PDJ Show

Para começar a trilhar um caminho de sucesso na área de jogos, não há maneira melhor que conhecer histórias de pessoas que já chegaram lá. Por isso, eu criei o PDJ Show: uma série de entrevistas com desenvolvedores e pessoas da área de games para que você possa se inspirar e aprender com seus erros e acertos. Nessa página você encontrará as dezenas de entrevistas que já fiz.

A carreira da Artista de CELESTE e TOWERFALL, com Amora Bettany

A carreira da Artista de CELESTE e TOWERFALL, com Amora Bettany

Nesse episódio do podcast eu conversei com a Amora da Miniboss Studio, o estúdio responsável pela arte de alguns dos jogos indie mais conhecidos dos últimos anos, o Towerfall e o Celeste. Se você ainda não conhece o Celeste, ele nada mais ganhou o prêmio do Melhor Jogo Indie do Ano no The Game Awards 2018. E nessa mesma premiação foi indicado como Melhor Jogo do Ano ao lado de God of War, Assassin’s Creed Odyssey, dentre outros. Nessa conversa, a Amora conta como foi Continue lendo

O início da jornada como Game Designer, com Pedro D’Andrea

O início da jornada como Game Designer, com Pedro D’Andrea

É com muita alegria que hoje eu trago o Pedro D’Andrea para o podcast. O Pedro é aluno da Academia de Produção de Jogos há 3 anos e, desde então, decidiu mudar de carreira e entrar com força total no mercado de games. Hoje, poucos anos depois de largar sua carreira como engenheiro, Pedro já tem na bagagem um prêmio da Vancouver Film School (onde estudou game design em 2017) e está abrindo um estúdio de games no Canadá. (inclusive ele tá com uma vaga Continue lendo

Game Design, Publishers e Blazing Chrome, com Thais Weiller

Game Design, Publishers e Blazing Chrome, com Thais Weiller

Esse episódio do podcast é com a Thais Weiller, game designer e produtora do estúdio independente Joymasher. Eles são os criadores de Oniken, Odallus e Blazing Chrome. Este último ainda nem foi lançado e já chamou atenção do visionário empreendedor Elon Musk (ele mesmo, o CEO da Tesla e SpaceX). É claro que falamos sobre isso nesse episódio. A Thais é formada em Moda e Jornalismo, então conversamos sobre a transição de carreira para indústria e jogos. Ela também compartilhou dicas valiosas para quem quer Continue lendo

Ele cria os próprios jogos viajando pelo mundo, com Daniel Silveira

Ele cria os próprios jogos viajando pelo mundo, com Daniel Silveira

Se você quer criar jogos de forma independente, você não pode perder esse novo episódio do podcast. Nele eu conversei com o Daniel Silveira da Bitten Toast Games. Essa é a segunda participação do Daniel no podcast. Na primeira vez, conversamos sobre o Rocket Fist, que ele havia acabado de lançar e que foi o primeiro jogo brasileiro do Nintendo Switch. Mas desde lá, ele já fez muitos outros projetos interessantes. Ele criou o What The Box?, que foi um sucesso de vendas na Steam Continue lendo

Ela fundou um estúdio de games em Londres e ganhou um Bafta, com Beta Lucca

Ela fundou um estúdio de games em Londres e ganhou um Bafta, com Beta Lucca

​Nesse novo episódio do podcast eu conversei com a incrível Beta Lucca, do Bossa Studios. A Beta saiu do Brasil e fundou um dos estúdios de jogos mais importantes do Reino Unido, criador do Surgeon Simulator, World Adrift, entre outros. Nesse episódio ela compartilhou as principais lições que aprendeu nessa jornada empreendedora de mais de 8 anos, tendo fundado um estúdio de games de sucesso em outro país e que foi ganhador de um prêmio Bafta. Confira aí essa entrevista que está imperdível! Assista à entrevista completa para saber A decisão de sair Continue lendo

Aprendendo no Campo de Batalha: As Experiências do CEO da Oktagon Games

Aprendendo no Campo de Batalha: As Experiências do CEO da Oktagon Games

No episódio de hoje eu conversei com o Ronaldo Cruz, CEO da Oktagon Games. O Ronaldo tem grande experiência empreendendo com games. Ele criou sua primeira empresa de jogos em 2003 e agora está na sua segunda empresa. Nesse episódio ele fala como saiu da parte de programação para começar a fazer a gestão da empresa (e o quanto isso foi importante pro crescimento da Oktagon). Nós falamos de investimentos, da importância de ter uma boa equipe, dos fracassos que os ajudaram ir mais longe Continue lendo

Criando personagens para Darksouls, Bloodborne e Ryse, com Eduardo Mosena

Criando personagens para Darksouls, Bloodborne e Ryse, com Eduardo Mosena

Se você quer trabalhar com arte para games, esse novo episódio do podcast é pra você. Nele eu conversei com o Eduardo Mosena, que atualmente trabalha como Chief Character Artist (ou seja, ele é o chefão de criação de personagem), na Square Enix. A gente conversou sobre a trajetória dele saindo de São Paulo até chegar nesse ponto de sucesso da carreira no Japão. Antes da Square Enix, ele trabalhou na FromSoftware criando personagens para DarkSouls 3 e Bloodborne e também trabalhou na Crytek dentre Continue lendo

