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Áudio na Construct 2: importação, formatos e performance

Áudio na Construct 2: importação, formatos e performance

Você já pensou nas músicas e efeitos sonoros do seu jogo? Sabe como adicioná-los ao seu projeto na Construct 2? Já sabe quais os formatos são suportados pelas plataformas onde seu jogo vai ser executado? Nota do Raphael – Se você quer aprender mais sobre áudio pra games, não deixe de conferir os dois artigos abaixo: 3 Dicas Importantes para Melhorar o Áudio do seu Jogo Usando Áudio Dinâmico para Aumentar a Imersão do seu Jogo Para mais dicas sobre Construct 2, confira também o Continue lendo

Como criar um leaderboard em C# e estimular a competitividade entre os jogadores do seu game

Como criar um leaderboard em C# e estimular a competitividade entre os jogadores do seu game

Uma forma de tornar seu game mais divertido é criar um ranking. E neste artigo eu vou te ensinar como desenvolver um leaderboard para seu game um usando C#. Existem diversas ferramentas e provedores que podem ser utilizados para isso, pois você precisará manter a pontuação de seus usuários armazenadas em um servidor na nuvem. Eu gostava muito do Parse, mas talvez você já saiba que ele será desativado em janeiro de 2017 e obviamente é perigoso permanecer em um serviço que está com data Continue lendo

Como melhorar a performance do seu jogo na Construct 2

Como melhorar a performance do seu jogo na Construct 2

Olá, pessoal! Nesse artigo vamos ver algumas dicas de performance para que você não tenha problemas de desempenho, principalmente em dispositivos móveis, com seus projetos desenvolvidos na Construct 2, que é uma das game engines preferidas pelos desenvolvedores. E também, vamos desmentir alguns equívocos que muitos acreditam que sejam os causadores de mau desempenho. Confira também o ebook gratuito: 12 Dicas Matadoras Para Criar Jogos na Construct 2. Mobile Computadores desktop são muito mais poderosos que dispositivos móveis. Geralmente, o principal problema com o desempenho é Continue lendo

Configurando Backups Automáticos na Construct 2

Configurando Backups Automáticos na Construct 2

Olá pessoal, quem aqui nunca perdeu um trabalho por ter algum tipo de problema no computador? Problema de arquivo corrompido, falha no HD, ou algum outro desses que não tem mais volta? Eu já! Por isso o assunto do artigo de hoje será, mostrar como podemos configurar backups para que não sejamos pegos de surpresa por problemas que possam causar a perda definitiva dos nossos projetos. Como foi citado no artigo “9 Dicas Matadoras para Criar Jogos na Construct 2” , fazer backup é uma Continue lendo

Programando em Equipe na Unity: Exemplos Práticos de uso do SVN

Programando em Equipe na Unity: Exemplos Práticos de uso do SVN

No artigo Como utilizar o SVN com Unity e garantir rastreabilidade total de alterações em seu código fonte eu mostrei como criar uma conta em um servidor SVN, e também viram algumas operações básicas como checkout, update e commit. Neste post vou continuar a falar sobre o SVN na game engine, mostrando outros exemplos de recursos que vocês utilizarão com frequência, e, no final vou mostrar como eu uso o SVN no dia a dia para rastrear tempo/ custo e escopo de alterações. Uso de SVN por Continue lendo

3 Dicas Importantes para Melhorar o Áudio do seu Jogo

3 Dicas Importantes para Melhorar o Áudio do seu Jogo

Para quem não me conhece, eu sou o Thiago Adamo e esta é a minha primeira coluna no Produção de jogos! Eu respiro áudio para games, atuo profissionalmente na área desde 2008 (no estúdio PXLDJ Soundworks) e já fiz trilha para mais ou menos uns 40 jogos. Desde 2014 tenho um site especializado em ensinar a criar música e áudio para games, a Game Audio Academy. Nesta coluna quinzenal, eu darei dicas sobre áudio para games e falarei de referências importantes. Meu principal objetivo é Continue lendo

9 Dicas Matadoras para Criar Jogos na Construct 2

9 Dicas Matadoras para Criar Jogos na Construct 2

Olá pessoal, sejam bem vindos a mais um artigo sobre Construct 2. Neste texto vamos abordar um pouco sobre as melhores práticas no uso da Construct 2, mas não se engane, pois saiba que muitas delas podem ser adaptadas e aplicadas no uso de qualquer outra game engine. Mas antes de começar, vamos responder a essas 3 perguntas: Você já teve problema com seu projeto, onde ele funcionou no seu computador e em outros dispositivos não? Você tem percebido lentidão nos seu jogos, principalmente em Continue lendo

Como utilizar o SVN com Unity e garantir rastreabilidade total de alterações em seu código fonte

Como utilizar o SVN com Unity e garantir rastreabilidade total de alterações em seu código fonte

