo na vida que vale a pena, muitos desafios e dificuldades aparecem no meio do caminho. E é aí que nos damos conta de que todos nós, em algum momento, pensamos em desistir. E então, como superar esses desafios? Como seguir em frente quando achamos que o desafio é maior do que temos a capacidade para superar? A resposta você com certeza Continue lendo

Resiliência, foco e visão: as lições inspiradoras de 11 desenvolvedores brasileiros de games

Resiliência, foco e visão: as lições inspiradoras de 11 desenvolvedores brasileiros de games

Nem sempre nós estamos motivados para realizar o trabalho que precisamos para atingir nossos objetivos. No caminho em direção a nossas metas e sonhos existem muitos desafios, contratempos e a famosa “dor” associada ao crescimento. Quando eu estou tentando atingir determinado objetivo, o que mais me ajuda é buscar entender como foi a trajetória daqueles que já chegaram lá e que mentalidade e atitude eles tiveram para superar os desafios. Neste artigo eu reuni frases inspiradoras de desenvolvedores de jogos do cenário nacional, que só Continue lendo

Existe hora certa para mudar de carreira e se dedicar ao desenvolvimento de games?

Existe hora certa para mudar de carreira e se dedicar ao desenvolvimento de games?

Recentemente eu participei de uma mesa redonda na Campus Party, junto com meus amigos Thiago Adamo e Maurício Alegretti. Após as apresentações, o Thiago Adamo pediu para todos da mesa falarem sobre o processo de mudança de carreira, já que nós três tínhamos passado por essa experiência. Eu expus, então, a minha visão sobre mudança de carreira (que é menos conservadora que a da maioria das pessoas; acho que é preciso estar mais disposto a correr riscos). Enquanto eu respondia no palco, eu lembrei que Continue lendo

O que um antigo economista italiano pode te ensinar sobre desenvolvimento de jogos

O que um antigo economista italiano pode te ensinar sobre desenvolvimento de jogos

Suiça, 1906. Um economista italiano chamado Vilfredo Pareto, professor de Economia Política na Universidade de Lausanne, fez uma observação que até hoje é aplicada em diversas áreas da vida e do conhecimento. Essa observação, que depois se tornou conhecida como Princípio de Pareto, era sobre as posses de terras na Itália daquele período. Pareto observou que 80% das terras na Itália pertencia apenas a 20% de sua população. Intrigado com essas proporções, Pareto começou a observar empiricamente proporções semelhantes nos mais diversos lugares. Por exemplo, Continue lendo

Unity – Guia Completo sobre a Game Engine

Unity – Guia Completo sobre a Game Engine

Se você já pesquisou algo como “programas para criar jogos” ou “game engines” na internet, provavelmente encontrou muitas referências sobre Unity. Não é à toa que ela é sempre citada quando se fala nesse assunto: segundo o site de notícias de tecnologia The Next Web, a engine domina 45% do mercado global de games. E, segundo a própria empresa desenvolvedora da ferramenta, 34% dos 1.000 maiores jogos mobile gratuitos são feitos com ela. Essa enorme popularidade faz jus à sua capacidade: a game engine permite Continue lendo

Como escolher um bom programa para criar jogos: análise de funcionalidades, recursos e muito mais

Como escolher um bom programa para criar jogos: análise de funcionalidades, recursos e muito mais

Quem está querendo entrar no mundo do desenvolvimento de jogos se depara com uma questão muito comum no início, que é: o que é e onde encontrar um bom programa para criar jogos? Conhecidos por game engines (em português, motores de jogos), esses programas permitem que desenvolvedores independentes e grandes estúdios criem e publiquem seus jogos de maneira mais fácil. Quer saber qual a melhor forma de escolher um programa para criar jogos? Continue lendo este artigo e confira: Como funciona um programa para criar jogos Em Continue lendo

Criando um jogo educativo: equipe conta como desenvolveu o game Pequenos Monstros, que ensina matemática para crianças

Criando um jogo educativo: equipe conta como desenvolveu o game Pequenos Monstros, que ensina matemática para crianças