Ela recusou £200.000 e criou um dos melhores jogos VR de 2018, com Ana Ribeiro

Ela recusou £200.000 e criou um dos melhores jogos VR de 2018, com Ana Ribeiro

Se você tem algum interesse em jogos de Realidade Virtual ou se sente inspirado com histórias de pessoas que superaram todas as adversidades para trabalhar com jogos, você não pode perder o episódio de hoje do podcast. Eu quero te apresentar a Ana Ribeiro, uma das pioneiras de jogos VR no Brasil e criadora do premiado jogo Pixel Ripped 1989. Ela é formada em Psicologia, mas entrou num concurso no Tribunal de Justiça do Maranhão logo que saiu da Universidade e em um momento decidiu Continue lendo

Conseguindo uma VAGA numa empresa de jogos, dicas do recrutador da RIOT GAMES

Conseguindo uma VAGA numa empresa de jogos, dicas do recrutador da RIOT GAMES

Você quer trabalhar numa empresa de jogos? Trabalhar num ambiente criativo e dinâmico e com o que você gosta? Muita gente tem esse sonho, mas acaba esbarrando em muitas dúvidas sobre como conseguir o primeiro emprego na área ou como passar por um processo seletivo com sucesso. Por isso, no novo episódio do podcast eu conversei com o Frederico Machado, recrutador na Riot Games (a empresa por trás do League of Legends). Ele está recheado de dicas para quem está procurando um primeiro emprego na Continue lendo

Game Design, Networking e Carreira no Exterior, com Matheus Pitillo

Game Design, Networking e Carreira no Exterior, com Matheus Pitillo

Se você tem o sonho de criar jogos, já deve ter ouvido falar sobre a área de game design. Mas, afinal, o que é game design? O que o game designer faz no dia a dia? Qual é a importância dele no desenvolvimento do jogo? E uma das perguntas que eu mais recebo: como se preparar para se tornar um game designer? Se você tem interesse nessas respostas, não pode deixar de conferir a entrevista que eu acabei de publicar! Nela eu conversei com o Continue lendo

O sucesso de AKANE na STEAM: Inspirações, número de vendas e mais!

O sucesso de AKANE na STEAM: Inspirações, número de vendas e mais!

Nesse episódio do podcast eu trouxe o Artur Fernandes, o artista por trás da Ludic Studios. A Ludic Studios é uma empresa de Manaus responsável pelo desenvolvimento dos jogos Akane e The Keeper. O Akane é o primeiro jogo publicado do estúdio e foi um sucesso de crítica e de vendas na STEAM. Se você acompanha os episódios há mais tempo, vai lembrar que eu já entrevistei o Game Designer da Ludic Studio, onde falamos sobre a criação do estúdio e o desenvolvimento do The Continue lendo

50.000 cópias por mês na STEAM e bundles

50.000 cópias por mês na STEAM e bundles

Você já pensou em desenvolver jogos autorais? E desenvolver praticamente sozinho, sem equipe? Fácil não é, mas hoje vou te apresentar uma pessoa que consegue ter sucesso nessa empreitada. Nesse novo episódio do podcast eu trouxe o desenvolvedor indie Walter Machado. A história do Walter é super interessante porque ele atuava como cirurgião dentista e hoje trabalha exclusivamente com jogos e praticamente sozinho. O Walter participou do podcast #30 e na época as discussões ao redor desse episódio foram muito interessantes. Agora, um pouco mais Continue lendo

Programando games na CAPCOM do Japão – Conheça a trajetória de Gus Martin

Programando games na CAPCOM do Japão – Conheça a trajetória de Gus Martin

Como você acha que é trabalhar como programador em jogos como Final Fantasy, Dragon Quest e Kingdom Hearts? Hoje, com muita alegria, está no ar o episódio de retorno do podcast! Nessa nova temporada, além de trazer desenvolvedores indie brasileiros, eu resolvi fazer uma coisa diferente. Eu vou trazer outros profissionais da indústria de jogos e também pessoas fodas de outras áreas que possam contribuir na nossa conversa sobre o mercado de games. Então não deixe de se inscrever no canal do Youtube e no Continue lendo

Um milhão de cópias vendidas na STEAM: conheça a história de Rafael Carminatti e como ele começou no desenvolvimento de jogos

Um milhão de cópias vendidas na STEAM: conheça a história de Rafael Carminatti e como ele começou no desenvolvimento de jogos