Se você é um desenvolvedor, seja em C#, VB.NET ou qualquer outra linguagem, e ainda não usa nenhum tipo de Sistema de Controle de Versão de Código Fonte eu recomendo que você faça isso já, pois são ferramentas poderosíssimas que irão aumentar muito a sua produtividade individual, e de sua equipe, bem como a rastreabilidade de alterações em seus códigos fontes. Existem diversas opções de sistemas de controle de versão de códigos fontes como: SVN (Subversion), GIT, CVS, Mercurial e outros. Você pode ler sobre Continue lendo

Construct 2 – Conhecendo a game engine

Construct 2 – Conhecendo a game engine

Olá! Se você quer desenvolver um jogo digital, porém acha que isso não é possível por não saber programação, você vai gostar de ler o que vem a seguir. Neste artigo será apresentada a Construct 2, uma ferramenta de criação de jogos 2D que não requer conhecimento de programação. Para obter dicas para desenvolver nessa game engine, confira também o ebook gratuito: 12 Dicas Matadoras Para Criar Jogos na Construct 2. O que é a Construct 2 e como ela funciona De forma extremamente resumida, a Continue lendo

Como Produzir Áudio para Games?

Como Produzir Áudio para Games?

Olá, seja bem vindo a mais um artigo do Produção de Jogos. Este é um artigo experimental, como ainda não tinha feito antes: vou resumir uma palestra inteira para você. O objetivo é que você consiga fazer uma leitura diagonal e pegar apenas os pontos que mais lhe interessa, ou usar o texto como uma revisão (caso você já tenha visto a palestra). A palestra escolhida dessa vez foi a que o Thiago Adamo deu na Campus Party 2015. Se você quiser assistir a palestra inteira, Continue lendo

Android: Configurando o Ambiente de Desenvolvimento em 4 Passos Simples

Android: Configurando o Ambiente de Desenvolvimento em 4 Passos Simples

Olá! Seja bem-vindo a mais um artigo sobre Desenvolvimento Android. Após a ótima repercussão do último Artigo convidado do Fillipe Cordeiro – Android: Tudo o que você precisa saber – eu convidei o Fillipe para se aprofundar ainda mais no assunto e ajudar o leitor do Produção de Jogos a dar os primeiros passos no Desenvolvimento Android. Neste artigo o Fillipe vai te mostrar um passo-a-passo para você configurar o seu ambiente de desenvolvimento Android. São apenas 4 passos simples e ele teve o cuidado de mostrar como Continue lendo

Desenvolvimento Android: Tudo o Que Você Precisa Saber Para Começar

Desenvolvimento Android: Tudo o Que Você Precisa Saber Para Começar

Muitas pessoas querem desenvolver jogos para Android mas não sabem exatamente por onde começar. Com uma base enorme de usuários, a plataforma criada pelo Google para celulares, tablets e outros dispositivos eletrônicos, o Android, é uma excelente plataforma-alvo para você desenvolver seus jogos. Com um processo de publicação mais simplificado (em comparação ao processo da Apple para a App Store), a Google Play, loja de aplicativos e jogos para Android, pode ser considerada um dos melhores lugares para publicar seus primeiros jogos digitais. Neste primeiro Continue lendo

GameMaker: Studio (o guia completo do iniciante)

GameMaker: Studio (o guia completo do iniciante)

Uma das game engines mais indicadas para quem está começando a desenvolver jogos próprios é a Game Maker. Com uma interface simples, o Game Maker fornece uma abordagem eficiente e intuitiva para o desenvolvimento de jogos. Ele já vem com tudo que você precisa para lidar com fontes, texturas, sons e músicas, assim como qualquer outra coisa que você possa precisar para o desenvolvimentos dos seus jogos. Tudo isso com um sistema de “arraste-e-solte” para agilizar e tornar ainda mais intuitivo sua interação com a Continue lendo

Onde comprar scripts, texturas, áudio e modelos 3D para jogos?

Onde comprar scripts, texturas, áudio e modelos 3D para jogos?

Muitas pessoas me perguntam onde eu compro recursos digitais para produzir meus jogos. Dentre esses recursos, necessários para fazer um jogo digital, estão scripts (códigos de programação), áudios, texturas e, em alguns casos, modelos de objetos ou personagens 3D. Nesse artigo eu vou revelar para vocês uma das principais lojas virtuais onde compro recursos desse tipo. Essa loja (na verdade um conjunto de lojas) se chama Envato Marketplaces, e você pode acessa-la imediatamente clicando aqui. As lojas da Envato possuem mais de 3 milhões de membros Continue lendo

Fazendo jogos e aplicativos com Unity 3D

Fazendo jogos e aplicativos com Unity 3D

Uma das principais dúvidas de quem está iniciando no mundo do desenvolvimento de jogos digitais é a de quais softwares utilizar. Em especial, muitas pessoas têm dificuldade em decidir qual game engine (ou, em português, motor de jogo) aprender para dar inicio ao desenvolvimento dos próprios jogos. Antes de continuar, eu escrevi um ebook “5 dicas para escolher a melhor game engine para o seu jogo” e acho que você pode se interessar. É completamente grátis. Mas o que é uma game engine? A game engine é Continue lendo