Entre os dias 02 de Setembro e 25 de Novembro de 2016, aconteceu a 4a Maratona Academia PDJ. Esta é uma maratona online de desenvolvimento que eu faço com os membros da Academia de Produção de Jogos e tem como objetivo fazer o pessoal realmente colocar a mão na massa e usar tudo o que aprendeu na criação de um jogo. No artigo de hoje, eu trago o postmortem do jogo Pequenos Monstros, desenvolvido pela equipe Estúdio Assombrado durante a 4a Maratona Academia PDJ. Antes Continue lendo

Equipe formada na Academia PDJ conta como criou em 12 semanas o jogo Super Fluffy Force

Equipe formada na Academia PDJ conta como criou em 12 semanas o jogo Super Fluffy Force

Entre os dias 02 de Setembro e 25 de Novembro de 2016, aconteceu a 4a Maratona Academia PDJ. Esta é uma maratona online de desenvolvimento que eu faço com os membros da Academia de Produção de Jogos e tem como objetivo fazer o pessoal realmente colocar a mão na massa e usar tudo o que aprendeu na criação de um jogo. No artigo de hoje, eu trago o postmortem do jogo Super Fluffy Force, desenvolvido pela equipe Mad Badger Studios durante a 4a Maratona Academia Continue lendo

Postmortem: como a equipe Crazy Dino desenvolveu o jogo Heroes of Andromeda em apenas 3 meses

Postmortem: como a equipe Crazy Dino desenvolveu o jogo Heroes of Andromeda em apenas 3 meses

Entre os dias 02 de Setembro e 25 de Novembro de 2016, aconteceu a 4a Maratona Academia PDJ. Esta é uma maratona online de desenvolvimento que eu faço com os membros da Academia de Produção de Jogos e tem como objetivo fazer o pessoal realmente colocar a mão na massa e usar tudo o que aprendeu na criação de um jogo. No artigo de hoje, eu trago o postmortem do jogo Heroes of Andromeda, desenvolvido pela equipe Crazy Dino Game Studio durante a 4a Maratona Academia Continue lendo

Postmortem: Desenvolvendo The Last Demon em 10 dias

Postmortem: Desenvolvendo The Last Demon em 10 dias

Em Junho de 2016 aconteceu a 3a Maratona Academia PDJ. Esta é uma maratona online de desenvolvimento que eu faço com os membros da Academia de Produção de Jogos e tem como objetivo fazer o pessoal realmente colocar a mão na massa e usar tudo o que aprendeu na criação de um jogo. Se você não faz nem ideia do que é uma maratona de desenvolvimento (as famosas “game jams”), sugiro a leitura do artigo Game Jams: o que são, Porque são Importantes e como Participar. Continue lendo

Como criar uma cena de loading com barra de progresso na Unity

Como criar uma cena de loading com barra de progresso na Unity

Este é um artigo convidado escrito por Leonardo Thurler sobre como criar uma cena de loading com barra de progresso na Unity. Leonardo é cientista da computação e trabalha com análise de sistemas, desenvolvendo jogos em seu tempo livre. Ele também é aluno da Academia de Produção de Jogos, nosso treinamento online com cursos, entrevistas e uma comunidade incrível de desenvolvedores de games. O Leonardo já escreveu outros dois mega posts aqui no Produção de Jogos: Como Calcular o Tamanho da Câmera Ortográfica na Unity Continue lendo

RPG Maker: O Guia Completo

RPG Maker: O Guia Completo

O primeiro passo para quem deseja começar a criar um jogo do zero é escolher e aprender sobre a game engine adequada para o estilo de seu projeto. Para quem não sabe, uma game engine (motor de jogo), consiste em um conjunto de ferramentas capazes de facilitar o desenvolvimento de um jogo. Geralmente, esses programas possuem desde recursos para criação de funções gráficas até opções para acrescentar física aos objetos, trilhas sonoras, entre outras ações. Quem já pesquisou sobre motores para jogos com certeza já Continue lendo