Como você sabe, desenvolver jogos não é uma tarefa fácil. É um processo que envolve diversas áreas como arte gráfica, programação, gerenciamento de projeto, game design, áudio, só para citar algumas. Imagine então desenvolver jogos sozinho. É um belo feito, você não acha? O novo PDJ Show que eu gravei pra você é com Rafael Carminatti, desenvolvedor indie que há 4 anos vive exclusivamente do desenvolvimento dos seus jogos. Ele toca seus projetos praticamente sozinho e já vendeu mais de 1 milhão de cópias (na Continue lendo

As lições de superação da The Glitch Factory e o belíssimo No Place for Bravery

As lições de superação da The Glitch Factory e o belíssimo No Place for Bravery

Imagine que você tem amigos (de infância, do colégio, da faculdade) que gostam muito de jogos e um dia surge aquela ideia “Vamos fazer um jogo juntos? Vamos abrir uma empresa de jogos?”. Você saberia como começar uma empresa de desenvolvimento de jogos indie do zero? Como montar e gerenciar uma equipe, lidar com parte burocrática e passar por todos os desafios de finalizar seu primeiro projeto? Nesse PDJ Show eu converso com o Igor Rachid da The Glitch Factory e vamos ver como foi Continue lendo

Da faculdade de jogos a CEO: a trajetória de João Vítor e como a Cupcake pretende ser referência mundial em jogos casuais

Da faculdade de jogos a CEO: a trajetória de João Vítor e como a Cupcake pretende ser referência mundial em jogos casuais

A Cupcake é uma empresa brasileira que pretende ser referência mundial em jogos casuais. Há 2 anos eu fiz um PDJ Show com seu CMO, o Gabriel Stürmer, e desde então muita coisa aconteceu na empresa. Nesse novo episódio do PDJ Show eu conversei com o João Vítor, CEO da Cupcake, para entender sua trajetória desde a fundação da Cupcake e o grande crescimento que eles vêm tendo nos últimos anos. Assista à entrevista completa para saber: Como João Vítor começou trabalhando com jogos e Continue lendo

Empreendedorismo, Game Founders e jogos Free to Play: a história da Plug & Boom

Empreendedorismo, Game Founders e jogos Free to Play: a história da Plug & Boom

No PDJ Show dessa semana, o meu convidado é o Gabriel Coutinho da Plug & Boom.  A história do Gabriel é interessante porque ele veio da ciência da computação e já tinha uma experiência de empreendedorismo antes de entrar na Plug & Boom. Nós conversamos sobre jogos free to play, monetização, editais de financiamento, a participação deles no Game Founders (uma das maiores aceleradoras de jogos do mundo) e muito mais! Assista à entrevista completa para saber: Da ciência da computação ao desenvolvimento de jogos: Continue lendo

Empreendedorismo, investimento de 500k e anos de experiência no mercado: conheça a história de Daniel Merkel e da SouthBox Game Studio

Empreendedorismo, investimento de 500k e anos de experiência no mercado: conheça a história de Daniel Merkel e da SouthBox Game Studio

Hoje eu trago pra você o primeiro PDJ Show do ano! Nessa edição eu conversei com o Daniel Merkel da SouthBox Game Studio. O Daniel tem uma vasta experiência na indústria de jogos e já trabalhou nos dois diferentes lados: como funcionário e como dono de sua própria empresa. Nessa trajetória, ele esteve no comecinho da Aquiris, um conceituado estúdio de Porto Alegre, e recentemente a SouthBox ganhou um investimento de R$ 500 mil da Ancine para desenvolver o Super Volley. Assista à entrevista completa Continue lendo

Game jams, networking e o desenvolvimento de Madcap Castle: a história de Diel Mormac

Game jams, networking e o desenvolvimento de Madcap Castle: a história de Diel Mormac

Nesse episódio do PDJ Show eu entrevisto o Diel Mormac, que acabou de lançar o jogo Madcap Castle. Se você pensa ou já pensou em mudar de carreira e trabalhar exclusivamente com jogos, você não pode perder essa entrevista. O Diel é desenvolvedor web e conversamos bastante sobre a transição dele para trabalhar integralmente com desenvolvimento de jogos. Assista à entrevista completa para saber: De servidores em Tibia ao aprendizado sobre programação para jogos: como Diel Mormac iniciou sua trajetória no desenvolvimento de games Criando Continue lendo

Do mestrado em História ao desenvolvimento de jogos indie: a trajetória de Lucas Molina, criador do Painters Guild

Do mestrado em História ao desenvolvimento de jogos indie: a trajetória de Lucas Molina, criador do Painters Guild

Nesse PDJ Show eu converso com o Lucas Molina, desenvolvedor indie e criador do famoso Painters Guild, um simulador de uma academia de pintores do renascimento italiano. O Lucas tem uma formação que a princípio é pouco relacionada com a indústria de jogos, mas seu primeiro jogo finalizado numa disciplina durante o mestrado em História. Na entrevista nós falamos sobre: Como Lucas Molina usou um projeto de uma disciplina no mestrado para transformar a história da arte em um jogo, o Avant-Garde Monetizando um hobby: Continue lendo